2º ano E - Profª Elaine

1ª aula ( 05/03)
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 5/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar  muitos queriam saber quando iriamos para sala de informática mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teríamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que um aluno deitasse sobre uma folha de papel pardo e desenhei seu contorno. Depois perguntei aos alunos onde seu pensamento o levaria naquele momento; depois onde suas mãos o levaria e seus pés também; por fim o que gostariam de ver ou conhecer. Cada uma respondeu o que foi proposto e então fui anotando e formando o boneco da turma. Foi muito legal e interessante.

O resultado da atividade foi;


Onde ir...
  • andar de skate
  • praia
  • circo
  • clube
  • rio (nadar /pescar)
  • parque das hortênsias
  • andar de bicicleta
  • cinema
  • casa 
  • SESC
  • tomar sorvete
  • shopping
  • parquinho










2ª aula (14/03)
A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.O mais votado foi o Planeta Terra. Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.

                                                                                           Autores: Luca, Kayanne, Pedro Henrique,Erick
Perguntas elaboradas pelos alunos:
  1. Por que existe água e areia no planeta Terra?
  2. Por que o planeta Terra é iluminado ?
  3. Por que há seres vivos no planeta Terra?
  4. Por que não podemos chegar perto do Sol?
  5. Por que não podemos olhar diretamente para o Sol?
  6. Por que há sons no planeta Terra? 
  7. Acontecem coisas impossíveis no planeta Terra?
  8. Como preservar o planeta Terra?
** os  alunos foram falando as perguntas do modo deles e eu fui  ajustando, para serem a base da pesquisa da turma.**

3ª aula ( 21/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os vídeos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos  iniciar a  pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.
Voltei com os alunos ao laboratório de informática ontem, 6ª feira, para dar início ao processo de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.
4ª aula (28/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos  conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.
Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.
5ª aula (04/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.
6ª aula (12/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar videos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.
7ª aula ( 18/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ªaula ( 25/04) /9ª aula (08/05-reposta)
Nessas aulas  como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais, realmente inclusos nessa era.
10ª aula ( 09/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 
11ª aula (16/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.
12ª aula ( 23/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.
13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!


Pesquisando e respondendo...

**POR QUE EXISTE ÁGUA NO PLANETA TERRA?
PORQUE A ÁGUA É NOSSA PRINCIPAL FONTE DE VIDA. SEM ELA O PLANETA PODE MORRER E TUDO QUE EXISTE PODE SUMIR.






S O C O R R O !!!! GRITA O PLANETA TERRA.







OLHANDO A FIGURA DO COPO, PODEMOS IMAGINAR  COMO SERIA A TERRA , ONDE A FOLHA VERDE REPRESENTA O PLANETA SEM PROBLEMAS COM A ÁGUA; E A FOLHA SECA SE UM DIA TIVERMOS A FALTA DESSE ELEMENTO PRECIOSO.



**DE ONDE VEM A AREIA?
ASSIM COMO A ÁGUA FAZ PARTE DA COMPOSIÇÃO DO PLANETA TERRA O SOLO TAMBÉM É PARTE DELE, BEM COMO A AREIA QUE SURGIU PELA FRAGMENTAÇÃO DAS ROCHAS POR EROSÃO, POR AÇÃO DO VENTO OU DA ÁGUA. A AREIA DO MAR E CONSTITUÍDA DE DIVERSOS TIPOS DE MINERAIS E SEDIMENTOS DE ORIGEM ORGÂNICA, COMO FRAGMENTOS DE CONCHAS E ESPINHOS DE OURIÇOS DO MAR.
Areia para a construção da praia artificial 
                                          

DUNAS DE AREIA










**POR QUE O PLANETA TERRA É ILUMINADO?
... PORQUE TEM UMA ESTRELA CHAMADA  SOL QUE  A ILUMINA E  A AQUECE.     
ISSO VEM ACONTECENDO HÁ 4,5 BILHÕES DE ANOS, ONDE  ELE  ENVIA  SUA  ENERGIA, QUE CHEGA ATÉ NÓS SOB A FORMA DE LUZ E CALOR; O QUE  TORNA POSSÍVEL A VIDA EM NOSSO PLANETA. OS ANTIGOS GREGOS CONSIDERAVAM O SOL (HÉLIOS) UMA DIVINDADE E REPRESENTAVAM-NO ATRAVÉS DA FIGURA DE UM JOVEM COM A CABEÇA CERCADA DE RAIOS, QUE PERCORRIA O CÉU EM UM CARRO DE FOGO PUXADO POR 4 CAVALOS DE EXTRAORDINÁRIA VELOCIDADE.


POR DO SOL, NO FIM DA TARDE, APÓS TER AQUECIDO PARTE DO PLANETA TERRA.


**POR QUE HÁ SERES VIVOS NO PLANETA TERRA?

...PORQUE  É O ÚNICO PLANETA ONDE HÁ CONDIÇÕES DE TER VIDA, POIS TEM ÁGUA EM ABUNDÂNCIA E MEIO AMBIENTE IDEAL PARA ESSA SOBREVIVÊNCIA.


vídeo sobre o planeta Sustentável

**POR QUE NÃO PODEMOS CHEGAR PERTO DO SOL?

 

... NÃO É POSSÍVEL A UM SER HUMANO, HOJE EM DIA, VIAJAR ATÉ AO SOL, NEM SEQUER CHEGAR PERTO. NÃO SÓ A FORTE GRAVIDADE FARIA CADA BRAÇO PESAR MAIS DO QUE TODO O CORPO, COMO A ENORME QUANTIDADE DE CALOR DERRETERIA TUDO O QUE CHEGASSE PERTO.

 
                                 

**POR QUE NÃO PODEMOS OLHAR DIRETAMENTE PARA O SOL?
...NUNCA ESQUEÇAS O SEGUINTE: NÃO PODES OBSERVAR O SOL SEM UM FILTRO SOLAR APROPRIADO NOS TEUS BINÓCULOS OU TELESCÓPIO. O PREÇO PELO DESRESPEITO DESTA REGRA É MUITO CARO: CEGUEIRA PERMANENTE.
ATRAVÉS DE BINÓCULOS OU DE UM PEQUENO TELESCÓPIO, PODES VER COM GRANDE NITIDEZ O GLOBO SOLAR, BEM COMO AS MANCHAS ESCURAS NA SUPERFÍCIE.

Sol visto de um binóculo














**POR QUE HÁ SONS NO PLANETA TERRA?


POR QUE O PLANETA EMITE SONS DE BAIXA FREQÜÊNCIA QUE SÓ PODEM SER DETECTADOS POR APARELHOS MUITO SENSÍVEIS. BOA PARTE DESSE BURBURINHO VEM DE TERREMOTOS, ERUPÇÕES VULCÂNICAS E EXPLOSÕES NUCLEARES PROVOCADAS PELO HOMEM QUE RESSOAM PELA CROSTA TERRESTRE E DIMINUEM DE INTENSIDADE ATÉ DESAPARECER. HÁ TAMBÉM UM SOM ESPECÍFICO QUE OS CIENTISTAS AINDA NÃO CONSEGUIRAM ENTENDER BEM DE ONDE VEM.
TRATA-SE DE UM ZUMBIDO QUE NÃO SE EXTINGUE NUNCA, COMPOSTO POR CERCA DE CINQÜENTA NOTAS DIFERENTES, COM FREQÜÊNCIAS QUE VARIAM ENTRE 2 E 7 MILÉSIMOS DE HERTZ – GRAVES DEMAIS PARA SEREM DETECTADAS PELO OUVIDO HUMANO, QUE SÓ OUVE SOM ACIMA DE 20 HERTZ. É UM MISTÉRIO. ALÉM DE INAUDÍVEL, O RUÍDO TAMBÉM É FRACO. NO MUNDO TODO, SUAS ONDAS NÃO ULTRAPASSAM 500 WATTS, ENERGIA SUFICIENTE PARA ACENDER APENAS CINCO LÂMPADAS INCANDESCENTES COMUNS.
UMA HIPÓTESE DOS GEÓLOGOS É ATRIBUIR O ZUMBIDO AO RESULTADO DA PRESSÃO DA ATMOSFERA SOBRE A SUPERFÍCIE DO PLANETA. MAS TAMBÉM HÁ QUEM DIGA QUE TUDO NÃO PASSA DA AGITAÇÃO DO MAR – ONDE UMA PARTE DA ENERGIA DAS ONDAS SERIA TRANSFERIDA PARA A CROSTA TERRESTRE NA FORMA DE SOM. “APESAR DO GRANDE NÚMERO DE PESQUISAS, AINDA NÃO CHEGAMOS A UM CONSENSO”, ADMITE O GEOFÍSICO GÖRAM EKSTRÖM, DA UNIVERSIDADE HARVARD, NOS ESTADOS UNIDOS.

**ACONTECEM COISAS IMPOSSÍVEIS NO PLANETA TERRA?

ATÉ A PRESENTE DATA AINDA NÃO FOI REGISTRADO NENHUM TIPO DE COISA IMPOSSÍVEL OU INEXPLICÁVEL, QUE TENHA ACONTECDIO EM NOSSO PLANETA.

** COMO PRESERVAR O  NOSSO PLANETA?

1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA. Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA. Compre daquelas garrafas
térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d'água
3. APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO. Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.
4. COZINHE COM FOGO MÍNIMO. Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

5. ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓ VEZ. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...
6. COMA MENOS CARNE VERMELHA. A criação de bovinos é um dos maiores
responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele
cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e mega fedorento.
Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme
de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.
7. NÃO TROQUE O SEU CELULAR. Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer Zé mane tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá- la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso,
na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
8. COMPRE UM VENTILADOR DE TETO. Nem sempre faz calor suficiente pra
ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.
9. USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS. É certo que são caras,
mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
10. LIMPE OU TROQUE OS FILTROS O SEU AR CONDICIONADO. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
11. TROQUE SUAS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR FLUORESCENTES. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim,
você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
12. ESCOLHA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO. Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).
13. NÃO DEIXE SEUS APARELHOS EM STANDBY. Simplesmente desligue ou tire
da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
14. MUDE SUA GELADEIRA OU FREEZER DE LUGAR. Ao colocá-los próximos ao
fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!
15. DESCONGELE GELADEIRAS E FREEZERS ANTIGOS A CADA 15 OU 20 DIAS. O
excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
16. USE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS/LOUÇA SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS.
Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
17. RETIRE IMEDIATAMENTE AS ROUPAS DA MÁQUINA DE LAVAR QUANDO
ESTIVEREM LIMPAS. As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito
amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.
18. TOME BANHO DE CHUVEIRO. E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.
19. USE MENOS ÁGUA QUENTE. Aquecer água consome muita energia. Para
lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
20. PENDURE AO INVÉS DE USAR A SECADORA. Você pode economizar mais de
317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
21. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: RECICLE NO TRABALHO E EM CASA. Se a sua
cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
22. FAÇA COMPOSTAGEM. Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.
23. REDUZA O USO DE EMBALAGENS. Embalagem menor é sinônimo de
desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
24. COMPRE PAPEL RECICLADO. Produzir papel reciclado consome de 70 a
90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
25. UTILIZE UMA SACOLA PARA AS COMPRAS. Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
26. PLANTE UMA ÁRVORE. Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva- se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
27. COMPRE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA SUA REGIÃO. Fazendo isso, além de
economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
28. COMPRE ALIMENTOS FRESCOS AO INVÉS DE CONGELADOS. Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para
ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.
29. COMPRE ORGÂNICOS. Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.
30. ANDE MENOS DE CARRO. Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
31. NÃO DEIXE O BAGAGEIRO VAZIO EM CIMA DO CARRO. Qualquer peso extra
no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.
32. MANTENHA SEU CARRO REGULADO. Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.
33. LAVE O CARRO A SECO. Existem diversas opções de lavagem sem água,
algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.
34. QUANDO FOR TROCAR DE CARRO, ESCOLHA UM MODELO MENOS POLUENTE.
Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.
35. USE O TELEFONE OU A INTERNET. A quantas reuniões de 15 minutos
você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.
36. VOE MENOS, REÚNA-SE POR VIDEOCONFERÊNCIA. Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.
37. ECONOMIZE CDS E DVDS. CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes
e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.
38. PROTEJA AS FLORESTAS. Por anos os ambientalistas foram vistos como
"eco-chatos". Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam
de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é
crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.
39. CONSIDERE O IMPACTO DE SEUS INVESTIMENTOS. O dinheiro que você
investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.
40. INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DAS EMPRESAS QUE VOCÊ
CONTRATA. Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe
apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de
lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando
tanto assim?
41. DESLIGUE O COMPUTADOR. Muita gente tem o péssimo hábito de deixar
o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
42. CONSIDERE TROCAR SEU MONITOR. O maior responsável pelo consumo de
energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.
43. NO ESCRITÓRIO, DESLIGUE O AR CONDICIONADO UMA HORA ANTES DO FINAL
DO EXPEDIENTE. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.
44. NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS BRINQUEM COM ÁGUA.
Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.
45. NO HOTEL, ECONOMIZE TOALHAS E LENÇOIS. Use o bom senso... Você
realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençois, a não ser que você faça xixi na cama...
46. PARTICIPE DE AÇÕES VIRTUAIS. A Internet é uma arma poderosa na
conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe- se e aja!
47. INSTALE UMA VÁLVULA NA SUA DESCARGA. Instale uma válvula para
regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!
48. NÃO PEÇA COMIDA PARA VIAGEM. Se você já foi até o restaurante ou à
lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.
49. REGUE AS PLANTAS À NOITE Ao regar as plantas à noite ou de
manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.
50. FREQUENTE RESTAURANTES NATURAIS/ORGÂNICOS, Com o aumento da
consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.
51. VÁ DE ESCADA. Para subir até dois andares ou descer três, que tal
ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.
...E PARA TERMINAR...


INDICAMOS O FILME TAINÁ 2 A AVENTURA CONTINUA PARA ILUSTRARMOS NOSSAS PESQUISAS, QUE MOSTRA NESTA NOVA AVENTURA,A LUTA  DE TÁINÁ CONTRA OS PIRATAS DE BIODIVERSIDADE, TAINÁ ENFRENTA UMA PERIGOSA QUADRILHA QUE, PARA CAPTURAR E COMERCIALIZAR ESPÉCIMES RAROS DA FAUNA AMAZÔNICA, ATACA AS ÁRVORES MILENARES ONDE MUITOS DELES SE ABRIGAM. AGORA UMA PRÉ-ADOLESCENTE, A INDIAZINHA SE DIVIDE ENTRE O ENFRENTAMENTO DOS BANDIDOS E A ATENÇÃO PARA COM A PEQUENINA CATITI, DE SEIS ANOS, QUE FOGE DA ALDEIA QUERENDO IMITAR TAINÁ COMO PROTETORA DO MEIO AMBIENTE. A GAROTINHA SONHA ENCONTRAR SEU XERIMBABO, BICHINHO DE ESTIMAÇÃO. TAINÁ TAMBÉM TEM PROBLEMAS COM CARLITO, MENINO QUE VEIO DA CIDADE PARA PASSAR AS FÉRIAS COM O PAI, UM BIÓLOGO. ELE TROUXE BORIS, UM PEQUENO CÃO QUE SE PERDE NA MATA, RESGATADO POR CATITI. HÁ UM CHOQUE CULTURAL ENVOLVENDO OS CONHECIMENTOS URBANOS, CIENTÍFICOS, DO ESTUDANTE CARLITO, E O SABER NATURAL, TRADICIONAL, DE TAINÁ. MAS TODOS DEVEM UNIR-SE PARA VENCER A AGRESSIVIDADE DOS MALFEITORES. BORIS É DEVOLVIDO AO SEU DONO E CATITI ADOTA UMA ONCINHA ÓRFÃ. A LIDERANÇA, A CORAGEM E A ASTÚCIA DE TAINÁ TRIUNFAM NOVAMENTE. ELA VAI PROSSEGUIR EM SUA SAGA DE DEFENSORA DA FLORESTA.
 14ª aula ( 06/06)
ESSA SEMANA VOLTAMOS AOS JOGOS DO FRIV, POR ANTECEDER O FERIADO. E COMO PESQUISAMOS MUITO ESSAS ÚLTIMAS AULAS, DEI UM MOMENTO DE DIVERSÃO AOS FUTUROS PESQUISADORES.

15ª aula ( 13/06)
ESSA SEMANA OS ALUNOS VISITARAM O BLOG, COM TODAS AS PERGUNTAS RESPONDIDAS E TODOS OS VÍDEOS E IMAGENS PESQUISADAS POR ELES. CADA DUPLA OLHOU O BLOG E VIU O QUE PESQUISOU. FOI UM MOMENTO MÁGICO... FICARAM FASCINADOS COM SUA PRODUÇÃO EM RELAÇÃO Á PESQUISA.

16ª aula ( 20/06)
HOJE VISITAMOS O BLOG DO PERÍODO DA MANHÃ( DA EDUCADORA BETE) E DO INTERMEDIÁRIO(DA EDUCADORA SIMONE). OS ALUNOS VIRAM O QUE SEUS COLEGAS DE PERÍODOS PERGUNTARAM E PESQUISARAM.... FOI MUITO LEGAL E ALGUNS PEDIRAM PARA LER ALGUMAS PESQUISAS E COMENTARMOS... GOSTARAM DOS VÍDEOS, FOTOS E O QUE FOI COLOCADO NO BLOG. PERCEBI O INTERESSE DE CONSULTA PELOS ALUNOS.

17ª aula ( 26/06)

NESSA AULA ASSISTIMOS O FILME INDICADO NA PESQUISA, COMO FECHAMENTO DO TRABALHO... TAINÁ 2

18ª aula (04/07)

OS ALUNOS VOLTARAM A ACESSAR A INTERNET  E EXPLORARAM O SITE DA TURMA DA  MÔNICA. DESCOBRIRAM SOZINHOS ALGUNS RECURSOS  COMO JOGOS/PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. FOI MUITO LEGAL, PRINCIPALMENTE PORQUE NÃO ESPERARAM POR MIM PARA AUXILIÁ-LOS EM SUAS DESCOBERTAS, COM ISSO PERCEBO QUE ESTÃO PERDENDO O MEDO DE ACESSAREM A INTERNET  E DOS COMPUTADORES. UFA!!!!!! ISSO JÁ É UM GRANDE AVANÇO,POIS MESMO OS ALUNOS QUE AONDA POSSUEM DIFIECULDADES NA LEITURA JÁ CONSEGUEM(JUNTO COM UM ALFABÉTICO) FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS E FAZER DESCOBERTAS.
ASSIM TERMINO O SEMESTRE MUITO FELIZ E ANCIOSA PELO SEGUNDO SEMESTRE.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


RECESSO ESCOLAR ( 09/07 à 22/07)

Nenhum comentário:

Postar um comentário