3º ano C - Profª Helzilene

1ª aula(05/03)
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 8/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar  muitos queriam saber quando iriamos para sala de informatica mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teriamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que cada aluno fosse desenhando as partes de um boneco na folha de  papel que dei para cada um.Depois que desenharam a cabeça, perguntei à eles onde seu pensamento os levariam naquele momento; depois que pensaram escreveram próximo a cabeça do boneco. O mesmo aconteceu com os olhos quando perguntei o que gostariam de ver ou conhecer; depois colocaram um sorriso no rosto do boneco. Continuamos a montar o boneco e desenhamos as mãos, então perguntei o que poderiam  e gostariam fazer, depois foram os pés e perguntei onde os levariam e por fim desenharam o coração e escreveram o que queriam ser. Pedi que pensassem em assuntos que gostariam de pesquisar e trazer para a próxima aula.

 O que quero ser...
 Onde quero ir...
Modelo
Praia
Policial
 Zoológico
Veterinário
Shopping
Cantor
 Estados Unidos
Motociclista
Parque
Jogador
Show
Roqueira
Fortaleza
Dançarina
Rio de Janeiro
Cabelereiro
Nova York
Engenheiro
França
Portugal













2ª aula(12/03)
A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.

O mais votado foi Esportes. Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.


Perguntas elaboradas pelos alunos:
  1. O que é esporte?
  2. Quem criou o esporte?
  3. Quem criou as medalhas e por que?
  4. De onde vem o Karatê? E a capoeira? E o vôlei?
  5. Quais as regras do : karatê/capoeira/vôlei?
  6. Por que o Karatê é um esporte?
  7. Por que  a capoeira é uma luta?
  8. Por que se joga vôlei co mas mãos e não com os pés?
  9. Por que os esportes tem regras?
  10. Como o esporte contribui para melhorar nossa saúde?
  11. Todo jogo é esporte?
3ª aula(19/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os videos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos  iniciar a  pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.
Voltei com os alunos ao laboratório de informática ontem, 6ª feira, para dar inicio ao processo de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.
4ª aula (26/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos  conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.
Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.
5ª aula (02/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.
6ª aula (09/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar videos google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.
7ª aula (16/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ªaula ( 23/04)/9ª aula (07/05-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais, realmente inclusos nessa era.
10ª aula (07/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 
11ª aula (14/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.
12ª aula ( 21/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.
13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!

Pesquisando e respondendo...
** O QUE SIGNIFICA (O QUE É) ESPORTE? 
O TERMO ESPORTE SE REFERE A QUALQUER TIPO DE PRÁTICA QUE ESTEJA VINCULADA A FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÕES, CUJO PAPEL É O DE REGULAMENTAR AS REGRAS DESSA PRÁTICA. ISSO SIGNIFICA QUE AS REGRAS DE UM ESPORTE SÃO FIXAS E NUNCA PODEM SER MODIFICADAS DURANTE UM CAMPEONATO. ALIÁS, ESSE É OUTRO OBJETIVO DAS FEDERAÇÕES: ORGANIZAR CAMPEONATOS, CUJOS CAMPEÕES SEMPRE TÊM EM VISTA O PRÊMIO, QUE PODE SER DINHEIRO, MEDALHAS OU TROFÉUS, POR EXEMPLO. DESSA EXPLICAÇÃO PODEMOS EXTRAIR QUATRO CARACTERÍSTICAS QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA DIZER SE DETERMINADA PRÁTICA É UM ESPORTE: 1) TER REGRAS FIXAS; 2) A SUBORDINAÇÃO DESSA PRÁTICA A ALGUM ÓRGÃO OFICIAL; 3) É UMA ATIVIDADE COMPETITIVA; 4) O ATLETA ESTÁ SEMPRE EM BUSCA DE UM TIPO DE RECOMPENSA MAIOR DO QUE O PRAZER DE PRATICAR O ESPORTE: ELE É UM PROFISSIONAL QUE GANHA A VIDA (OU PRETENDE GANHAR, NO CASO DE ATLETA AMADORES) POR MEIO DO ESPORTE, SEJA COM PATROCÍNIO OU COM OS PRÊMIOS DADOS NAS COMPETIÇÕES.

** QUEM CRIOU O ESPORTE?
HÁ RELATOS DE QUE OS EGÍPCIOS E OS CHINESES FORAM OS PRIMEIROS A ENTENDER OS ESPORTES COMO FORMAS DE EXIBIÇÃO FÍSICA E DIVERTIMENTO. NO ENTANTO, FOI NA GRÉCIA, HÁ MAIS DE TRÊS MIL ANOS, QUE ESTAS ATIVIDADES SE DESENVOLVERAM.
OS MAIS FAMOSOS JOGOS CELEBRADOS ALI ERAM CHAMADOS DE OLÍMPICOS. ELES LEVAVAM ESTE NOME PORQUE ACONTECIAM NA CIDADE DE OLÍMPIA. NAQUELA ÉPOCA, DISPUTAVA-SE LUTA, CORRIDA, LANÇAMENTO DE DISCO E SALTO À DISTÂNCIA (TUDO O QUE DEPOIS FICOU CONHECIDO COMO PROVAS DE ATLETISMO). SÓ OS HOMENS PODIAM PARTICIPAR OU ASSISTIR. AO VENCEREM, ERAM COROADOS E CONSIDERADOS HERÓIS.
QUANDO OS GREGOS FORAM DOMINADOS PELOS ROMANOS, OS JOGOS OLÍMPICOS PERDERAM IMPORTÂNCIA E FORAM PROIBIDOS. SOMENTE NO SÉC. XIX, NA EUROPA, É QUE O ESPORTE RESSURGIU. E ENTÃO, EM 1896, A COMPETIÇÃO DE JOGOS OLÍMPICOS(OU OLIMPÍADA) RENASCEU NA GRÉCIA. SEU IDEALIZADOR, FOI UM FRANCÊS, O BARÃO PIERRE DE FREDY, DONO DA FAMOSA FRASE :
" O IMPORTANTE NÃO É VENCER, MAS COMPETIR".
 **QUEM CRIOU AS MEDALHAS E POR QUE?
NA VERDADE AS MEDALHAS VIERAM SUBSTITUIR OS PRÊMIOS EM DINHEIRO QUE ERAM OFERECIDOS AOS GANHADORES DAS COMPETIÇÕES OLÍMPICAS,EM 1896 NAS DIVERSAS MODALIDADES,COM O BARÃO DE COUBERTIN, NA VERSÃO MODERNA DOS FESTIVAIS ESPORTIVOS GREGOS,NA CIDADE DE ATENAS.

** DE ONDE VEM O CARATÊ? 


A PALAVRA CARATÊ É DE ORIGEM JAPONESA, E SIGNIFICA “MÃOS VAZIAS”.
 KARA = VAZIO   TÊ = MÃO
 QUEM PRATICA CARATÊ É CHAMADO DE “CARATECA”. 
O CARATÊ SURGIU NO SÉCULO XVIII EM OKINAWA, SUL DO JAPÃO, ÉPOCA EM QUE AS ARMAS ERAM PROIBIDAS NAQUELA REGIÃO, E POR ISSO FEZ COM QUE MUITAS NAÇÕES PRATICASSEM AS ARTES MARCIAIS DESARMADAS, DANDO ORIGEM AO CARATÊ. 
A PARTIR DO ANO DE 1950, O CARATÊ SE ESPALHOU POR TODO O MUNDO COMO UM EXERCÍCIO PARA DESENVOLVER A AGILIDADE, FORÇA E AUTO-DEFESA.
 NO CARATÊ SÃO USADAS AS PARTES DO CORPO (MÃO, PÉS, BRAÇOS, PERNAS, CÉREBRO ETC.), COMO MEIOS DE AUTO-DEFESA.
 A PRÁTICA DO CARATÊ PERMITE UMA DISCIPLINARIDADE DO CORPO E DA MENTE, E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA É CONSIDERADO UMA ÓTIMA ATIVIDADE TERAPÊUTICA.
 MUITAS OUTRAS VANTAGENS TEM O CARATÊ, COMO O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA, E O CONDICIONAMENTO FÍSICO.










**DE ONDE VEM A CAPOEIRA?


     RAÍZES AFRICANAS 

     A HISTÓRIA DA CAPOEIRA COMEÇA NO SÉCULO XVI, NA ÉPOCA EM QUE O BRASIL ERA COLÔNIA DE PORTUGAL. A MÃO-DE-OBRA ESCRAVA AFRICANA FOI MUITO UTILIZADA NO BRASIL, PRINCIPALMENTE NOS ENGENHOS (FAZENDAS PRODUTORAS DE AÇÚCAR) DO NORDESTE BRASILEIRO. MUITOS DESTES ESCRAVOS VINHAM DA REGIÃO DE ANGOLA, TAMBÉM COLÔNIA PORTUGUESA. OS ANGOLANOS, NA ÁFRICA, FAZIAM MUITAS DANÇAS AO SOM DE MÚSICAS.  AO CHEGAREM AO BRASIL, OS AFRICANOS PERCEBERAM A NECESSIDADE DE DESENVOLVER FORMAS DE PROTEÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA E REPRESSÃO DOS COLONIZADORES BRASILEIROS. ERAM CONSTANTEMENTE ALVOS DE PRÁTICAS VIOLENTAS E CASTIGOS DOS SENHORES DE ENGENHO. QUANDO FUGIAM DAS FAZENDAS, ERAM PERSEGUIDOS PELOS CAPITÃES-DO-MATO, QUE TINHAM UMA MANEIRA DE CAPTURA MUITO VIOLENTA.
OS SENHORES DE ENGENHO PROIBIAM OS ESCRAVOS DE PRATICAR QUALQUER TIPO DE LUTA. LOGO, OS ESCRAVOS UTILIZARAM O RITMO E OS MOVIMENTOS DE SUAS DANÇAS AFRICANAS, ADAPTANDO A UM TIPO DE LUTA. SURGIA ASSIM A CAPOEIRA, UMA ARTE MARCIAL DISFARÇADA DE DANÇA. FOI UM INSTRUMENTO IMPORTANTE DA RESISTÊNCIA CULTURAL E FÍSICA DOS ESCRAVOS BRASILEIROS.
A PRÁTICA DA CAPOEIRA OCORRIA EM TERREIROS PRÓXIMOS ÀS SENZALAS (GALPÕES QUE SERVIAM DE DORMITÓRIO PARA OS ESCRAVOS) E TINHA COMO FUNÇÕES PRINCIPAIS À MANUTENÇÃO DA CULTURA, O ALÍVIO DO ESTRESSE DO TRABALHO E A MANUTENÇÃO DA SAÚDE FÍSICA. MUITAS VEZES, AS LUTAS OCORRIAM EM CAMPOS COM PEQUENOS ARBUSTOS, CHAMADOS NA ÉPOCA DE CAPOEIRA OU CAPOEIRÃO. DO NOME DESTE LUGAR SURGIU O NOME DESTA LUTA.
ATÉ O ANO DE 1930, A PRÁTICA DA CAPOEIRA FICOU PROIBIDA NO BRASIL, POIS ERA VISTA COMO UMA PRÁTICA VIOLENTA E SUBVERSIVA. A POLÍCIA RECEBIA ORIENTAÇÕES PARA PRENDER OS CAPOEIRISTAS QUE PRATICAVAM ESTA LUTA. EM 1930, UM IMPORTANTE CAPOEIRISTA BRASILEIRO, MESTRE BIMBA, APRESENTOU A LUTA PARA O ENTÃO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS. O PRESIDENTE GOSTOU TANTO DESTA ARTE QUE A TRANSFORMOU EM ESPORTE NACIONAL BRASILEIRO.

TRÊS ESTILOS DA CAPOEIRA 
      A CAPOEIRA POSSUI TRÊS ESTILOS QUE SE DIFERENCIAM NOS MOVIMENTOS E NO RITMO MUSICAL DE ACOMPANHAMENTO. O ESTILO MAIS ANTIGO, CRIADO NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO, É A CAPOEIRA ANGOLA. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESTE ESTILO SÃO: RITMO MUSICAL LENTO, GOLPES JOGADOS MAIS BAIXOS (PRÓXIMOS AO SOLO) E MUITA MALÍCIA. O ESTILO REGIONAL CARACTERIZA-SE PELA MISTURA DA MALÍCIA DA CAPOEIRA ANGOLA COM O JOGO RÁPIDO DE MOVIMENTOS, AO SOM DO BERIMBAU. OS GOLPES SÃO RÁPIDOS E SECOS, SENDO QUE AS ACROBACIAS NÃO SÃO UTILIZADAS. JÁ O TERCEIRO TIPO DE CAPOEIRA É O CONTEMPORÂNEO, QUE UNE UM POUCO DOS DOIS PRIMEIROS ESTILOS. ESTE ÚLTIMO ESTILO DE CAPOEIRA É O MAIS PRATICADO NA ATUALIDADE.











**DE ONDE VEM O VOLEIBOL?

SURGIU NO ANO DE 1895, EM MASSACHUSETTS, EUA, SURGE O VOLEIBOL, CRIADO PELO DIRETOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, WILLIAM GEORGE MORGAN.
ESTE JOGO FOI CRIADO PENSANDO EM PESSOAS MAIS VELHAS, OU PESSOAS QUE NÃO PODIAM PRATICAR O ESPORTE QUE NA ÉPOCA ERA MODA, O
BASQUETE, POIS ERA UM JOGO QUE HAVIA MUITA AGRESSIVIDADE E EXIGIA FORÇA, E UM BOM CONDICIONAMENTO FÍSICO.
DESTE MODO, FOI CRIADO O VOLEIBOL, UM JOGO QUE PODERIA SER PRATICADO POR HOMENS, MULHERES, DE QUALQUER IDADE.
DE INICIO, O VOLEIBOL ERA IMPROVISADO NA QUADRA DE BASQUETE, E A REDE ERA A MESMA REDE DO TÊNIS, A BOLA TAMBÉM NÃO ERA APROPRIADA, A CÂMARA DA BOLA DE BASQUETE ERA USADA COMO BOLA DE VÔLEI.
DOIS ANOS APÓS O SEU SURGIMENTO, COMEÇARAM A SEREM IMPOSTAS AS REGRAS DO VOLEIBOL.
O JOGO É DISPUTADO POR DUAS EQUIPES, CADA UMA COM SEIS JOGADORES. OS COMPETIDORES DEVEM PASSAR A BOLA POR CIMA DA REDE DE UM JEITO QUE A FAÇA BATER NO CHÃO DA QUADRA DA EQUIPE ADVERSÁRIA, E SIMULTANEAMENTE, FAZER A DEFESA PARA QUE A OUTRA EQUIPE NÃO MARQUE PONTOS.
NO ANO DE 1964, O VOLEIBOL ESTREOU NOS JOGOS OLÍMPICOS, EM TÓQUIO. ATUALMENTE, O VOLEIBOL É PRATICADO MUNDIALMENTE.










SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE VÔLEI                                                           
 SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE VÔLEI

**QUAIS SÃO AS REGRAS DO CARATÊ?

1. ADOTA-SE O SISTEMA DE QUATRO JUÍZES (4 JUÍZES MAIS 1 ÁRBITRO). CADA JUIZ ESTARÁ SENTADO EM UM CANTO DA ÁREA DE COMPETIÇÃO NA ZONA DE SEGURANÇA. O ÁRBITRO PODE SE MOVER EM TORNO DE TODO O TATAMI, INCLUINDO A ÁREA DE SEGURANÇA ONDE ESTÃO SENTADOS OS JUÍZES.

2. OS TREINADORES SE SENTARÃO FORA DA ÁREA DE SEGURANÇA AO LADOS DO TATAMI DE FRENTE PARA A MESA OFICIAL.

3. É OBRIGATÓRIO O PROTETOR DE CORPO PARA TODOS OS COMPETIDORES E O PROTETOR DE PEITO PARA AS MULHERES (A REGRA JÁ FOI APROVADA). 

4. TODOS OS PONTOS E PENALIZAÇÕES DEVERÃO TER O APOIO DE PELO MENOS 2 JUÍZES. O ÁRBITRO SOMENTE VOTA EM CASOS QUE EXIJAM UM DESEMPATE (POR EXEMPLO, SE DOIS JUÍZES OPINAM AO CONTRÁRIO DO QUE OS OUTROS DOIS), E NO HANTEI, APÓS A CONCLUSÃO DE UM ENCONTRO COM EMPATE OU SEM PONTUAÇÃO.

5. OS JUÍZES PODEM INDICAR PONTO OU PENALIDADES ANTES DO ÁRBITRO PARAR O COMBATE. O ÁRBITRO DEVE PARAR O COMBATE SE DOIS OU MAIS JUÍZES ASSINALAM UM PONTO, UMA ADVERTÊNCIA OU UMA PENALIZAÇÃO AO MESMO COMPETIDOR.

6. O ÁRBITRO PODE PARAR O CONFRONTO ANTES DOS JUÍZES O INDICAREM, PORÉM, ANTES DE ANUNCIAR PONTO, ADVERTÊNCIA OU PENALIDADES DEVERÁ ESPERAR AS OPINIÕES DOS JUÍZES.

7. EM CASO DE CONTATO, O ÁRBITRO PODERÁ PEDIR AOS JUÍZES QUE RECONSIDEREM OS PONTOS ATRIBUÍDOS SE O EXAME AO COMPETIDOR INDICAR LESÃO.

8. NO CASO EM QUE AMBOS OS COMPETIDORES RECEBAM CADA UM BANDEIRA DE DOIS JUÍZES, O ÁRBITRO DARÁ O PONTO PARA AMBOS.
9. NO CASO EM QUE UM MESMO COMPETIDOR RECEBA 2 BANDEIRAS DE PONTO E 2 BANDEIRAS
DA PENALIDADE C1, ENTÃO, SERÁ O ÁRBITRO QUE DECIDIRÁ, POR ESTAR NA MELHOR POSIÇÃO PARA DECIDIR SE HOUVE CONTATO.

10. SE 2 BANDEIRAS MOSTRAM A PONTUAÇÃO DIFERENTE PARA O MESMO COMPETIDOR,DARÁ A PONTUAÇÃO MAIS BAIXA. O MESMO SE APLICARÁ PARA ADVERTÊNCIAS E PENALIDADES. NO ENTANTO, QUANDO HÁ MAIORIA ENTRE OS JUÍZES, PARA UM GRAU DE PONTUAÇÃO, A OPINIÃO MAJORITÁRIA TERÁ PRIORIDADE SOBRE A ESCOLHA DA PONTUAÇÃO, ADVERTÊNCIA OU PENALIDADE MAIS BAIXA.

11. É EXTINTO O SAI SHIAI. SE AS PONTUAÇÕES SÃO IGUAIS, OU NÃO HOUVER PONTUAÇÃO, O RESULTADO SE DECIDIRÁ POR HANTEI NO FINAL DO TEMPO. SE UM ENCONTRO DE EQUIPES NÃO PODE SER DECIDIDO PELO NÚMERO DE VITÓRIAS OU O PELO NÚMERO DE PONTOS OBTIDOS, CADA EQUIPE IRÁ ESCOLHER UM COMPETIDOR PARA UMACONFRONTO EXTRA. SE ESTE CONFRONTO TAMBÉM NÃO FOI CONCLUSIVO, SE DECIDIRÁ POR HANTEI, O QUAL DETERMINARÁ TAMBÉM O RESULTADO DO ENCONTRO DE EQUIPES.

12. KANSA SERÁ RENOMEADO PARA ‘SUPERVISOR DO CONFRONTO”. O CHEFE DE QUADRA PASSA A SER CHAMADO DE “ADMINISTRADOR DO TATAMI”.
13. O “SUPERVISOR DE CONFRONTO” (ANTES KANSA), NÃO PARTICIPARÁ DAS CERIMÔNIAS DE SAUDAÇÃO, NAS QUAIS ESTARÃO SOMENTE OS JUÍZES E O ÁRBITRO.

14. AS EXPLICAÇÕES SUGEREM QUE, SEMPRE QUE FOR POSSÍVEL, SE RODIZIEM AS POSIÇÕES DE JUIZ E ÁRBITRO DURANTE OS CONFRONTOS DA EQUIPE.

15. NÃO SE DARÃO PONTOS POR ADVERTÊNCIAS, NEM POR PENALIDADES, COM EXCEÇÃO DOS 8 PONTOS EM UM CONFRONTO POR EQUIPES, GANHO POR PENALIDADE.
16. POR EXAGERO, A MÍNIMA ADVERTÊNCIA A SER DADA, SERÁ UM HANSOKU CHUI DIRETO, DA CATEGORIA C2.

17. FUGIR DA LUTA OU PERDER TEMPO DURANTE O ATOSHI BARAKU SERÁ PENALIZADO DIRETO, COM HANSOKU CHUI DA CATEGORIAS C2.

18. SE ADICIONA A PASSIVIDADE À LISTA DE COMPORTAMENTOS PROIBIDOS. A NOVA SINALIZAÇÃO DO ÁRBITRO, É FAZER CÍRCULOS COM OS PUNHOS NA FRENTE DO PEITO. O SINAL CORRESPONDENTE DA BANDEIRA É APONTAR PARA DENTRO COM AS BANDEIRAS E FAZER CÍRCULOS COM ELAS.

19. PARA O PRIMEIRO JOGAI SE DARÁ NO MÍNIMO UM CHUKOKU, MESMO QUE NÃO TENHA COMETIDO NENHUMA OUTRA INFRAÇÃO DA CATEGORIA C2. 

20. COMO REGRA GERAL, OS COMPETIDORES FERIDOS SERÃO EXAMINADOS PELO MÉDICO FORA DO TATAME, A MENOS QUE A LESÃO EXIJA O CONTRÁRIO.

21. NOMENCLATURA: IPPON É SUBSTITUIDO POR YUKO (1 PONTO), NIHON É SUBSTITUÍDO POR WAZA-ARI (2 PONTOS), E SANBON É SUBSTITUÍDO POR IPPON (3 PONTOS).

22. SE UM COMPETIDOR REALIZA UMA COMBINAÇÃO DE TÉCNICAS ANTES DO YAME, SE PONTUARÁ A TÉCNICA DE MAIOR VALOR (POR EXEMPLO, SE UM COMPETIDOR REALIZAR UM CHUTE APÓS TER REALIZADO UM ATAQUE DE MÃO, O ATLETA RECEBERÁ A PONTUAÇÃO PELO CHUTE POR SER A TÉCNICA DE MAIOR VALOR). 

**QUAIS AS REGRAS DA CAPOEIRA?
UM SISTEMA DE ENSINO COM RIGOR PEDAGÓGICO: MÉTODO DE ENSINO, LIÇÕES, AVALIAÇÕES, TURMA DE ALUNOS, AULAS E RODAS EM DIAS E HORARIOS DEFINIDOS, LIVROS DE MATRÍCULA, CONTROLE DE MENSALIDADE, APOSTILAS. NA ACADEMIA HAVÍA UM QUADRO CONTENDO UM REGULAMENTO COM NOVE ITENS, ENVOLVENDO ASPECTOS TÉCNICOS E DISCIPLINARES:

1.DEIXE DE FUMAR. PROIBIDO FUMAR DURANTE OS TREINOS.

2. DEIXE DE BEBER. O USO DO ALCOOL PREJUDICA O METABOLISMO MUSCULAR.

3. EVITE DEMONSTRAR AOS SEUS AMIGOS DE FORA DA "RODA" DE CAPOEIRA SEUS PROGRESSOS. LEMBRE-SE DE QUE A SURPRESA É A MELHOR ALIADA NUMA LUTA.

4. EVITE CONVERSA DURANTE O TREINO. VOCE ESTA PAGANDO O TEMPO QUE ESTA NA ACADEMIA, E OBSERVANDO OS OUTROS LUTADORES, APRENDERÁ MAIS.

5. PROCURE GINGAR SEMPRE.

6. PRATIQUE DIARIAMENTE OS EXERCICIOS FUNDAMENTAIS.

7. NÃO TENHA MEDO DE SE APROXIMAR DO OPONENTE. QUANTO MAIS PROXIMO SE MANTIVER, MELHOR APRENDERA.

8. CONSERVE O CORPO RELAXADO.

9. MELHOR APANHAR NA RODA DO QUE NA RUA. QUEM FOI ALUNO DE MESTRE BIMBA, LEMBRA-SE DO RIGOR NO CUMPRIMENTO DOS HORÁRIOS.
** QUAIS AS REGRAS DO VOLEIBOL?
OS PARTICIPANTES
OS JOGADORES QUE NÃO ESTÃO EM CAMPO DEVEM PERMANECER SENTADOS NO BANCO DE RESERVAS OU EM SUA ÁREA DE AQUECIMENTO CORRESPONDENTE. O TÉCNICO E OS OUTROS MEMBROS DA EQUIPE DEVEM ESTAR SENTADOS NO BANCO DE RESERVAS, MAS PODEM DEIXÁ-LO TEMPORARIAMENTE. OS BANCOS DE RESERVAS DAS EQUIPES FICAM LOCALIZADAS EM CADA LADO DA MESA DO APONTADOR, FORA DA ZONA LIVRE. SOMENTE AOS MEMBROS INTEGRANTES DA EQUIPE É PERMITIDO SENTAR NO BANCO DE RESERVAS DURANTE O JOGO E PARTICIPAR DO AQUECIMENTO. DURANTE O JOGO, OS JOGADORES QUE NÃO ESTAÇÃO JOGANDO PODEM REALIZAR AQUECIMENTO SEM BOLA NA ÁREA QUE É DETERMINADA PARA ESSE FIM, E TAMBÉM, DURANTE OS TEMPOS TÉCNICOS E DE DESCANSO, NA ZONA LIVRE NO FUNDO DA SUA QUADRA. NOS INTERVALOS ENTRES OS SETES, OS JOGADORES PODEM USAR BOLAS PARA AQUECIMENTO NA ZONA LIVRE.
COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
É CONSTITUÍDA DE NO MÁXIMO 12 JOGADORES, UM TÉCNICO, UM ASSISTENTE TÉCNICO, UM PREPARADOR FÍSICO E UM MÉDICO.
UM DOS JOGADORES É O CAPITÃO DA EQUIPE E COMO TAL DEVE SER INDICADO NA SÚMULA DO JOGO.
NAS COMPETIÇÕES MUNDIAIS DA FIVB O MÉDICO DEVE SER CREDENCIADO PELA FUVB.
CADA JOGADOR TEM A OPÇÃO DE REGISTRAR, ENTRE SEUS JOGADORES, UM JOGADOR ESPECIALIZADO EM DEFESA "LIBERO".
SOMENTE OS JOGADORES REGISTRADOS NA SÚMULA PODEM ENTRAR NA QUADRA E PARTICIPAR DO JOGO. APÓS O CAPITÃO DA EQUIPE E O TÉCNICO TEREM ASSINADO A SÚMULA, O REGISTRO DOS JOGADORES NÃO PODE MAIS SER MUDADO.
UNIFORME
O UNIFORME DOS JOGADORES CONSISTE EM CAMISA, CALÇÃO, MEIA E TÊNIS.
AS CAMISAS, CALÇÃO E MEIAS DEVEM SER IGUAIS E TER A MESMA COR PARA TODOS DA MESMA EQUIPE (EXCETO O LIBERO).
O TÉNIS DEVE SER LEVE E FLEXÍVEL, COM SOLA DE BORRACHA OU DE COURO, SEM SALTO.
A CAMISA DOS JOGADORES DEVE SER NUMERADA DE 1 A 18.
O NÚMERO DEVE SER COLOCADO NO CENTRO DAS CAMISAS, TANTO NA FRENTE QUANTO NAS COSTAS.
ALTURA DA REDE
UMA REDE É INSTALADA VERTICALMENTE SOBRE O EIXO DA LINHA CENTRAL. A ALTURA DA REDE DEVE SER DE 2,43 METROS PARA EQUIPES MASCULINAS E DE 2,24 METROS PARA EQUIPES FEMININAS. ESTA ALTURA É MEDIDA NO CENTRO DA QUADRA DE JOGO. AS DUAS EXTREMIDADES DA REDE (ACIMA DAS LINHAS LATERAIS) DEVEM ESTAR NA MESMA ALTURA E NÃO PODEM EXCEDER A ALTURA REGULARMENTE EM MAIS DE 2 METROS.
ESTRUTURA
A REDE MEDE 1 METRO DE LARGURA POR 9,50 METROS DE COMPRIMENTO E É FEITA EM MALHAS NA COR PRETA FORMANDO QUADRADOS DE 10 CM DE LADO.
NA PARTE SUPERIOR HÁ UMA FAIXA HORIZONTAL BRANCA, DE 5 CM DE LARGURA, FEITA DE UMA TELA DOBRADA AO MEIO E QUE É COSTURADA AO LONGO DO COMPRIMENTO DA REDE. EM CADA EXTREMIDADE DA PARTE SUPERIOR DA REDE HÁ UMA ABERTURA ATRAVÉS DA QUAL PASSA UMA CORDA QUE A PRENDE AOS POSTES PARA MANTÊ- LÁ ESTICADA.
DENTRO DESSA FAIXA PASSA UM CABO FLEXÍVEL QUE PRENDE A REDE AOS PÉS DO POSTES E MANTÉM SUA PARTE SUPERIOR ESTICADA.
NA PARTE INFERIOR DA REDE (SEM FAIXA HORIZONTAL) UMA CORDA PASSA ATRAVÉS DAS MALHAS A FIM DE AMARRÁ-LA AOS POSTES E MANTER A PARTE INFERIOR ESTICADA.
FAIXAS LATERAIS
AS FAIXAS BRANCAS SÃO COLOCADAS VERTICALMENTE NA REDE, DIRETAMENTE ACIMA DE CADA LINHA LATERAL. ELAS MEDEM 5 METROS DE LARGURA E 1 METRO DE COMPRIMENTO E SÃO CONSIDERADAS PARTES INTEGRANTES DA REDE.
POSTES
OS POSTES QUE SUSTENTAM A REDE DEVEM ESTAR A UMA DISTÂNCIA DE 50 CM A 1 METRO DE CADA LINHA LATERAL. ELES DEVEM TER UMA ALTURA DE 2,55 METROS E DEVEM SER PREFERENCIALMENTE AJUSTÁVEIS.
OS POSTES DEVEM SER REDONDO, LISOS E FIXADOS AO SOLO. È PROIBIDO A FIXAÇÃO DOS POSTES POR MEIO DE CABOS. TODA INSTALAÇÃO QUE APRESENTE PERIGO OU OBSTÁCULOS DEVE SER ELIMINADA.
BOLAS
A BOLA DEVE SER ESFÉRICA, SENDO SUA CAPA FEITA DE COURO FLEXÍVEL OU COURO SINTÉTICO E A CÂMARA INTERIOR FEITA DE BORRACHA OU MATERIAL SIMILAR.
SUA COR PODE SER UNIFORME E CLARA OU UMA COMBINAÇÃO DE CORES
O COURO SINTÉTICO E A COMBINAÇÃO DE CORES DAS BOLAS USADAS EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS OFICIAIS DEVERÃO OBEDECER AOS PADRÕES DA FIVB.
A CIRCUNFERÊNCIA DEVE SER DE 65 CM A 67 CM E O PESO DE 260 G A 280 G.
A PRESSÃO INTERNA DEVE SER DE 0,30 KG/CM A 0,325KG/CM (294,3 MBAR A 318,82 MBAR OU HPA) OU 0,423 IBS A 0,456 IBS.
RESPONSÁVEIS PELAS EQUIPES
O CAPITÃO DA EQUIPE E O TÉCNICO SÃO RESPONSÁVEIS PELA CONDUTA E DISCIPLINA DE TODOS OS MEMBROS DE SUA EQUIPES.
TÉCNICO (ANTES DO JOGO)
O TÉCNICO REGISTRA OU CONFERE OS NOMES E NÚMEROS DE SEUS JOGADORES COLOCADOS NA SÚMULA E ASSINA EM SEGUIDA.
DURANTE O JOGO: ENTREGA AO APONTADOR OU AO SEGUNDO ÁRBITRO, ANTES DE CADA SETE, O FORMULÁRIO DE ORDEM DE SAQUE DEVIDAMENTE PREENCHIDO E ASSINADO.
SENTA-SE NO BANCO DE SUA EQUIPE O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO APONTADOR PODENDO DEIXÁ-LO TEMPORARIAMENTE;TODA AÇÃO DE JOGO DE UMA EQUIPE CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU QUE RESULTE EM SUA VIOLAÇÃO É UMA FALTA DE JOGO E DEVE SER APITADO POR UM DOS ÁRBITROS. OS ÁRBITROS JULGAM AS FALTAS E DETERMINAM A PENALIZAÇÃO CONFORME ESTAS REGRAS.
SE DUAS OU MAIS FALTAS SÃO COMETIDAS SUCESSIVAMENTE, SOMENTE A PRIMEIRA É CONSIDERADA.
SE DUAS OU MAIS FALTAS SÃO COMETIDAS SIMULTANEAMENTE, POR DOIS ADVERSÁRIOS, CONSIDERA-SE UMA FALTA DUPLA E O RALLY É REPETIDO.
ANTES DO INÍCIO DO JOGO
O CAPITÃO DA EQUIPE ASSINA A SÚMULA DO JOGO E REPRESENTA SUA EQUIPE NO SORTEIO.
DURANTE O JOGO
O CAPITÃO DA EQUIPE DESEMPENHA SUAS FUNÇÕES DE CAPITÃO ENQUANTO PERMANECE NA QUADRA. QUANDO SUBSTITUÍDO, DEVE SER DESIGNADO PELO TÉCNICO OU PELO PRÓPRIO CAPITÃO, UM JOGADOR QUE DESEMPENHA AS FUNÇÕES DE CAPITÃO DA EQUIPE.
ESTE CAPITÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELA EQUIPE: ATÉ QUE SEJA SUBSTITUÍDO, O CAPITÃO RETORNE Á QUADRA OU O SETE TERMINE.
QUANDO A BOLA ESTIVER FORA DE JOGO SOMENTE O CAPITÃO DA EQUIPE ESTÁ AUTORIZADO A SE DIRIGIR AOS ÁRBITROS PARA: SOLICITAR EXPLICAÇÕES NA APLICAÇÃO OU INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS E SUBMETER AOS ÁRBITROS OS PEDIDOS E PERGUNTAS DE SEUS COLEGAS DE EQUIPE. CASO A EXPLICAÇÃO NÃO O SATISFAÇA, ELE DEVE, IMEDIATAMENTE, COMUNICAR AO PRIMEIRO ÁRBITRO QUE SE RESERVA O DIREITO DE TER O SEU DESACORDO REGISTRADO NA SÚMULA COMO PROTESTO OFICIAL AO FINAL DO JOGO.
PEDIR AUTORIZAÇÃO PARA : TROCAR DE UNIFORME, VERIFICAR AS POSIÇÕES DAS EQUIPES, VERIFICAR O PISO, REDE, BOLA, ETC.
CONSEQÜÊNCIAS DE UMA FALTA
A CONSEQÜÊNCIA DE UMA FALTA É A PERDA DE RALLY. O ADVERSÁRIO DA EQUIPE QUE COMETEU A FALTA GANHA O RALLY COM UMA DAS SEGUINTES CONSEQUÊNCIA. SE A EQUIPE ADVERSÁRIA EFETUOU O SAQUE, ESTA MARCA UM PONTO E CONTINUA A SACAR;
PARA VENCER UM JOGO
UM JOGO É GANHO PELA EQUIPE QUE VENCER TRÊS SETS.
CASO HAJA EMPATE 2-2 EM SETS, UM SET DECISIVO (5º) É JOGADO EM 15 PONTOS, COM UMA DIFERENÇA MÍNIMA DE 2 PONTOS. UMA REDE É INSTALADA VERTICALMENTE SOBRE O EIXO DA LINHA CENTRAL. A ALTURA DA REDE DEVE SER DE 2,43 METROS PARA EQUIPES MASCULINAS E DE 2,24 METROS PARA EQUIPES FEMININAS.
ESTA ALTURA É MEDIDA NO CENTRO DA QUADRA DE JOGO. AS DUAS EXTREMIDADES DA REDE (ACIMA DAS LINHAS LATERAIS) DEVEM ESTAR NA MESMA ALTURA E NÃO PODEM EXCEDER A ALTURA REGULARMENTE EM MAIS DE 2 METROS.
NO FINAL DO JOGO (O CAPITÃO DA EQUIPE)
AGRADECE AOS ÁRBITROS E ASSINA A SÚMULA PARA RATIFICAR O RESULTADO;
CONFIRMA, REGISTRANDO NA SÚMULA, ALGUM DESACORDO EXPRESSADO PREVIAMENTE POR ELE (PELO SEU SUBSTITUTO NO JOGO) AO PRIMEIRO ÁRBITRO.
**POR QUE O CARATÊ É UM ESPORTE?
É UMA PRÁTICA COORDENADA E ORIENTADA PARA OBJETIVOS DE LIVRE OPÇÃO DO PRATICANTE COMO O DESPORTO, POIS HOJE O KARATÊ É ESPORTE OLÍMPICO, EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE DESENVOLVEM A CONCENTRAÇÃO E MELHORAM A SAÚDE E/OU O APRENDIZADO DA DEFESA PESSOAL.

O KARATÊ É HOJE, MAIS QUE UMA LUTA SIMPLESMENTE, TRATA-SE DE FERRAMENTA PARA UMA ATIVIDADE FÍSICA MUITO AERÓBICA QUE EXIGE SIMULTANEAMENTE DO CORPO E DA MENTE O CONSTANTE APRIMORAMENTO DE SUAS POTENCIALIDADES. NÃO É, AO CONTRÁRIO QUE MUITOS PENSAM, SOMENTE UMA LUTA.

**POR QUE A CAPOEIRA É UMA LUTA?
A CAPOEIRA É UMA LUTA, QUE É CONSIDERADA UMA DANÇA!!!!
NA ÉPOCA DOS ESCRAVOS, COMO ELES NÃO PODIAM TREINAR LUTAS, E A LUTA DOS MESMOS ERA A CAPOEIRA, COMO FORMA DE DEFESA E ATAQUE, ELES DISFARÇAVAM A LUTA, COM SONS E CANTOS, PARECENDO UMA DANÇA, ONDE TREINAVAM SEUS MOVIMENTOS, SEM QUE AS PESSOAS PERCEBESEM.
A CAPOEIRA NADA MAIS É DO QUE UMA FORMA DE LUTA DISFARÇADA, MAS QUE PODE SER BASTANTE EFICIENTE.


 
**POR QUE SE JOGA VÔLEI COM AS MÃOS E NÃO COM OS PÉS?
O PORQUE  É MAIS FÁCIL DE SE ENCAMINHAR A BOLA NO LUGAR NECESSÁRIO COM AS MÃOS DO QUE COM OS PÉS, MAS QUANDO A BOLA FOGE DO SEU ALCANCE OS PÉS PODEM SER  UTILIZADOS...
**POR QUE OS ESPORTES TEM REGRAS?

OS ESPORTES TÊM REGRAS PARA QUE TODOS POSSAM JOGAR LIMPO E PARA QUE HAJA UM VENCEDOR E (INFELIZMENTE) UM PERDEDOR DE FORMA JUSTA.
SEM REGRAS, NÃO PODE HAVER DESPORTOS EM TUDO; OS JOGOS NÃO TERIAM  ESTRUTURA.UMA EQUIPE PODE DECIDIR UM QUE UM GOL POR EXEMPLO PODE VALER 5 PONTOS; ENQUANTO OUTRA PODERIA DECIDIR AVANÇAR PASSES  QUE SÃO ILEGAIS. 
ESPORTES TEM REGRAS PARA DETERMINAR O QUE É CERTO E ERRADO E SEM ELAS IMPOSSÍVEL  PRATICAR DESPORTO, JÁ  QUE É ESPORTE É CORPO, ENTÃO AS REGRAS SÃO ALMA, SEM ALMA É DIFÍCIL SOBREVIVER.


**COMO O ESPORTE PODE CONTRIBUIR PARA MELHORAR NOSSA VIDA?

A PRÁTICA DE ESPORTES PODE SER UM FORTE ALIADO NO COMBATE AOS PROBLEMAS DE SAÚDE E TAMBÉM PARA MANTER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PESSOAS SEDENTÁRIAS CORREM QUASE O DOBRO DE RISCO COMPARADO COM QUEM PRATICA ALGUM TIPO DE ESPORTE PELO MENOS DUAS VEZES POR SEMANA.
A ATIVIDADE FÍSICA FAZ COM QUE O CORAÇÃO BATA MAIS RÁPIDO PARA BOMBEAR MAIS SANGUE, PARA QUE SE AUMENTE O FLUXO DE SANGUE ARTERIAL, O QUE FAZ COM QUE AS CÉLULAS E OS MÚSCULOS DO CORPO SEJAM OXIGENADOS MAIS RAPIDAMENTE, AJUDANDO AS VEIAS A ESTAREM SEMPRE EM ATIVIDADE” DIZ O MÉDICO “PARA SE VIVER MELHOR AINDA, O BOM SERIA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARALELOS A UMA DIETA BALANCEADA” TANTO PARA OS ATLETAS PROFISSIONAIS QUANTO PARA AS PESSOAS QUE PRATICAM ATIVIDADES FÍSICAS DE DUAS A TRÊS VEZES POR SEMANA, COMER BEM É ESSENCIAL PARA O ORGANISMO E PARA A SAÚDE DO CORPO.










PRÁTICA DE NATAÇÃO                                

 PASSEIO DE BICICLETA EM FAMÍLIA.

**TODO JOGO É ESPORTE?
O JOGO É DEFINIDO COMO UMA ATIVIDADE DE CARÁTER LÚDICO COM NORMAS LIVREMENTE ESTABELECIDAS PELOS PARTICIPANTES. O ESPORTE, POR SUA VEZ, TEM REGRAS PREESTABELECIDAS PELAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES QUE REGEM CADA MODALIDADE ESPORTIVA, SEJAM LIGAS, FEDERAÇÕES, CONFEDERAÇÕES OU COMITÊS OLÍMPICOS. A BUSCA PELA VITÓRIA E COMPETIVIDADE TAMBÉM ESTÁ PRESENTE. NA MAIOR PARTE DAS VEZES, O ESPORTE REQUER ESFORÇO FÍSICO DOS PARTICIPANTES, MAS ISSO NÃO É REGRA. UM EXEMPLO É O XADREZ, JOGO QUE TAMBÉM É RECONHECIDO COMO ESPORTE. NA SALA DE AULA, TANTO AS ATIVIDADES ESPORTIVAS COMO OS JOGOS SÃO IMPORTANTES, POIS AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS E JOVENS, CONTRIBUINDO NOS ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIAIS.
PORTANTO JOGO E ESPORTE SÃO DIFERENTES,MAS HÁ JOGOS QUE SÃO CONSIDERADOS ESPORTES.








RUGBY                                                                                                               XADREZ


...E PARA TERMINAR...

Indicamos o filme "Karatê Kid - A Hora da Verdade", onde mostra
Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) que recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

14ª aula ( 04/06)
ESSA SEMANA VOLTAMOS AOS JOGOS DO FRIV, POR ANTECEDER O FERIADO. E COMO PESQUISAMOS MUITO ESSAS ÚLTIMAS AULAS, DEI UM MOMENTO DE DIVERSÃO AOS FUTUROS PESQUISADORES.

15ª aula ( 11/06)
ESSA SEMANA OS ALUNOS VISITARAM O BLOG, COM TODAS AS PERGUNTAS RESPONDIDAS E TODOS OS VÍDEOS E IMAGENS PESQUISADAS POR ELES. CADA DUPLA OLHOU O BLOG E VIU O QUE PESQUISOU. FOI UM MOMENTO MÁGICO... FICARAM FASCINADOS COM SUA PRODUÇÃO EM RELAÇÃO Á PESQUISA.

16ª aula ( 18/06)
HOJE VISITAMOS O BLOG DO PERÍODO DA MANHÃ( DA EDUCADORA BETE) E DO INTERMEDIÁRIO(DA EDUCADORA SIMONE). OS ALUNOS VIRAM O QUE SEUS COLEGAS DE PERÍODOS PERGUNTARAM E PESQUISARAM.... FOI MUITO LEGAL E ALGUNS PEDIRAM PARA LER ALGUMAS PESQUISAS E COMENTARMOS... GOSTARAM DOS VÍDEOS, FOTOS E O QUE FOI COLOCADO NO BLOG. PERCEBI O INTERESSE DE CONSULTA PELOS ALUNOS.

17ª aula ( 25/06)

NESSA AULA ASSISTIMOS O FILME INDICADO NA PESQUISA, COMO FECHAMENTO DO TRABALHO... KARATÊ KID I (A HORA DA VERDADE)

18ª aula (02/07)

OS ALUNOS VOLTARAM A ACESSAR A INTERNET  E EXPLORARAM O SITE DA TURMA DA  MÔNICA. DESCOBRIRAM SOZINHOS ALGUNS RECURSOS  COMO JOGOS/PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. FOI MUITO LEGAL, PRINCIPALMENTE PORQUE NÃO ESPERARAM POR MIM PARA AUXILIÁ-LOS EM SUAS DESCOBERTAS, COM ISSO PERCEBO QUE ESTÃO PERDENDO O MEDO DE ACESSAREM A INTERNET  E DOS COMPUTADORES. UFA!!!!!! ISSO JÁ É UM GRANDE AVANÇO,POIS MESMO OS ALUNOS QUE AINDA POSSUEM DIFICULDADES NA LEITURA JÁ CONSEGUEM(JUNTO COM UM ALFABÉTICO) FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS E FAZER DESCOBERTAS. 
ASSIM TERMINO O SEMESTRE MUITO FELIZ E ANSIOSA PELO SEGUNDO SEMESTRE.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 


RECESSO ESCOLAR ( 09/07 à 22/07)






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