3º ano A - Profª Flávia

1ª aula(8/03)
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 8/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar  muitos queriam saber quando iriamos para sala de informática mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teríamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que cada aluno fosse desenhando as partes de um boneco na folha de  papel que dei para cada um.Depois que desenharam a cabeça, perguntei à eles onde seu pensamento os levariam naquele momento; depois que pensaram escreveram próximo a cabeça do boneco. O mesmo aconteceu com os olhos quando perguntei o que gostariam de ver ou conhecer; depois colocaram um sorriso no rosto do boneco. Continuamos a montar o boneco e desenhamos as mãos, então perguntei o que poderiam  e gostariam fazer, depois foram os pés e perguntei onde os levariam e por fim desenhariam o coração e escreveram o que queriam ser. As respostas foram encantadoras, de médico a astronauta, de gente grande a lixeiro e cada um falou o porquê. Foi muito legal.
 
 O que quero ser...
 Onde quero ir...
 Médico
 Shopping
 Professor
 Foz do Iguaçu
 Bailarina
 Para Casa
 Cantor
 Aquário de São Paulo
 Babá
 Patativa
 Jogador
 Paris
 Skatista
 Praia
 Jardineiro
 Orlando
 Engenheiro
 Japão
 Veterinário
 Argentina
 Cabelereiro
 Nova York
 Gaioleiro
 Rio de Janeiro
 Princesa
 Pescar
 Dona de casa
 Hopi Hari
 Lutador
 Parque Aquático
 Dançarina
 Parque Ecológico


















2ª aula (15/03)
A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.
O mais votado foi Medicina. Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.


Perguntas elaboradas pelos alunos:
  1. Como se faz uma cirurgia?
  2. Quais doenças são raras?
  3. A meningite é perigosa? Como a medicina tem ajudado no combate á essa doença?
  4. Se um médico receitar um remédio errado,ele pode perder o seu diploma? Como?
  5. Dor no coração é sinal de alerta? Coração dói?
  6. Uma pessoa com doença rara pode tomar qualquer medicação? Por que?
  7. Podemos nos automedicar? Por que?
  8. Toda doença se cura com cirurgia ou remédios? 
  9. Por que escolher ser médico?
  10. O que é medicina? Como pode ajudar o ser humano? 
3ª aula (22/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática iniciamos os trabalhos de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.

4ª aula (29/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os vídeos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e demos continuidade à nossas pesquisa.Os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.

5ª aula (05/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.

6ª aula (12/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar vídeos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.

7ª aula ( 19/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.

8ªaula ( 26/04)//9ª aula (04/05-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso, nossos alunos estão realmente na era digital, e mais, estão inclusos nessa era.

10ª aula ( 10/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 

11ª aula (17/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.

12ª aula ( 24/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.

13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!



**COMO FAZER UMA CIRURGIA?


**QUAIS DOENÇAS SÃO RARAS?

AS DOENÇAS RARAS NÃO SÃO FACÉIS DE DEFINIR, JÁ  QUE ELAS NÃO OCORREM COM TANTA FREQÜÊNCIA. PARA QUE UMA DOENÇA SEJA CONSIDERADA EXTREMAMENTE RARA ELA DEVE SER:
  • UMA DOENÇA GENÉTICA QUE RARAMENTE OCORRE
  • UMA DOENÇA PRATICAMENTE ERRADICADA PELO HOMEM
  • UMA DOENÇA HEREDITÁRIA CONFINADA A UMA RAÇA ESPECÍFICA
SÃO CONHECIDAS CERCA DE SETE MIL DOENÇAS RARAS, MAS ESTIMA-SE QUE EXISTAM MAIS E QUE AFECTEM ENTRE SEIS A OITO POR CENTO DA POPULAÇÃO – ENTRE 24 E 36 MILHÕES DE PESSOAS – NA UNIÃO EUROPEIA. ESSE NÚMERO ESTÁ EM CRESCIMENTO, UMA VEZ QUE SÃO REPORTADAS, NA LITERATURA MÉDIA, CINCO NOVAS DOENÇAS POR SEMANA.
A MAIORIA DAS DOENÇAS RARAS TEM ORIGEM A PARTIR DE UMA  ALTERAÇÃO GENÉTICA. EXISTEM AINDA DOENÇAS RARAS DE ORIGEM INFECCIOSA (BACTERIANA OU VIRAL), ALÉRGICA E PROFISSIONAL. EXISTEM TAMBÉM DOENÇAS RARAS CAUSADAS POR ENVENENAMENTO.
SÃO ELAS:

  • VARÍOLA


CRIANÇA COM VARÍOLA
VÍRUS DA VARÍOLA NO MICROSCÓPIO












  • DOENÇA DE FIELDS
A SÍNDROME OU DOENÇA DE FIELDS É A DOENÇA MAIS RARA DO MUNDO. ELA É DE ORIGEM GENÉTICA, O QUE QUER DIZER QUE A PESSOA JÁ NASCE COM ELA, E AFETA OS NERVOS DO CORPO, CAUSANDO MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS.
POR SER UMA DOENÇA RARA NÃO SE SABE MUITO SOBRE ELA, COMO ELA EVOLUI E AINDA NÃO FOI DESCOBERTA UMA CURA.
DEVIDO À OCORRÊNCIA DE MUITOS MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS, AS PESSOAS COM ESTA DOENÇA TEM DIFICULDADE EM REALIZAR TAREFAS SIMPLES DO DIA A DIA E NÃO CONSEGUEM ANDAR, NECESSITANDO DE UMA CADEIRA DE RODAS.


  • FEBRE KURU
A FEBRE KURU É UMA DOENÇA RARA QUE SÓ É TRANSMITIDA QUANDO O INDIVÍDUO COME O CÉREBRO DA PESSOA INFECTADA. A DOENÇA CAUSA UMA ALTERAÇÃO NO CÉREBRO DO INDIVÍDUO FAZENDO COM AS CÉLULAS CEREBRAIS MULTIPLIQUEM-SE ANORMALMENTE CAUSANDO SINTOMAS COMO UM RISO HISTÉRICO E ATAQUES EPILÉTICOS.
AS LESÕES CAUSADAS NO CÉREBRO SÃO PROGRESSIVAS E INCURÁVEIS LEVANDO O INDIVÍDUO À MORTE EM POUCO TEMPO. ESSA DOENÇA É MAIS COMUM NO CONTINENTE AFRICANO ONDE EXISTE A PRÁTICA DO CANIBALISMO.

DESDE QUE O CANIBALISMO VÊM SENDO PROIBIDO EM TODO O MUNDO, OS CASOS DESTA DOENÇA TÊM DESAPARECIDO.

CANIBALISMO

A DOENÇA DE CREUTZFELDT–JAKOB (DCJ) É UMA ENCEFALOPATIA ESPONGIFORME TRANSMISSÍVEL (EET) QUE ACOMETE OS HUMANOS. NOS BOVINOS É CONHECIDA COMO ‘’DOENÇA DA VACA LOUCA’’. SÃO CHAMADAS ASSIM POR CAUSA DO SEU PODER DE TRANSMISSIBILIDADE E DEVIDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS NEUROPATOLÓGICAS, PROVOCANDO ALTERAÇÕES ESPONGIFORMES (CÉREBRO COM ASPECTOS ESPONJOSOS).É UMA DOENÇA NEURODEGENERATIVA, DE RÁPIDA EVOLUÇÃO E QUE INEVITAVELMENTE LEVA À MORTE. CARACTERIZA-SE POR UMA DESORDEM CEREBRAL COM PERDA DE MEMÓRIA E TREMORES INICIANDO MAIS COMUMENTE ENTRE 55 E 70 ANOS DE IDADE. A SUA CAUSA E TRANSMISSÃO ESTÃO LIGADOS A UMA PARTÍCULA PROTEINÁCEA INFECTANTE DENOMINADA DE “PRION’’QUE SÃO AGENTES MENORES QUE UM VÍRUS, ALTAMENTE ESTÁVEIS E RESISTENTES A DIVERSOS PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS.
CÉREBRO COM A DOENÇA
A DOENÇA AQUI NO BRASIL É DE NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA DESDE 2006 (PORTARIA N¿ 5, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2006 ATUALIZADA PELA PORTARIA Nº 104, DE 25 DE JANEIRO DE 2011), ONDE TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, CONSULTÓRIOS, HOSPITAIS, LABORATÓRIOS, SERVIÇOS DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS (SVO), E OUTROS SERVIÇOS DE SAÚDE, PÚBLICOS E PRIVADOS, DEVEM NOTIFICAR À AUTORIDADE DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (VE) MUNICIPAL A SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO DE DCJ E SUAS FORMAS.

***A MENINGITE É PERIGOSA?COMO A MEDICINA TEM AJUDADO NO COMBATE À ESSA DOENÇA? 




É UMA DOENÇA MUITO PERIGOSA, QUE  ATACA AS MENINGES ( MEMBRANAS QUE ENVOLVEM O ENCÉFALO E A MÉDULA ESPINHAL)  INFLAMANDO-AS .

 ELA PODE SER CAUSADA, PRINCIPALMENTE, POR VÍRUS OU BACTÉRIAS.
O QUADRO DAS MENINGITES VIRAIS É MAIS LEVE E SEUS SINTOMAS SE PARECEM  AOS DA GRIPE E RESFRIADOS.
ENTRETANTO, A BACTERIANA (CAUSADA PRINCIPALMENTE PELOS MENINGOCOCOS, PNEUMOCOCOS OU HEMÓFILOS ) É ALTAMENTE CONTAGIOSA E GERALMENTE GRAVE, SENDO A DOENÇA MAIS  SÉRIADE TODAS. ELA É CAUSADA PELA NEISSERIA MENINGITIDIS,  QUE PODE CAUSAR INFLAMAÇÃO NAS MENINGES E, TAMBÉM, INFECÇÃO  POR TODO O CORPO (MENINGOCOCCEMIA).
O SER HUMANO É O ÚNICO SER VIVO QUE PODE VIR A  CONTRAIR A DOENÇA, CUJAS SEQUELAS PODEM SER VARIADAS:
•   DIFICULDADES NO APRENDIZADO
•   PARALISIA CEREBRAL,
•   A PESSOA PODE TER  SURDEZ.

TRANSMISSÃO

SE DÁ PELO CONTATO DA SALIVA OU GOTÍCULAS DE SALIVA DA PESSOA DOENTE COM OS ÓRGÃOS RESPIRATÓRIOS DE UMA PESSOA SAUDÁVEL, LEVANDO A BACTÉRIA PARA O SISTEMA CIRCULATÓRIO(SANGUE) APROXIMADAMENTE CINCO DIAS APÓS O CONTÁGIO.
COMO CRIANÇAS DE ATÉ 6 ANOS DE IDADE AINDA NÃO TÊM SEUS SISTEMAS IMUNOLÓGICOS( DEFESAS DO CORPO) COMPLETAMENTE FORMADOS , SÃO ELAS AS MAIS VULNERÁVEIS; BEM  COMO OS  IDOSOS E PESSOAS QUE TEM POUCA DEFESA NO ORGANISMO, TAMBÉM FAZEM PARTE DO GRUPO DE MAIOR RISCO .
UM DOS MOTIVOS DA IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO MÉDICO É  ALTA TAXA DE MORTALIDADE 

SINTOMAS
  • FEBRE ALTA,
  • FORTES DORES DE CABEÇA,
  • VÔMITOS,
  • RIGIDEZ NO PESCOÇO,
  • MOLEZA E IRRITAÇÃO,
  • FRAQUEZA
  • E MANCHAS VERMELHAS NA PELE (QUE SÃO INICIALMENTE SEMELHANTES A PICADAS DE MOSQUITOS, MAS RAPIDAMENTE AUMENTAM DE NÚMERO E DE TAMANHO, SENDO INDÍCIO DE QUE HÁ UMA GRANDE QUANTIDADE DE BACTÉRIAS CIRCULANDO PELO SANGUE)  
A MENINGITE  TEM INÍCIO REPENTINO E EVOLUÇÃO RÁPIDA, PODE LEVAR A MORTE  EM MENOS DE 24 A 48 HORAS. PARA A CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS MENINGITES, RETIRA-SE UM LÍQUIDO DA ESPINHA, CHAMADO LÍQUIDO CEFALORRAQUIDIANO, PARA IDENTIFICAR SE HÁ OU NÃO ALGUMA BACTÉRIA  E SE HOUVER, IDENTIFICÁ-LA.
EM CASO DE MENINGITE VIRAL, O TRATAMENTO É O MESMO FEITO PARA AS VIROSES EM GERAL.
CASO SEJA MENINGITE BACTERIANA, O USO DE ANTIBIÓTICOS ESPECÍFICOS PARA A ESPÉCIE É NECESSÁRIO, SENDO ADMINISTRADOS VIA ENDOVENOSA ( NA VEIA  SOB FORMA DE SORO), QUE SE FAZ NECESSÁRIA.

CURIOSIDADE

GERALMENTE A INCIDÊNCIA DA DOENÇA É MAIOR EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE EM ÁREAS COM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS.



ISSO FOI CONSTATADO E JUSTIFICADO PELA PRECARIEDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E CONDIÇÕES DE HIGIENE E PELA FACILIDADE MAIOR DE PROPAGAÇÃO EM LOCAIS FECHADOS OU LOTADO, POR ESTE ÚLTIMO MOTIVO É QUE, GERALMENTE, A DOENÇA É MAIS MANIFESTADA NO INVERNO ( QUANDO TENDEMOS A BUSCAR REFÚGIOS EM LOCAIS MAIS FECHADOS PARA FUGIRMOS DO FRIO.
PARA A MENINGITE, AS VACINAS MAIS UTILIZADAS SÃO A BIVALENTE, A TETRAVALENTE E A MONOVALENTE, EM MENORES DE 2 ANOS. ENTRETANTO, NÃO EXISTE AINDA VACINA PARA ALGUNS SOROTIPOS DA DOENÇA.
EVITAR O USO DE TALHERES E COPOS UTILIZADOS POR OUTRAS PESSOAS OU MAL LAVADOS E AMBIENTES ABAFADOS SÃO FORMAS DE SE DIMINUIR AS CHANCES DE ADQUIRIR A DOENÇA. MANTER O SISTEMA IMUNOLÓGICO FORTALECIDO E SEGUIR CORRETAMENTE AS ORIENTAÇÕES MÉDICAS, CASO TENHA TIDO CONTATO COM ALGUÉM  ATINGIDO PELA DOENÇA.

***SE UM MÉDICO RECEITAR UM REMÉDIO ERRADO, ELE PODE PERDER O SEU DIPLOMA? COMO?***

No Brasil, até a década de 1970, embora já existisse legislação que permitia processar um médico por erro, tal procedimento mostrava-se absolutamente ineficaz, pois o poder desses profissionais era incontestável. A situação só começou a mudar, efetivamente, no início dos anos 90, com a aprovação do Código de Defesa do Consumidor, que traz um conjunto de normas que regem as relações legais entre médicos e pacientes, embora existam inúmeros artigos, em todos os códigos do direito, que permitem caracterizar e penalizar o erro. "As pessoas passaram a tomar consciência de que a prática da medicina é uma prestação de serviço como outra qualquer", e como todo ser humano, o médico não é infalível e também pode errar." As sentenças que punem erros médicos são, quase sempre, indenizatórias.São três as formas pelas quais um médico pode ser processado: ação cível, criminal e disciplinar 

***DOR NO CORAÇÃO É SINAL DE ALERTA?CORAÇÃO DÓI?***

O coração não sente dor porque ele não tem nervos para transmitir este tipo de impulso.
 Quando ocorre o infarto (ou a angina) a falta de sangue agride o músculo do coração e os nervos dele conduzem o impulso de que "algo está errado" até o cérebro.
 Este percebe a mensagem e manda a resposta de "Entendido", mas em vez de mandar para o coração que não tem nervos para isso, manda para o braço, o queixo e a "caixa" do tórax, e aí sentimos dor.
Curiosidade: As artérias se chamam coronárias porque quando olhamos o coração dissecado, sem a membrana que o cobre, elas o revestem como se fosse uma COROA.


***UMA PESSOA COM DOENÇA RARA PODE TOMAR QUALQUER MEDICAÇÃO? POR QUE?***

      Não, pois assim como as demais doenças seu tratamento deve ser acompanhado por um especialista, para que o mesmo possa receitar a medicação correta. 
           
    ***PODEMOS NOS AUTOMEDICAR? POR QUE?***

       A automedicação é um dos problemas que ocorre com muita freqüência na população, que não tem condições de avaliar os perigos e complicações que o uso indiscriminado dos medicamentos pode trazer, além de muitas vezes não produzir o efeito esperado.
      Porque todo medicamento tem efeitos colaterais, que podem causar efeitos nocivos ao organismo da pessoa. 
Devido a existência dessa relação risco/benefício na utilização do medicamento, é importante que o profissional da área da saúde, que tem o conhecimento necessário para isto, receite e oriente a pessoa que vai fazer uso do mesmo.

***TODA DOENÇA SE CURA COM CIRURGIA OU REMÉDIOS?*** 

     Depende da doença. Algumas necessitam de cirurgia para conter ou até mesmo curá-la, outras com medicação são resolvidas.
    
     ***POR QUE ESCOLHER SER MÉDICO?***




***O QUE É MEDICINA? COMO PODE AJUDAR O SER HUMANO? ***


É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção.
Através de estudo  médico, onde  se pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las.Deve-se estar sempre bem informado a respeito de novas drogas e equipamentos que proporcionem aos pacientes os diagnósticos e os tratamentos mais avançados e eficientes. Com um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Participa também de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. Grande parte atua também em consultório próprio. Pode trabalhar ainda como consultor em sites especializados, voltados para o exercício da medicina.


...E PARA TERMINAR...

UMA HISTÓRIA INSPIRADORA DE ESPERANÇA E REDENÇÃO, CARTAS PARA DEUS MOSTRA O QUE ACONTECE QUANDO A CAMINHADA DE FÉ DE UM MENINO VAI AO ENCONTRO DE UM HOMEM QUE BUSCA UM PROPÓSITO – A JORNADA TRANSFORMADORA RESULTANTE DESSE ENCONTRO TOCA AS VIDAS DE TODOS AO REDOR DELES DOIS. 
TYLER DOHERTY (TANNER MAGUIRE) É UM GAROTO EXTRAORDINÁRIO DE OITO ANOS. CERCADO POR UMA FAMÍLIA E POR UMA COMUNIDADE CHEIAS DE AMOR E MUNIDO PELA MOTIVAÇÃO DE SUA FÉ, ELE ENCARA UMA BATALHA DIÁRIA CONTRA O CÂNCER COM CORAGEM E GRAÇA. PARA TYLER, DEUS É UM COMPANHEIRO, UM PROFESSOR E UM GRANDE AMIGO POR CORRESPONDÊNCIA – AS ORAÇÕES DE TYLER SÃO FEITAS EM FORMA DE CARTAS QUE ELE ESCREVE E ENVIA DIARIAMENTE.
AS CARTAS CHEGAM ÀS MÃOS DE BRADY MCDANIELS (JEFFREY S.S. JOHNSON), UM CARTEIRO CHEIO DE PROBLEMAS QUE ESTÁ DIANTE DE UM GRANDE DILEMA NA VIDA. À PRIMEIRA VISTA, ELE FICA CONFUSO E SEM SABER O QUE FAZER COM ELAS. EM SEU TEMPO LIVRE, ELE COMEÇA A FAZER AMIZADE COM A FAMÍLIA DOHERTY – CHEGANDO A CONHECER NÃO APENAS TYLER, MAS TAMBÉM SUA MÃE (ROBYN LIVELY), SUA AVÓ (MAREE CHEATHAM) E SEU IRMÃO BEN (MICHAEL CHRISTOPHER BOLTEN) – QUE ESTÃO TENTANDO PERMANECER FIRMES EM MEIO ÀS DÚVIDAS QUE SURGIRAM COM A REVIRAVOLTA DE SUAS VIDAS. 
MOVIDO PELA CORAGEM DE TYLER, BRADY SE DÁ CONTA DO QUE DEVE FAZER COM AS CARTAS; UMA DECISÃO SURPREENDENTE QUE TRANSFORMARÁ SEU CORAÇÃO E RESTAURARÁ SEUS NOVOS AMIGOS E A COMUNIDADE – EM UM ATO REVIGORANTE DE TESTEMUNHO AO EFEITO CONTAGIANTE DA FÉ INABALÁVEL DO MENINO CONTRA AS ADVERSIDADES. 
BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL, CARTAS PARA DEUS É UM FILME PROFUNDO, COMOVENTE E ATÉ MESMO DIVERTIDO SOBRE O EFEITO REANIMADOR QUE A FÉ DE UMA CRIANÇA PODE TER NA FAMÍLIA, NOS AMIGOS E NA COMUNIDADE.
                                                                                                            
 14ª aula ( 07/06)
ESSA SEMANA VOLTAMOS AOS JOGOS DO FRIV, POR ANTECEDER O FERIADO. E COMO PESQUISAMOS MUITO ESSAS ÚLTIMAS AULAS, DEI UM MOMENTO DE DIVERSÃO AOS FUTUROS PESQUISADORES.

15ª aula ( 14/06)
ESSA SEMANA OS ALUNOS VISITARAM O BLOG, COM TODAS AS PERGUNTAS RESPONDIDAS E TODOS OS VÍDEOS E IMAGENS PESQUISADAS POR ELES. CADA DUPLA OLHOU O BLOG E VIU O QUE PESQUISOU. FOI UM MOMENTO MÁGICO... FICARAM FASCINADOS COM SUA PRODUÇÃO EM RELAÇÃO Á PESQUISA.

16ª aula ( 21/06)
HOJE VISITAMOS O BLOG DO PERÍODO DA MANHÃ( DA EDUCADORA BETE) E DO INTERMEDIÁRIO(DA EDUCADORA SIMONE). OS ALUNOS VIRAM O QUE SEUS COLEGAS DE PERÍODOS PERGUNTARAM E PESQUISARAM.... FOI MUITO LEGAL E ALGUNS PEDIRAM PARA LER ALGUMAS PESQUISAS E COMENTARMOS... GOSTARAM DOS VÍDEOS, FOTOS E O QUE FOI COLOCADO NO BLOG. PERCEBI O INTERESSE DE CONSULTA PELOS ALUNOS.

17ª aula ( 27/06)

NESSA AULA ASSISTIMOS O FILME INDICADO NA PESQUISA, COMO FECHAMENTO DO TRABALHO... CARTAS PARA DEUS.


18ª aula (04/07)
OS ALUNOS VOLTARAM A ACESSAR A INTERNET  E EXPLORARAM O SITE DA TURMA DA  MÔNICA. DESCOBRIRAM SOZINHOS ALGUNS RECURSOS  COMO JOGOS/PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. FOI MUITO LEGAL, PRINCIPALMENTE PORQUE NÃO ESPERARAM POR MIM PARA AUXILIÁ-LOS EM SUAS DESCOBERTAS, COM ISSO PERCEBO QUE ESTÃO PERDENDO O MEDO DE ACESSAREM A INTERNET  E DOS COMPUTADORES. UFA!!!!!! ISSO JÁ É UM GRANDE AVANÇO,POIS MESMO OS ALUNOS QUE AONDA POSSUEM DIFIECULDADES NA LEITURA JÁ CONSEGUEM(JUNTO COM UM ALFABÉTICO) FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS E FAZER DESCOBERTAS. 
ASSIM TERMINO O SEMESTRE MUITO FELIZ E ANCIOSA PELO SEGUNDO SEMESTRE.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


RECESSO ESCOLAR ( 09/07 à 22/07)




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