3º ano G - Profª Euraide

1ª aula(06/03)
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 5/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar  muitos queriam saber quando iriamos para sala de informatica mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teriamos umanova disiplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que cada aluno fosse desenhando as partes de um boneco na folha de  papel que dei para cada um.Depois que desenharam a cabeça, perguntei à eles onde seu pensamento os levariam naquele momento; depois que pensaram escreveram próximo a cabeça do boneco. O mesmo aconteceu com os olhos quando perguntei o que gostariam de ver ou conhecer; depois colocaram um sorriso no rosto do boneco. Continuamos a montar o boneco e desenhamos as mãos, então perguntei o que poderiam  e gostariam fazer, depois foram os pés e perguntei onde os levariam e por fim desenhariam o coração e escreveram o que queriam ser. As respostas foram encantadoras, de médico a astronauta, de gente grande a lixeiro e cada um falou o porquê. Foi muito legal.

 O que quero ser...
 Onde quero ir...
Médica
 Paris
Policial
 Cinema
Veterinária
 Bahia
Modelo
 Campo de Futebol
Jogador
Viajar
Bombeiro
China
Arquiteto
Sorveteria
Professor
Casa
Modelo
Viajar de barco
Jornalista
Jogador
Prof de Educação Física
                  











2ª aula(13/03)
A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.
O mais votado foi Ossos de dinossauros. Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.

Perguntas elaboradas pelos alunos:
  1. Como os ossos de dinossauros foram encontrados?
  2. De onde os ossos de dinossauros vieram?
  3. Como os dinossauros morreram?
  4. Como os ossos de dinossauros foram reconstituídos?
  5. Quantas espécies de dinossauros existiam?
  6. O que os dinossauros comiam?
  7. Como os ossos dos dinossauros desapareceram?
  8. Como os dinossauros viviam?
  9. Os dinossauros tinham filhotes? Quantos?
  10. Como os dinossauros se locomoviam?
3ª aula(20/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os vídeos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos  iniciar a  pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.
Voltei com os alunos ao laboratório de informática ontem, 6ª feira (23/03), para dar inicio ao processo de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.
4ª aula (27/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos  conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.
Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.
5ª aula (03/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.

6ª aula (10/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar vídeos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.
7ª aula (17/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.

8ªaula ( 24/04)/9ª aula (09/05-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais realmente inclusos nessa era.
Profª Beatriz observando os  alunos na atividade

alunos concentrados na atividade....
descobrindo as possibilidades...

17ª aula ( 09/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 
11ª aula (15/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.

12ª aula ( 22/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.

13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!

Pesquisando e respondendo....


**COMO OS OSSOS DE DINOSSAURROS FORAM ENCONTRADOS?


NINGUÉM SABE AO CERTO QUANDO FORAM ENCONTRADOS OS PRIMEIROS VESTÍGIOS DE OSSOS DE DINOSSAUROS. HÁ CERCA DE 2.000 ANOS, OS CHINESES JÁ MENCIONAVAM ACHADOS DE GIGANTESCOS OSSOS. ELES ACREDITAVAM QUE PERTENCIAM A TERRÍVEIS DRAGÕES!
MAS FOI NA INGLATERRA DO SÉCULO XIX QUE ESTES ENORMES OSSOS FORAM MELHOR COMPREENDIDOS E CLASSIFICADOS PELO CIENTISTA SIR RICHARD OWEN. FOI ELE O RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DO TERMO DINOSSAURO QUE SIGNIFICA "LAGARTO TERRÍVEL". A PARTIR DE ENTÃO MUITOS DINOSSAUROS FORAM DESCOBERTOS EM VÁRIAS PARTES DO PLANETA!

**DE ONDE OS DINOSSAUROS VIERAM?

OS REGISTROS MAIS ANTIGOS CONFIRMADOS DE DINOSSAUROS SÃO PROVENIENTES DE ROCHAS DO TRIÁSSICO, COM APROXIMADAMENTE 230 MILHÕES DE ANOS. OS DEPÓSITOS PRINCIPAIS ESTÃO SITUADOS NA ARGENTINA (FORMAÇÃO ISCHIGUALASTO) E NO BRASIL (FORMAÇÃO SANTA MARIA). RESTOS DE POSSÍVEIS DINOSSAUROS TRIÁSSICOS FORAM ENCONTRADOS EM ALGUNS OUTROS PAÍSES, MAS SÃO MUITO FRAGMENTADOS, O QUE DIFICULTA A SUA IDENTIFICAÇÃO. ASSIM, O QUE SE PODE DIZER É QUE A ORIGEM DOS DINOSSAUROS PROVAVELMENTE SE DEU NA PARTE SUL DO SUPERCONTINENTE PANGEIA (QUE REUNIA TODOS OS CONTINENTES DE HOJE), TALVEZ NO BRASIL OU NA ARGENTINA.
AS PRINCIPAIS FORMAS ARGENTINAS SÃO HERRERASAURUS, PISANOSAURUS E EORAPTOR, ENQUANTO AS BRASILEIRAS SÃO STAURIKOSAURUS E SATURNALIA. PORÉM, EXISTEM PEGADAS COM CERCA DE 233 MILHÕES DE ANOS QUE PODERIAM PERTENCER A DINOSSAUROS, O QUE SUGERE QUE A ORIGEM DESSES RÉPTEIS PODERIA SER AINDA MAIS ANTIGA.

**COMO OS DINOSSAUROS MORRERAM?

CIENTISTAS AFIRMAM QUE OS DINOSSAUROS PODEM TER SIDO EXTINTOS NÃO PELA AÇÃO DE UM COMETA, MAS POR UMA QUEDA BRUSCA DE TEMPERATURA. FÓSSEIS ENCONTRADOS NA NORUEGA INDICAM QUE A TEMPERATURA DOS MARES CAIU DE UMA VARIAÇÃO ENTRE 9ºC E 13ºC PARA ENTRE 4°C E 8°C HÁ CERCA DE 137 MILHÕES DE ANOS. AS INFORMAÇÕES.
OS PESQUISADORES ACREDITAM QUE O FRIO FOI CAUSADO POR UMA MUDANÇA REPENTINA NA CORRENTE DO GOLFO, NO OCEANO ATLÂNTICO, UM FENÔMENO QUE PODERIA VOLTAR A ACONTECER. DE ACORDO COM OS CIENTISTAS, A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS FOI RESULTADO DE UMA SÉRIE DE EVENTOS AMBIENTAIS QUE COMEÇARAM COM A MUDANÇA NA TEMPERATURA, AO CONTRÁRIO DO QUE DIZ A TEORIA MAIS ACEITA, QUE A EXTINÇÃO FOI RESULTADO DE UM EVENTO CATACLÍSMICO - COMO A QUEDA DE UM METEORO - HÁ 65 MILHÕES DE ANOS.
O ESTUDO, COORDENADO PELO CIENTISTA GREGORY PRICE, UTILIZOU FÓSSEIS E MINERAIS ENCONTRADOS EM SVALBARD, NA NORUEGA, QUE INDICAM A QUEDA NA TEMPERATURA. OS PESQUISADORES AFIRMAM QUE O FRIO FOI MUITO SEVERO PARA AS ESPÉCIES QUE VIVIAM EM LOCAIS MAIS QUENTES, COMO ÁREAS MAIS RASAS DE OCEANOS, ALÉM DA TERRA E PÂNTANOS. ESSES ANIMAIS TERIAM MORRIDO POR NÃO AGUENTAR A MUDANÇA.
OS CIENTISTAS DIZEM AINDA QUE O MOMENTO EM QUE ESSA QUEDA OCORREU FOI EM UM MOMENTO DE EFEITO ESTUFA, SIMILAR AO QUE OCORRE HOJE COM O PLANETA. "A QUEDA NAS TEMPERATURAS TALVEZ TENHA SIDO CAUSADA POR UMA MUDANÇA NA CIRCULAÇÃO DO OCEANO, MUITO PARECIDO COM O QUE ESTÁ SENDO PREVISTO PARA A CORRENTE DO GOLFO", DIZ PRICE À REPORTAGEM.
"NÓS ACREDITAMOS QUE OS DINOSSAUROS ERAM PROVAVELMENTE CRIATURAS DE SANGUE FRIO E TERIAM QUE SE ESQUENTAR PARA VIVER. SE ELES NÃO FORAM CAPAZES DE MIGRAR PARA O SUL, ELES PODEM TER ACABADO EXTINTOS. (...) NOS ACREDITAMOS AGORA QUE ELES MORRERAM GRADUALMENTE E É MUITO POSSÍVEL QUE ISSO TENHA SIDO CAUSADO POR UMA SÉRIE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS", DIZ O PESQUISADOR.
AINDA DE ACORDO COM A REPORTAGEM, A QUEDA NA TEMPERATURA PODE TER OCORRIDO POR CAUSA DOS ALTOS NÍVEIS DE CO2 NA ATMOSFERA, O QUE TERIA AUMENTADO O CALOR NO PLANETA E FEITO DERRETER O GELO POLAR - UM FENÔMENO ATUALMENTE PREVISTO PARA ACONTECER NOVAMENTE NA NOSSA ERA.



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário