1ª aula(7/03)
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 7/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar muitos queriam saber quando iriamos para sala de informatica mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teriamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 7/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar muitos queriam saber quando iriamos para sala de informatica mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teriamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que cada aluno fosse desenhando as partes de um boneco na folha de papel que dei para cada um.Depois que desenharam a cabeça, perguntei à eles onde seu pensamento os levariam naquele momento; depois que pensaram escreveram próximo a cabeça do boneco. O mesmo aconteceu com os olhos quando perguntei o que gostariam de ver ou conhecer; depois colocaram um sorriso no rosto do boneco. Continuamos a montar o boneco e desenhamos as mãos, então perguntei o que poderiam e gostariam fazer, depois foram os pés e perguntei onde os levariam e por fim desenhariam o coração e escreveram o que queriam ser. è uma turminha falante mas a curiosidade é maior e da para aproveitar esse fato para serem pesquisadores.
O que quero ser... | Onde quero ir... |
Policial | Parque |
Cantor | Brasilia |
Modelo | Trem |
Porfessora | Montanha |
Veterinário | Praia |
Médico | Bahia |
Jogador | Rio de Janeiro |
Goleiro | Estados Unidos |
Biológa Marinha | Espanha |
Mágico | Sítio |
Japão | |
2ª aula(14/03)
A professora relembrou a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação para escolher o assunto.
O mais votado foi Animais ( tubarão/esquilo e aranha). Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só depois vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.
Perguntas elaboradas pelos alunos:
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!
PESQUISANDO E RESPONDENDO
**QUANTOS OVOS A ARANHA COLOCA?
Perguntas elaboradas pelos alunos:
- Quantos ovos a aranha colocam?
- Por que os tubarões atacam?
- O que os esquilos comem?
- Esquilo sente dor?
- Por que o tubarão é gordo?
- O que os tubarões comem?
- Por que os tubarões não respiram fora da água?
- o tubarão enxerga?
- A aranha é um animal noturno?
- Como é feita a teia da aranha?
- A aranha morde?
- Por que os tubarões tem dentes afiados?
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os videos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos iniciar a pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.
4ª aula (28/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega, por não terem paciência, o que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega, por não terem paciência, o que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.
5ª aula (04/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.
6ª aula (12/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar videos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
Feito isso, salvei tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi muito produtiva.
7ª aula ( 18/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ªaula ( 25/04)/9ª aula (27/04-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei um jogo pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de passagem , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais, realmente inclusos nessa era.
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.
6ª aula (12/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar videos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
Feito isso, salvei tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi muito produtiva.
7ª aula ( 18/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ªaula ( 25/04)/9ª aula (27/04-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei um jogo pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de passagem , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais, realmente inclusos nessa era.
10ª aula ( 09/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal.
11ª aula (16/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um vídeo ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.
12ª aula ( 23/05)
12ª aula ( 23/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.
13ª aula ( 30/05)Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!
PESQUISANDO E RESPONDENDO
**QUANTOS OVOS A ARANHA COLOCA?
ISSO DEPENDE DA ESPÉCIE, AQUELAS QUE ARMAM TEIAS PARA CAPTURAR AS PRESAS COSTUMAM COLOCAR DE 10 ATÉ 50 OVOS; JÁ AQUELAS QUE CAÇAM AS SUAS PRESAS, COMO A PAPA-MOSCAS E A CARANGUEJEIRA, COSTUMAM COLOCAR DE 20 A 100 OVOS.
aranha carregando saco de ovos |
**POR QUE OS TUBARÕES ATACAM?
TUBARÃO APARECE EM LAGO E ATACA CARRO. |
TUBARÃO ATACANDO UMA FOCA, GARANTINDO SEU ALMOÇO... |
GRANDE PARTE DOS ATAQUES DE TUBARÕES ACONTECEM PORQUE ESTES ANIMAIS CONFUNDEM OS SURFISTAS COM TARTARUGAS, QUE SÃO BASE DA A ALIMENTAÇÃO DESTES PEIXES. QUANDO OS SURFISTAS FICAM NA POSIÇÃO DECÚBITO VENTRAL NAS PRANCHAS E BATEM OS PÉS E MÃOS, OS TUBARÕES OS CONFUNDEM COM AS TARTARUGAS E ATACAM.
**O QUE O ESQUILO COME?
UM ESQUILO CINZA COME SEU MILHO EM MEIO À NEVASCA NOS ESTADOS UNIDOS |
OS ESQUILOS NO SEU ESTADO SELVAGEM ALIMENTAM-SE DE UMA GRANDE VARIEDADE DE ALIMENTOS: SEMENTES DE VÁRIAS ESPÉCIES DE ÁRVORES, FRUTOS SECOS COMO NOZES E AVELÃS, COGUMELOS, OVOS DOS NINHOS, ETC.
OS ESQUILOS COMEM BAGAS, MILHO, FRUTAS, NOZES, COCOS, COGUMELOS E SEMENTES. NO OUTONO, O ESQUILO ARMAZENA E ESCONDE OS ALIMENTOS PARA COMÊ-LOS NO INVERNO, GUARDANDO A COMIDA EM BURACOS NO CHÃO, EM ÁRVORES OU EM SUAS TOCAS.OS ESQUILOS-VERMELHOS SÃO FAMOSOS PELA GRANDE QUANTIDADE DE CONES DE PINHEIROS QUE CORTAM E ARMAZENAM PARA SERVIR-LHES DE ALIMENTO. UM ESQUILO-VERMELHO PODE CORTAR, EM 1 HORA, MAIS DE UMA CENTENA DE CONES DE PINHEIRO.
OBSERVANDO A FIGURA PODEMOS VER QUE O ESQUILO SENTE DOR COMO QUALQUER OUTRO SER VIVO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário