2º ano F - Profª Regina

1ª aula (6/03)
A  professora  se  apresentou  e  explicou  o   que nós  faríamos  nas  aulas  de  Educação  e  Tecnologia. Nessas aulas a gente vai aprender  a pesquisar no laboratório de informática, e vamos pesquisar  as curiosidades da turma.
Fizemos o boneco desenhado no papel onde escrevemos onde nossas mãos e pés nos levariam e o que gostaria de aprender. Isso foi legal.


Autores: Artur,Augusto, Sabrina, Sophia


O resultado da atividade foi;

Onde ir...
  • Mc donald's
  • praia
  • areia
  • Paraíba
  • Rio de Janeiro  
  • Piauí
  • Koréia
  • China
  • Guarulhos
  • piscina
  • sítio
  • Jd das Palmas
  • Bahia
  • América
  • Amazônia
  • shopping
  • Paraná
  • Austrália
  • habbib's
  • parquinho
2ª aula (15/03)A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.
O mais votado foi Animais( cavalos/leões e cachorro). Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.

Perguntas elaboradas pelos alunos:
  1.  De onde vem os leões? De onde vem os cavalos?
  2. Como os bebês leões nascem?
  3. O que os leões comem?
  4. De onde vem os cachorros?
  5. Qual a alimentação dos cachorros?
  6. Qual a cor dos cachorros quando nascem?
  7. Qual a alimentação dos cavalos?
  8. Qual a velocidade máxima de um cavalo,um cachorro e de um leão?
  9. Por que o leão tem juba e a leoa não?
  10. Por que a leoa é quem caça?
3ª aula (22/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática iniciamos os trabalhos de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.
4ª aula (29/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os videos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e demos continuidade à nossas pesquisa.Os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento dificil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.
5ª aula (05/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.
6ª aula (12/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar videos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.

Profª Regina auxiliando os alunos na pesquisa
Em duplas, os alunos fazem suas pesquisas concentrados.
7ª aula ( 19/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ª aula ( 26/04)//9ª aula (03/05)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso, que  nossos alunos estão realmente na era digital, e mais , realmente inclusos nessa era.
10ª aula ( 10/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 
11ª aula (17/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.
12ª aula ( 24/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.
13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!

Pesquisando e respondendo

**DE ONDE VIERAM OS LEÕES?

O HABITAT DESTE ANIMAL É EM ÁFRICA (SAVANAS E PLANÍCIES) E NA ÁSIA (INTERIOR DA SELVA). NORMALMENTE SE JUNTAM EM MANADAS, FORMADAS POR VÁRIAS FÊMEAS E COM UM OU VÁRIOS MACHOS DOMINANTES, APESAR DE TAMBÉM PODER ACONTECER O FACTO DE HAVER MANADAS COM VÁRIOS MACHOS QUE NÃO CONSEGUIRAM O DOMÍNIO DE UMA MANADA DE FÊMEAS OU VÁRIAS FÊMEAS BANIDAS QUE SE UNEM PARA SOBREVIVER.OS LEÕES DURANTE A LUA CHEIA SENTEM MAIS FOME, PORQUE SUAS PRESAS FICAM ALERTAS A QUALQUER BARULHO E ACABAM FUGINDO, FAZENDO COM QUE O LEÃO FIQUE SEM COMIDA E FEROZ.

Leão: o rei das selvas
**DE ONDE VIERAM OS CAVALOS?
NA MAIOR PARTE DA IDADE GLACIAL, O EQUUS PASSOU DAS AMÉRICAS PARA A EUROPA E PARA A ÁSIA. O PROCESSO CHEGOU AO FIM HÁ CERCA DE 10 MIL ANOS, QUANDO O CAVALO DESAPARECEU DO CONTINENTE AMERICANO. QUATRO CAVALOS PRIMITIVOS SE DESENVOLVERAM NA ÁSIA E NA EUROPA, INFLUENCIADOS PELO MEIO EM QUE VIVIAM.
NA ÁSIA, O CAVALO DAS ESTEPES, EQUUS PRZEHEVALSKI, HOJE, CONHECIDO COMO CAVALO SELVAGEM DA ÁSIA OU CAVALO DE PRZEHEVALSKI, QUE PODE SER CONSIDERADA UMA SUBESPÉCIE DO ATUAL CAVALO DOMÉSTICO; AGORA SÓ PODE SER ENCONTRADO NOS ZOOS.
MAIS PARA AO OESTE APARECEU O TARPAN, UMA CAVALO COM OSSATURA MAIS FINA E MEMBROS MAIS AFILADOS QUE OS DA ESTEPES;
E, AO NORTE DA EUROPA, SURGIU O CAVALO DAS FLORESTAS OU DILUVIAL, PESADO E VAGOROSO. NO NOROESTE DA SIBÉRIA HÁ EVIDÊNCIA DE OUTRO PRIMITIVO, O CAVALO DA TUNDRA.
HÁ MAIS DE 5 MIL ANOS O CAVALO É UM ANIMAL DOMÉSTICO. ACREDITA-SE QUE O CAVALO FOI DOMESTICADO NA IDADE DA PEDRA POLIDA, SEUS VESTÍGIOS (OSSADAS, GRAVURAS, PINTURAS RUPESTRES) FORAM ENCONTRADOS (OSSADAS, GRAVURAS, PINTURAS RUPESTRES) NAS GRUTAS DE LASCAUX, DE MADALEINE E DE ALTAMIRA.
EM 1967, ENCONTROU-SE UM ESQUELETO NUMA ROCHA DA ÉPOCA EOCENA NO SUL DOS ESTADOS UNIDOS. É O EOHIPPUS, A PARTIR DO QUAL O DESENVOLVIMENTO DOS EQÜINOS PODE SER TRAÇADO POR UM PERÍODO DE 60 MILHÕES DE ANOS, ATÉ SURGIR, HÁ CERCA DE 1 MILHÃO DE ANOS, DO EQUUS CABALLUS, O ANTEPASSADO DO CAVALO. O EOHIPPUS TINHA O TAMANHO APROXIMADO DE UMA RAPOSA, COM QUATRO DEDOS NOS PÉS DIANTEIROS E TRÊS NOS POSTERIORES. SUA PELAGEM ERA, PROVAVELMENTE, MOSQUEADA OU LISTRADA PARA QUE ELE PUDESSE CONFUNDIR-SE COM O SEU AMBIENTE. ELE VIVEU NA AMÉRICA E NA EUROPA. . DEPOIS, A ALTURA AUMENTOU E DIMINUÍRAM OS DEDOS, ATÉ SE TORNAREM CASCOS .
CAVALOS QUE CHEGARAM AO BRASIL DESEMBARCARAM EM SÃO VICENTE EM 1534. NO ANO SEGUINTE, OS PORTUGUESES TROUXERAM NOVA REMESSA, QUE FICOU EM PERNAMBUCO E EM 1540, TOMÉ DE SOUZA TROUXE UMA TERCEIRA LEVA PARA A BAHIA. FOI A PARTIR DESSES ANIMAIS QUE SE FORMOU NOSSO REBANHO EQÜINO, O SEGUNDO MAIOR DO MUNDO.


**COMO OS BEBÊS CAVALOS NASCEM?


NASCIMENTO DE UM CAVALO

**O QUE OS LEÕES COMEM?
OS LEÕES SÃO CARNÍVOROS E CAÇADORES (PRINCIPALMENTE AS FÊMEAS). OS LEÕES SE ALIMENTAM DE ANTÍLOPES, GNU, BÚFALOS, ZEBRAS, JAVALIS E OUTROS MAMÍFEROS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE. UM LEÃO DE GRANDE PORTE PODE COMER ATÉ 35 QUILOS DE CARNE EM APENAS UM DIA.


8 LEÕES ATACAM E DEVORAM UM BÚFALO

**DE ONDE VEM OS CACHORROS?

O CÃO (CANIS LUPUS FAMILIARIS) É UM MAMÍFERO CANÍDEO E TALVEZ O MAIS ANTIGO ANIMAL DOMÉSTICO. TEORIAS POSTULAM QUE SURGIU DA DOMESTICAÇÃO DO LOBO CINZENTO ASIÁTICO PELOS POVOS DAQUELE CONTINENTE HÁ CERCA DE 100.000 ANOS. AO LONGO DOS SÉCULOS, ATRAVÉS DA DOMESTICAÇÃO, O SER HUMANO REALIZOU UMA SELEÇÃO ARTIFICIAL DOS CÃES PELAS SUAS APTIDÕES, CARACTERÍSTICAS FÍSICAS OU TIPOS DE COMPORTAMENTOS. O RESULTADO FOI UMA GRANDE VARIEDADE (MAIS DE 400 RAÇAS) CANINA, QUE ATUALMENTE SÃO CLASSIFICADAS EM DIFERENTES GRUPOS OU CATEGORIAS. O VIRA-LATA (BRASIL), OU RAFEIRO (PORTUGAL) É A DENOMINAÇÃO DADA AOS CÃES SEM RAÇA DEFINIDA, SRD, OU MESTIÇOS, DESCENDENTES DE DIFERENTES RAÇAS.
**QUAL A ALIMENTAÇÃO DOS CACHORROS?**

MUITAS PESSOAS DÃO COMIDA CASEIRA AOS SEUS CÃES, PENSANDO NA ECONOMIA E NA RELAÇÃO AFETIVA QUE TÊM COM OS  SEUS ANIMAIS. MAS ESTUDOS MOSTRAM  QUE A COMIDA CASEIRA ACABA SENDO ATÉ 100% MAIS CARA SE LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO O TEMPO GASTO PARA A PREPARAÇÃO, E AINDA A DIFICULDADE DE SE EQUILIBRAR  CORRETAMENTE AS DOSES DE INGREDIENTES NECESSÁRIAS PARA UMA SAÚDE PERFEITA DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.CONSEQUENTEMENTE, MUITOS PROBLEMAS DE PELE E DE ESTÔMAGO DOS ANIMAIS ACABAM POR APARECER DEVIDO A USO DE TEMPEROS NÃO ACONSELHADOS DA ALIMENTAÇÃO HUMANA OU DE EXCESSO DE DETERMINADOS INGREDIENTES.
LEMBRE-SE: CARINHO E AFETO NÃO SÃO SUFICIENTES PARA UMA SAÚDE PERFEITA. HOJE, O MERCADO DE RAÇÕES OFERECE AO CONSUMIDOR UMA VARIEDADE ENORME DE PRODUTOS, DESDE AQUELES QUE SE VENDEM NOS SUPERMERCADOS ATÉ ÁS RAÇÕES DOS VETERINÁRIOS E PETSHOPS, QUE VARIAM DE ACORDO COM A QUALIDADE DAS MATÉRIAS-PRIMAS ENVOLVIDAS EM SUA FABRICAÇÃO. CONSEQÜENTEMENTE, O PREÇO TAMBÉM VAI VARIAR.  A RAÇÃO PODE SER NA FORMA DE ALIMENTOS ÚMIDOS OU SECA,  ONDE A GRANDE VANTAGEM  É A CERTEZA DE QUE  AO ESCOLHER UMA MARCA DE BOA QUALIDADE, SERÁ FORNECIDO  AO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO TODOS OS ELEMENTOS ESSENCIAIS À MANUTENÇÃO DE UMA BOA QUALIDADE DE VIDA E DO BEM ESTAR DO ANIMAL, POIS ESTES ELEMENTOS ESTARÃO EQUILIBRADOS E APRESENTADOS DE UMA FORMA NA QUAL SERÃO FACILMENTE ABSORVIDOS PELO SEU ANIMAL.

**QUAL A COR DOS CACHORROS QUANDO NASCEM?**

ALBINO - CARÊNCIA TOTAL DE PIGMENTAÇÃO. O CÃO ALBINO TERÁ PÊLO BRANCO, OLHOS VERMELHOS E MUCOSAS (NARIZ, PÁLPEBRAS, LÁBIOS) RÓSEOS. CÃES ALBINOS NÃO SÃO ACEITOS PELOS PADRÕES DE RAÇA E RECOMENDA-SE A CASTRAÇÃO PARA EVITAR QUE SE REPRODUZAM.
ARLEQUIM - É UMA MODALIDADE DE COLORAÇÃO NA QUAL A PRESENÇA DE 1 FATOR (GENE) DE MARMORIZAÇÃO DE COR PROVOCA UM FUNDO EXTREMAMENTE DILUÍDO (BRANCO OU QUASE) COM MANCHAS IRREGULARES DE COR ESCURA - PRETA OU MARROM.
BAIO - O MESMO QUE DOURADO.
BICOLOR - CÃO DE DUAS CORES. BASE BRANCA COMBINADA COM OUTRA COR.
BLACK AND TAN - EXPRESSÃO EM INGLÊS QUE TRADUZIDA LITERALMENTE QUER DIZER PRETO E CASTANHO. CÃO DE COR PRETA E MARCAÇÕES CASTANHO EM PONTOS SIMÉTRICOS DO CORPO.
BROWN AND TAN - EXPRESSÃO EM INGLÊS QUE TRADUZIDA LITERALMENTE QUER DIZER MARROM E CASTANHO. CÃO DE COR MARROM E MARCAÇÕES CASTANHO EM PONTOS SIMÉTRICOS DO CORPO.
DESPIGMENTADO - CARÊNCIA TOTAL OU PARCIAL DE PIGMENTAÇÃO NA PELE OU NO PÊLO. NORMALMENTE ESTAS ÁREAS APRESENTAM-SE ROSADAS.
MOSQUEADO - DIZ-SE DA PELAGEM DE FUNDO BRANCO COM SALPICOS DE OUTRA COR, GERALMENTE PRETA OU MARROM.
PARTICOLOR - CÃO COM O PÊLO DE DUAS OU MAIS CORES.
RUÃO - MISTURA BEM DISTRIBUIDA DE PÊLOS BRANCOS COM PÊLOS COLORIDOS.
SAL E PIMENTA - MESCLA DE PÊLOS DE PIGMENTO CLARO E ESCURO DANDO A COLORAÇÃO ACINZENTADA.
SÓLIDO - TERMO QUE SE APLICA AOS CÃES QUE TÊM UMA COR UNIFORME, SEM PÊLOS DE OUTRA COR.
TIGRADO - DIZ-SE DO CÃO QUE POSSUI UMA PELAGEM COM RISCAS VERTICAIS DE COR PRETA.
TRICOLOR 
- CÃO COM 3 CORES, GERALMENTE DE FUNDO BRANCO COMBINADO COM DUAS OUTRAS CORES.

**QUAL A ALIMENTAÇÃO DOS CAVALOS?**

BISCOITOS CONCENTRADOS
SÃO UM ALIMENTO BASTANTE COMPOSTO E COMPLETA PARA CUMPRIR AS NECESSIDADES BÁSICAS NUMA DIETA EQUILIBRADA DO ANIMAL. SÃO FÁCEIS DE DAR, NORMALMENTE JUNTO COM O FENO E AS CENOURAS. DEVEMOS TER EM CONTA A ACTIVIDADE REALIZADA PELO CAVALO PARA ELEGER O CONCENTRADO ADEQUADO. NÃO É O MESMO PARA UM CAVALO PARA MONTAR, PARA UM DE CORRIDA OU PARA UM PÓNEI.
FENO
HÁ DOIS TIPOS DE FENO, DEPENDENDO DO MOMENTO DA COLHEITA. O PRIMEIRO, A FINAIS DA PRIMAVERA, TEM UM VALOR NUTRICIONAL MAIOR DO QUE O DA SEGUNDA COLHEITA, QUE REALIZA-SE NORMALMENTE EM AGOSTO. DEVE DEIXAR-SE SECAR DURANTE SEIS SEMANAS. O CAVALO PODE COMER TODO O FENO QUE DESEJAR, O QUE EVITA QUE ELE SE ABORREÇA, MAS O FENO TEM QUE SER SEMPRE DE BOA QUALIDADE. SE O CAVALO SOFRER DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS, ENTÃO ACONSELHA-SE A HUMEDECER O FENO ANTES DA SUA INGESTÃO.
ERVA
AS ERVAS CONTÊM OS MINERAIS NECESSÁRIOS PARA A SUA DIETA. O CAVALO UTILIZA OS SEUS LÁBIOS FLEXÍVEIS PARA ESCOLHER A ERVA QUE MAIS GOSTA. OS CAVALOS QUE ALIMENTAM-SE APENAS DE ERVA COSTUMAM TER A BARRIGA MAIS VOLUMOSA, POR ISSO ESTE TIPO DE ALIMENTAÇÃO NÃO É ACONSELHADO A QUEM PRETENDER CORRER COM O SEU CAVALO.
AVEIA
AVEIA É UM ALIMENTO MUITO NUTRITIVO E FÁCIL DE INGERIR, ESPECIALMENTE SE JUNTAR-SE COM O FENO. CONTRIBUIR PARA MANTER O CAVALO EM BOA FORMA E COM ENERGIA, O QUE É RECOMENDADOS PARA CAVALOS QUE TÊM DE TER UM BOM RENDIMENTO DURANTE GRANDES PERÍODOS DE TEMPO.
CENOURAS
SÃO UMA FONTE DE VITAMINA A, ASSIM RICAS EM CAROTENO. UTILIZAM-SE NORMALMENTE PARA COMPLETAR A DIETA DIÁRIA DOS CAVALOS.
FORRAGEM 
TÊM POUCO VALOR NUTRICIONAL, COMO AS CENOURAS, MAS SERVEM PARA COMPLETAR A SUA DIETA E O ANIMAL GOSTA. PARA CAVALOS MAGROS, RECOMENDA-SE A FORRAGEM SECA, PORQUE É RICA EM CALORIAS. A POLPA SECA PRIMEIRO TEM QUE ESTAR DE MOLHO PARA EVITAR CÓLICAS E DEVE CONSUMIR-SE NAS 24 HORAS SEGUINTES PARA QUE NÃO FERMENTE.
DOCES
OS DOCES, COMO EM QUASE TODOS OS ANIMAIS, NÃO SÃO BONS, MAS QUEM É QUE NÃO GOSTA DE UM DOCE? ELES GOSTAM ESPECIALMENTE DE TORRÕES DE AÇÚCAR E DE PASTILHAS DE MENTA, MAS É PREFERÍVEL QUE ESTES ELEMENTOS NÃO ENCONTREM-SE NA DIETA. TAMBÉM EXISTE BISCOITOS PARA CAVALO COM SABOR A CENOURA OU A MAÇÃ.
**QUAL A VELOCIDADE DOS CAVALOS, DOS LEÕES  E  DOS CACHORROS?**

CAVALOS:O RECORDE MUNDIAL DE VELOCIDADE PARA CAVALOS É DE 69 KM/H. OS CAVALOS MAIS VELOZES DO MUNDO SÃO OS DA RAÇA PURO SANGUE INGLÊS (PSI). MAS A CORRIDA MAIS LONGA DA HISTÓRIA (TOTAL DE 1900 KM) FOI VENCIDA POR UM GARANHÃO DA RAÇA ÁRABE, DE NOME EMIR, CRIADO NO EGITO.

LEÕESO LEÃO, DEVIDO A SUA GRANDE MASSA MUSCULAR, NÃO ULTRAPASSA OS 58 KM/H

CACHORROS:OS GREYHOUNDS SÃO OS GALGOS MAIS VELOZES E PODEM ATINGIR ATÉ 75 KM/H.

**POR QUE O LEÃO TEM JUBA E A LEOA NÃO?**


 O LEÃO ADULTO TEM JUBA PARA PARECER MAIOR E MAIS PODEROSO. ISSO SERVE PARA IMPRESSIONAR MACHOS MENORES, EVITANDO QUE ELES TENTEM ATACÁ-LO E AJUDA A CONQUISTAR FÊMEAS, QUE PROCURAM MACHOS MAIS SAUDÁVEIS PARA UNO NAMORAR. GERALMENTE, O MACHO QUE LIDERA O GRUPO É O QUE TEM A JUBA MAIOR. ALÉM DISSO, EM CASO DE BRIGA COM OUTRO LEÃO, A JUBA PROTEGE O PESCOÇO, UMA REGIÃO DELICADA DO CORPO DO ANIMAL.
A LEOA NÃO TEM JUBA PORQUE NÃO TEM UM HORMÔNIO CHAMADO TESTOSTERONA, QUE FAZ CRESCER A JUBA NO LEÃO.



**POR QUE É A LEOA QUEM CAÇA?**

PORQUE SÃO MAIS RÁPIDAS, ÁGEIS  CORAJOSAS  E DECIDIDAS, É QUEM GOVERNA A FAMÍLIA. É UM BELO ANIMAL, DE CORPO ESBELTO, MOVIMENTOS ÁGEIS, MÚSCULOS FORTES. SEU PELO É CURTO, MARROM, ROSADO OU BEGE UNIFORME. O PASSO É LENTO E SEGURO; O OLHAR, ALTIVO E PENETRANTE. COM SUA FORÇA É CAPAZ DE QUEBRAR A COLUNA VERTEBRAL DE UMA ZEBRA OU DESTRONCAR, DE UMA ZARPADA (PATADA DE LEÃO), O PESCOÇO DE UMA GIRAFA. TEM, POIS, TODAS AS QUALIDADES NECESSÁRIAS PARA ENSINAR AOS FILHOTES A ARTE DA CAÇA.

ASSIM OS LEÕES JÁ ACOMPANHAM A MÃE NA CAÇADA, MAS FICAM SÓ OLHANDO, SEM PARTICIPAR. OBSERVAM TODOS OS SEUS MOVIMENTOS, NA CAPTURA E ESQUARTEJAMENTO DA VÍTIMA. APÓS ALGUM TEMPO, SÃO SUBMETIDOS A UM TESTE DE APRENDIZADO: FICA A CARGO DO LEÃOZINHO MATAR UMA TAMBÉM JOVEM ZEBRA. ASSIM, POUCO A POUCO VAI DOMINANDO A TÉCNICA DE CAÇAR. 
  QUANDO A MÃE LEOA VÊ QUE OS FILHOTES JÁ BASTAM A SI MESMOS, PARA PROVEREM O PRÓPRIO SUSTENTO E DEFENDEREM-SE, DEIXA-OS E VAI PREPARAR-SE PARA CRIAR NOVA NINHADA.



VÍDEO DE LEOAS CAÇANDO.



...E PARA TERMINAR...


INDICAMOS O FILME AMIGOS PARA SEMPRE, PARA ILUSTRARMOS NOSSAS PESQUISAS. É A HISTÓRIA DE ANGUS (JESSE BRADFORD) E SEU CACHORRO AMARELO, UM LABRADOR AMARELO, CUJA AMIZADE NEM O TEMPO OU DISTÂNCIA PODEM QUEBRAR . JOHN MCCORMICK (BRUCE DAVISON), SAI DE BARCO COM SEU FILHO ANGUS PARA FAZER UMA ENTREGA DE MERCADORIAS. MAS UMA TEMPESTADE OS ALCANÇA, O BARCO ENCALHA E PEGA FOGO . JOHN É RESGATADO MAS ANGUS E AMARELO FICAM PERDIDOS. JOHN E SUA ESPOSA (MIMI ROGERS) AJUDADOS PELO OFICIAL DA GUARDA COSTEIRA JOHN GALE (TOM BOWER) INICIAM UMA BUSCA DESESPERADA. MAS ANGUS SABE QUE ELE E SEU CÃO NÃO PODEM ESPERAR POR MUITO MAIS TEMPO. FEITO COM MUITO REALISMO, SUSPENSE E SURPREENDENTES EFEITOS ESPECIAIS CRIADOS POR JOHN THOMAS (A ANJO MALVADO E RISCO TOTAL). ESTA É UMA AVENTURA IRRESISTÍVEL PARA CRIANÇAS E ADULTOS!

 14ª aula ( 07/06)
ESSA SEMANA VOLTAMOS AOS JOGOS DO FRIV, POR ANTECEDER O FERIADO. E COMO PESQUISAMOS MUITO ESSAS ÚLTIMAS AULAS, DEI UM MOMENTO DE DIVERSÃO AOS FUTUROS PESQUISADORES.

15ª aula ( 14/06)
ESSA SEMANA OS ALUNOS VISITARAM O BLOG, COM TODAS AS PERGUNTAS RESPONDIDAS E TODOS OS VÍDEOS E IMAGENS PESQUISADAS POR ELES. CADA DUPLA OLHOU O BLOG E VIU O QUE PESQUISOU. FOI UM MOMENTO MÁGICO... FICARAM FASCINADOS COM SUA PRODUÇÃO EM RELAÇÃO Á PESQUISA.

16ª aula ( 21/06)
HOJE VISITAMOS O BLOG DO PERÍODO DA MANHÃ( DA EDUCADORA BETE) E DO INTERMEDIÁRIO(DA EDUCADORA SIMONE). OS ALUNOS VIRAM O QUE SEUS COLEGAS DE PERÍODOS PERGUNTARAM E PESQUISARAM.... FOI MUITO LEGAL E ALGUNS PEDIRAM PARA LER ALGUMAS PESQUISAS E COMENTARMOS... GOSTARAM DOS VÍDEOS, FOTOS E O QUE FOI COLOCADO NO BLOG. PERCEBI O INTERESSE DE CONSULTA PELOS ALUNOS.

17ª aula ( 27/06)

NESSA AULA ASSISTIMOS O FILME INDICADO NA PESQUISA, COMO FECHAMENTO DO TRABALHO... AMIGOS PARA SEMPRE

18ª aula (04/07)
OS ALUNOS VOLTARAM A ACESSAR A INTERNET  E EXPLORARAM O SITE DA TURMA DA  MÔNICA. DESCOBRIRAM SOZINHOS ALGUNS RECURSOS  COMO JOGOS/PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. FOI MUITO LEGAL, PRINCIPALMENTE PORQUE NÃO ESPERARAM POR MIM PARA AUXILIÁ-LOS EM SUAS DESCOBERTAS, COM ISSO PERCEBO QUE ESTÃO PERDENDO O MEDO DE ACESSAREM A INTERNET  E DOS COMPUTADORES. UFA!!!!!! ISSO JÁ É UM GRANDE AVANÇO,POIS MESMO OS ALUNOS QUE AONDA POSSUEM DIFIECULDADES NA LEITURA JÁ CONSEGUEM(JUNTO COM UM ALFABÉTICO) FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS E FAZER DESCOBERTAS. 
ASSIM TERMINO O SEMESTRE MUITO FELIZ E ANCIOSA PELO SEGUNDO SEMESTRE.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


RECESSO ESCOLAR ( 09/07 à 22/07)

Nenhum comentário:

Postar um comentário