2º ano G - Profª Tatiane

1ª aula(5/03)
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 5/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar  muitos queriam saber quando iriamos para sala de informática mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teríamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que um aluno deitasse sobre uma folha de papel pardo e desenhei seu contorno. Depois perguntei aos alunos onde seu pensamento o levaria naquele momento; depois onde suas mãos o levaria e seus pés também; por fim o que gostariam de ver ou conhecer. Cada uma respondeu o que foi proposto e então fui anotando e formando o boneco da turma. Foi muito legal e interessante.

Onde ir... 
  • andar a cavalo
  • plantar uma semente
  • viajar
  • ajudar a secar os pratos
  • praia
  • Japão
  • China
  • Inglaterra
  • Estados Unidos
  • Rio de Janeiro  
  •  Minas gerais
  • parque
  • formigueiro
 2ª aula (12/03)
A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.
O mais votado foi o Formigueiro. Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.


Perguntas elaboradas pelos alunos...
  1. Como as formigas dormem?
  2. Por que a formiga é tão pequena?
  3. Como é o formigueiro por dentro?
  4. Como são os túneis dentro do formigueiro?
  5. Como é feito o formigueiro?
  6. Como as formigas se alimentam dentro do formigueiro?
  7. Como surgiram as formigas?
  8. Como é o trabalho das formigas dentro e fora do formigueiro? Será que todas trabalham?
  9. Quantas formigas existem?
  10. O que acontece com o formigueiro quando chove?
  11. Qual o maior formigueiro do mundo?
3ª aula (19/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os vídeos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos  iniciar a  pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.
Voltei com os alunos ao laboratório de informática ontem, 5ª feira, para dar inicio ao processo de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.os  iniciar a  pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível fazer.
 4ª aula (26/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos  conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.
5ª aula (02/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.
6ª aula (09/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar vídeos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.
7ª aula (16/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ªaula ( 23/04)/9ª aula (10/05-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais,estão inclusos nessa era.
10ª aula ( 07/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 
11ª aula (14/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.
12ª aula ( 21/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.
13ª aula ( 28/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!

Pesquisando e respondendo...

**COMO AS FORMIGAS DORMEM?
SEGUNDO A ENCICLOPÉDIA ANIMAL: AS FORMIGAS TRABALHAM NUMA ESPÉCIE DE TURNOS, ONDE HÁ TROCA DE FORMIGAS PARA REALIZAR AS TAREFAS DO FORMIGUEIRO. AS FORMIGAS NÃO DORMEM PROPRIAMENTE, MAS O SEU METABOLISMO BAIXA E, POR ISSO, ELAS FICAM NUM ESTADO DE LENTIDÃO, OU SEJA "MAIS LERDAS”.

**POR QUE A FORMIGA É TÃO PEQUENA?
AS FORMIGAS TÊM VÁRIOS TAMANHOS. NA VERDADE AS PEQUENAS É UM TIPO DE FORMIGA: AS LAVA-PÉS NATIVA DA AMÉRICA DO SUL, MAS HOJE TAMBÉM ENCONTRADA NO SUL DOS ESTADOS UNIDOS. ELAS COMEM DIVERSOS ALIMENTOS, ENTRE OS QUAIS FRUTAS, LEGUMES E INSETOS. AS FORMIGAS LAVA-PÉS TÊM UMA PICADA DOLOROSA, QUE PRODUZ UMA SENSAÇÃO DE QUEIMADURA. EXÉRCITOS DESSAS FORMIGAS JÁ FORAM RESPONSÁVEIS PELA MORTE DE ANIMAIS DO PORTE DE VACAS. ELAS SÃO CONSIDERADAS UMA PESTE AGRÍCOLA, PORQUE DESTROEM PLANTAS ALIMENTÍCIAS EM DESENVOLVIMENTO. AS FORMIGAS LAVA-PÉS COBREM SEUS FORMIGUEIROS COM PILHAS DE TERRA SÓLIDA, ALGUMAS DAS QUAIS COM 60 CM DE ALTURA. ENTRAM E SAEM POR DIVERSOS TÚNEIS ESCAVADOS NO MONTE.

**COMO É O FORMIGUEIRO POR DENTRO?

CIDADE DAS FORMIGAS


**COMO É FEITO UM FORMIGUEIRO?

                                       
CONSTRUÇÃO DOS FORMIGUEIROS: A GRANDE MAIORIA DAS FORMIGAS CONSTRÓI SEUS NINHOS NA TERRA, ESCAVANDO  POR MEIO DE GALERIAS OU TÚNEIS. ALGUMAS RETIRAM TERRA DO SUBSOLO E A ACUMULAM NA SUPERFÍCIE DA TERRA . OUTRAS CONSTROEM  EM BURACOS E OS COBREM COM PEDACINHOS DE FOLHAS, FORMANDO UMA PAREDE DE ATÉ CINQÜENTA CENTÍMETROS OU MAIS DE ALTURA. CERTAS ESPÉCIES  DE FORMIGA  OCUPAM CAVIDADES JÁ EXISTENTES EM VEGETAIS, OU INSTALAM-SE EM PARTES TRANSFORMADAS EM GALHAS  PRODUZIDAS PELO ATAQUE DE OUTROS INSETOS, EM GERAL PEQUENAS VESPAS. HÁ FORMIGAS QUE COLAM, COM SALIVA, RESTOS  DE FOLHAS, GALHOS E OUTROS MATERIAIS, FORMANDO CASINHAS  EM QUE SE ABRIGAM.

COMO TUDO COMEÇA:
UM FORMIGUEIRO SE INICIA QUANDO UMA FORMIGA-RAINHA RECENTEMENTE FERTILIZADA ABRE UM BURACO NO SOLO, FECHA-SE LÁ DENTRO E PERMANECE ALI COMO PRISIONEIRA VOLUNTÁRIA. OS OVOS CRESCEM EM SEU CORPO POR SEMANAS, ATÉ MESES. QUANDO OS PRIMEIROS OVOS SÃO COLOCADOS E EMERGEM AS LARVAS, A RAINHA ALIMENTA-AS COM SUA SALIVA ATÉ ALCANÇAREM O ESTÁGIO DE PUPAS. AS PRIMEIRAS FORMIGAS OPERÁRIAS NASCEM 6 A 8 SEMANAS, APÓS A OVOPOSIÇÃO. SENDO TÃO POBREMENTE ALIMENTADAS, SÃO ANORMALMENTE PEQUENAS. PORÉM CRESCEM EM IMPORTÂNCIA PARA O FORMIGUEIRO POR QUE SÃO AS PRIMEIRAS A SAÍREM PARA BUSCAR ALIMENTO PARA SI, PARA AS QUE ESTÃO NASCENDO E PARA A RAINHA. UMA IMPORTANTE TAREFA, SEM DÚVIDA, JÁ QUE A RAINHA PERMANECE OVOPOSITANDO POR TODA SUA VIDA.

ATÉ ONDE PODEM IR:
DEIXE-AS LIVRES PARA TRABALHAR, E ALGUMAS ESPÉCIES PODEM CONSTRUIR FORMIGUEIROS PARA 300.000 INDIVÍDUOS OU MAIS. ISTO NÃO É UM FATO RARO POIS ESTAS COLÔNIAS CERTAMENTE TERÃO VÁRIAS RAINHAS, E MUITO BEM ESCONDIDAS PARA REALIZAR A FUNÇÃO DE PROCRIAR SEUS EXÉRCITOS. DENTRE AS ESPÉCIES, VÁRIAS PODEM VIVER DENTRO DE CASAS, ANINHANDO-SE ENTRE PAREDES, EM ÁREAS DO SUBSOLO, NOS SÓTÃOS OU POR ENTRE QUAISQUER FENDAS. SÃO ENCONTRADAS ATÉ EM HOSPITAIS, ONDE FORAM CONSTATADOS CASOS DE INFESTAÇÃO NA ROUPARIA E TRANSMISSÃO DOS GERMES PELO CONTATO AOS PACIENTES. MUITAS VEZES SEU TAMANHO É DIMINUTO, MAS NÃO AFETA SUA CAPACIDADE REPRODUTIVA.
AS SAÚVAS E FORMIGAS-DE-FOGO SÃO ALTAMENTE PREJUDICIAIS ÀS PESSOAS, CÃES, GALINHAS E OUTROS ANIMAIS DOMÉSTICOS. A DOR DE SUA PICADA, E SEU FERRÃO AMEAÇADOR PODEM LEVAR A MAIS DE 3 DIAS DE INCHAÇÃO E FEBRE.
FORMIGAS OU IMPOSTORAS?
FORMIGAS-VOADORAS SÃO FREQÜENTEMENTE CONFUNDIDAS COM CUPINS. SE CARACTERIZAM POR POSSUÍREM UMA FINA LINHA DE CINTURA E TRÊS PARTES DE SEU CORPO EM SEGMENTOS SEPARADOS. AS ASAS DIANTEIRAS DAS FORMIGAS GERALMENTE SÃO MAIORES QUE AS TRASEIRAS. NENHUMA DESTAS CARACTERÍSTICAS IDENTIFICA-SE COM OS CUPINS.
**COMO AS FORMIGAS SE ALIMENTAM DENTRO DO FORMIGUEIRO?
ALGUMAS ESPÉCIES DE FORMIGAS COMEM INSETOS VIVOS ENQUANTO OUTRAS SE ALIMENTAM APENAS DE MATÉRIA ANIMAL EM DECOMPOSIÇÃO. OUTRAS CULTIVAM E COMEM FUNGOS. ALGUMAS FORMIGAS RECOLHEM SEMENTES E GRÃOS PARA SE ALIMENTAR. DIVERSAS ESPÉCIES DE FORMIGAS CUIDAM DE “REBANHOS” DE AFÍDEOS E INSETOS ESCAMOSOS PARA OBTER O LÍQUIDO AÇUCARADO QUE ELES EXCRETAM.

**COMO SURGIRAM AS FORMIGAS?
AS FORMIGAS SÃO CONSIDERAVELMENTE MAIS VELHAS DO QUE SE ACREDITAVA ANTERIORMENTE, TENDO SURGIDO ENTRE 140 E 160 MILHÕES DE ANOS ATRÁS, DE ACORDO COM UMA NOVA PESQUISA PUBLICADA DA REVISTA SCIENCE DESTA SEMANA. ESSES INSETOS, HOJE ENCONTRADOS EM ECOSSISTEMAS TERRESTRES POR TODO O MUNDO, APARENTEMENTE COMEÇARAM A SE DIVERSIFICAR HÁ CERCA DE CEM MILHÕES DE ANOS, ACOMPANHANDO AS PLANTAS QUE TÊM FLORES, DISSERAM OS CIENTISTAS.
**COMO É O TRABALHO DA FORMIGA DENTRO E FORA DO FORMIGUEIRO?
AS FORMIGAS VIVEM EM COLÔNIAS MUITO BEM ORGANIZADAS ONDE CADA INDIVÍDUO TEM UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA. PARA MANTER TUDO EM ORDEM, ELAS TRABALHAM INCESSANTEMENTE. "A QUALQUER MOMENTO DO DIA OU DA NOITE, AS FORMIGAS ESTÃO EM ATIVIDADE. O RESTANTE PERMANECE EM REPOUSO APARENTE, MAS, SE FOR NECESSÁRIO, ENTRA IMEDIATAMENTE EM AÇÃO", ENTRE AS ESPÉCIES CONHECIDAS, AS SAÚVAS E AS QUENQUÉNS FORMAM AS SOCIEDADES MAIS EVOLUÍDAS. A POPULAÇÃO DE SEUS FORMIGUEIROS É DIVIDIDA EM CASTAS, ORGANIZADAS EM TORNO DE UMA RAINHA, QUE PASSA A VIDA COLOCANDO OVOS QUE DARÃO ORIGEM AOS SEUS "SÚDITOS". A MAIS NUMEROSA CASTA É FORMADA PELAS FORMIGAS OPERÁRIAS, QUE PROTEGEM A COLÔNIA E CUIDAM DOS ALIMENTOS E DOS OVOS DA RAINHA. TAMBÉM FAZEM PARTE DESSA MICROSSOCIEDADE AS FÊMEAS ALADAS E OS MACHOS, DUPLA QUE TEM A FUNÇÃO DE ACASALAR E GERAR NOVOS INDIVÍDUOS PARA O GRUPO. O QUE DETERMINA SE UMA FORMIGA VAI SER OPERÁRIA OU FÊMEA ALADA É A QUANTIDADE DE COMIDA QUE ELA RECEBE AINDA NA FASE LARVAL. "AS OPERÁRIAS RECEBEM ALIMENTAÇÃO NORMAL E AS FÊMEAS ALADAS, UMA SUPER ALIMENTAÇÃO.AS FORMIGAS FORMAM UMA SOCIEDADE PERFEITA, CADA GRUPO DE FORMIGAS TEM A SUA FUNÇÃO, FORMAM FORMIGUEIROS IMENSOS, NÃO ACONTECE A TENTATIVA DE UM GRUPO DE FORMIGAS TENTAR PEGAR O LUGAR DAS OUTRAS. AS OPERÁRIAS, SERÃO OPERÁRIAS SEMPRE, ASSIM ACONTECE COM AS ENFERMEIRAS E AS SENTINELAS.
         NAS COLÔNIAS O TRABALHO É DIVIDIDO, MAS QUEM PENSA QUE A RAINHA SE DÁ SEMPRE BEM NO FORMIGUEIRO, ESTÁ ENGANADO. NO FIM ELA SEMPRE MORRE. 

**QUANTAS FORMIGAS EXISTEM NO MUNDO?
IMPOSSÍVEL DIZER, JÁ QUE ELAS SURGIRAM HÁ MAIS DE 100 MILHÕES DE ANOS.

**O QUE ACONTECE COM O FORMIGUEIRO QUANDO CHOVE?

 
 PARA EVITAR QUE O FORMIGUEIRO SEJA INUNDADO QUANDO CHOVE, AS FORMIGAS CONSTROEM UM SISTEMA DE CALHAS SEMELHANTE AO USADO NAS CASAS HUMANAS. ALGUMAS ESPÉCIES TAMBÉM FAZEM UM TIPO DE MORRO COM AREIA DURA NO CENTRO DO FORMIGUEIRO, PARA QUE A ÁGUA ESCOE COMO SE FOSSE UM TELHADO.


**QUAL O MAIOR FORMIGUEIRO DO MUNDO?
UMA EQUIPE DE CIENTISTAS SUÍÇOS, FRANCESES E DINAMARQUESES ANUNCIOU A DESCOBERTA DA MAIOR COLÔNIA DE FORMIGAS DO MUNDO.

A SUPER COLÔNIA OCUPA UMA FAIXA DE 6 MIL QUILÔMETROS QUE COMEÇA NO NOROESTE DA ESPANHA, DESCE ATÉ PORTUGAL, ENTRA NA ESPANHA NOVAMENTE PELO SUDOESTE E SE ESTENDE PELO LITORAL ATÉ O NORTE DA ITÁLIA, PASSANDO TAMBÉM PELA FRANÇA.

ACREDITA-SE QUE HÁ BILHÕES DE FORMIGAS VIVENDO ALI, OCUPANDO MILHÕES DE NINHOS. AS FORMIGAS PERTENCEM À ESPÉCIE LINEPITHEMA HUMILE, ORIGINÁRIA DA ARGENTINA E INTRODUZIDA NA EUROPA HÁ CERCA DE 80 ANOS JUNTO COM PLANTAS QUE FORAM IMPORTADAS.

CURIOSIDADES....

FORMIGAS  ATACAM CUPINZEIRO
                                           
FORMIGAS SE ALIMENTANDO DE PUDIM


**IMAGENS DE UM FORMIGUEIRO ARTIFICIAL DE SAÚVAS


...E PARA TERMINAR...
  INDICAMOS O FILME "FORMIGUINHAZ", QUE  CONTA  A HISTÓRIA DE UMA GRANDE COLÔNIA, ONDE Z (WOODY ALLEN) É UMA FORMIGA MACHO QUE LUTA PARA MANTER SUA INDIVIDUALIDADE DENTRO DO FORMIGUEIRO: ELE NÃO GOSTA DO TRABALHO DE ESCAVAÇÃO QUE É OBRIGADO A FAZER E QUESTIONA O AUTORITARISMO E AS DIVISÕES DE TAREFAS DO LUGAR. AMEAÇADO PELO GENERAL MANDÍBULA (GENE HACKMAN), Z PARTE EM BUSCA DA "INSETOPIA", UM LENDÁRIO E MÁGICO LUGAR CHEIO DE COMIDA E LIBERDADE. NESTA AVENTURA, CONTA COM A COMPANHIA DA PRINCESA BALA (SHARON STONE), TAMBÉM UMA "REBELDE". MAS ELES TERÃO QUE VOLTAR PARA CASA E SALVAR A COLÔNIA DOS TERRÍVIES PLANOS DE MANDÍBULA. EM ALGUMA CENAS FORMIGUINHAZ FAZ REFERÊNCIA A FILMES COMO PULP FICTION E GUERRA NAS ESTRELAS, ALÉM DE MOSTRAR Z EM UMA SESSÃO DE ANÁLISE.

ASSISTA O FILME VOCÊ TAMBÉM, ASSIM PODERÁ MERGULHAR NO MUNDO DE UM FORMIGUEIRO!!!!!!

14ª aula ( 04/06)
ESSA SEMANA VOLTAMOS AOS JOGOS DO FRIV, POR ANTECEDER O FERIADO. E COMO PESQUISAMOS MUITO ESSAS ÚLTIMAS AULAS, DEI UM MOMENTO DE DIVERSÃO AOS FUTUROS PESQUISADORES.

15ª aula ( 11/06)
ESSA SEMANA OS ALUNOS VISITARAM O BLOG, COM TODAS AS PERGUNTAS RESPONDIDAS E TODOS OS VÍDEOS E IMAGENS PESQUISADAS POR ELES. CADA DUPLA OLHOU O BLOG E VIU O QUE PESQUISOU. FOI UM MOMENTO MÁGICO... FICARAM FASCINADOS COM SUA PRODUÇÃO EM RELAÇÃO Á PESQUISA.

16ª aula ( 18/06)
HOJE VISITAMOS O BLOG DO PERÍODO DA MANHÃ( DA EDUCADORA BETE) E DO INTERMEDIÁRIO(DA EDUCADORA SIMONE). OS ALUNOS VIRAM O QUE SEUS COLEGAS DE PERÍODOS PERGUNTARAM E PESQUISARAM.... FOI MUITO LEGAL E ALGUNS PEDIRAM PARA LER ALGUMAS PESQUISAS E COMENTARMOS... GOSTARAM DOS VÍDEOS, FOTOS E O QUE FOI COLOCADO NO BLOG. PERCEBI O INTERESSE DE CONSULTA PELOS ALUNOS.

17ª aula ( 25/06)

NESSA AULA ASSISTIMOS O FILME INDICADO NA PESQUISA, COMO FECHAMENTO DO TRABALHO... FORMIGUINHAZ

18ª aula (02/07)

OS ALUNOS VOLTARAM A ACESSAR A INTERNET  E EXPLORARAM O SITE DA TURMA DA  MÔNICA. DESCOBRIRAM SOZINHOS ALGUNS RECURSOS  COMO JOGOS/PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. FOI MUITO LEGAL, PRINCIPALMENTE PORQUE NÃO ESPERARAM POR MIM PARA AUXILIÁ-LOS EM SUAS DESCOBERTAS, COM ISSO PERCEBO QUE ESTÃO PERDENDO O MEDO DE ACESSAREM A INTERNET  E DOS COMPUTADORES. UFA!!!!!! ISSO JÁ É UM GRANDE AVANÇO,POIS MESMO OS ALUNOS QUE AINDA POSSUEM DIFICULDADES NA LEITURA JÁ CONSEGUEM(JUNTO COM UM ALFABÉTICO) FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS E FAZER DESCOBERTAS.
ASSIM TERMINO O SEMESTRE MUITO FELIZ E ANSIOSA PELO SEGUNDO SEMESTRE.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 


RECESSO ESCOLAR ( 09/07 à 22/07)

6 comentários:

  1. Estamos formigando de curiosidade!!!
    Profª Tati

    ResponderExcluir
  2. Olá ProfªSolange eu gostei muito do blog suas aulas são muito legais te adoro.
    Manuella 2ºG Sala:03

    ResponderExcluir
  3. ola profssora:solange eu gostei muito do blog suas aula sao muito legais te adoro

    ResponderExcluir
  4. Olá professora Solange, gostei muito do projeto que foi realizado, achei bem criativo e bem elaborado, parabéns a você e aos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oobrigado giovanna assis parabens pra voce tanbem
      beijos profa:sol

      Excluir
  5. professora as suas aulas são muito legai são muito criativas eu aprendi muito nas aulas com vc a gente estava no tema de formigas e em que tema estamos agora professora ?

    ResponderExcluir