3º ano E - Profª Vera

1ª aula(7/03)
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 7/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar  muitos queriam saber quando iriamos para sala de informatica mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teriamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que cada aluno fosse desenhando as partes de um boneco na folha de  papel que dei para cada um.Depois que desenharam a cabeça, perguntei à eles onde seu pensamento os levariam naquele momento; depois que pensaram escreveram próximo a cabeça do boneco. O mesmo aconteceu com os olhos quando perguntei o que gostariam de ver ou conhecer; depois colocaram um sorriso no rosto do boneco. Continuamos a montar o boneco e desenhamos as mãos, então perguntei o que poderiam  e gostariam fazer, depois foram os pés e perguntei onde os levariam e por fim desenhariam o coração e escreveram o que queriam ser. è uma turminha falante mas a curiosidade é maior e da para aproveitar esse fato para serem pesquisadores.


 O que quero ser...
 Onde quero ir...
Policial
 Parque
Cantor
 Brasilia
Modelo
 Trem
Porfessora
 Montanha
Veterinário
Praia
Médico
Bahia
Jogador
Rio de Janeiro
Goleiro
Estados Unidos
Biológa Marinha
Espanha
Mágico
Sítio
Japão














2ª aula(14/03)
A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.
O mais votado foi Animais ( tubarão/esquilo e aranha). Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.


Perguntas elaboradas pelos alunos:
  1. Quantos ovos a aranha colocam?
  2. Por que os tubarões atacam?
  3. O que os esquilos comem?
  4. Esquilo sente dor?
  5. Por que o tubarão é gordo?
  6. O que os tubarões comem?
  7. Por que os tubarões não respiram fora da água?
  8. o tubarão enxerga?
  9. A aranha é um animal noturno?
  10. Como é feita a teia da aranha?
  11. A aranha morde?
  12. Por que os tubarões tem dentes afiados?
3ª aula(21/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os videos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos  iniciar a  pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.

4ª aula (28/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos  conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.
Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.
5ª aula (04/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.
6ª aula (12/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar videos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.


7ª aula ( 18/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ªaula ( 25/04)/9ª aula (27/04-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais, realmente inclusos nessa era.

10ª aula ( 09/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 

11ª aula (16/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.
12ª aula ( 23/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.

13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!


PESQUISANDO E RESPONDENDO


**QUANTOS OVOS A ARANHA COLOCA?



ISSO DEPENDE DA ESPÉCIE, AQUELAS QUE ARMAM TEIAS PARA CAPTURAR AS PRESAS COSTUMAM COLOCAR DE 10 ATÉ 50 OVOS; JÁ AQUELAS QUE CAÇAM AS SUAS PRESAS, COMO A PAPA-MOSCAS E A CARANGUEJEIRA, COSTUMAM COLOCAR DE 20 A 100 OVOS.

aranha carregando saco de ovos













**POR QUE OS TUBARÕES ATACAM?

TUBARÃO APARECE EM LAGO E ATACA CARRO.


TUBARÃO ATACANDO UMA FOCA, GARANTINDO SEU ALMOÇO...







GRANDE PARTE DOS ATAQUES DE TUBARÕES ACONTECEM PORQUE ESTES ANIMAIS CONFUNDEM OS SURFISTAS COM TARTARUGAS, QUE SÃO BASE DA A ALIMENTAÇÃO DESTES PEIXES. QUANDO OS SURFISTAS FICAM NA POSIÇÃO DECÚBITO VENTRAL NAS PRANCHAS E BATEM OS PÉS E MÃOS, OS TUBARÕES OS CONFUNDEM COM AS TARTARUGAS E ATACAM.

**O QUE O ESQUILO COME?

UM ESQUILO CINZA COME SEU MILHO  
EM MEIO À NEVASCA NOS  ESTADOS UNIDOS

OS ESQUILOS NO SEU ESTADO SELVAGEM ALIMENTAM-SE DE UMA GRANDE VARIEDADE DE ALIMENTOS: SEMENTES DE VÁRIAS ESPÉCIES DE ÁRVORES, FRUTOS SECOS COMO NOZES E AVELÃS, COGUMELOS, OVOS DOS NINHOS, ETC.
OS ESQUILOS COMEM BAGAS, MILHO, FRUTAS, NOZES, COCOS, COGUMELOS E SEMENTES. NO OUTONO, O ESQUILO ARMAZENA E ESCONDE OS ALIMENTOS PARA COMÊ-LOS NO INVERNO, GUARDANDO A COMIDA EM BURACOS NO CHÃO, EM ÁRVORES OU EM SUAS TOCAS.OS ESQUILOS-VERMELHOS SÃO FAMOSOS PELA GRANDE QUANTIDADE DE CONES DE PINHEIROS QUE CORTAM E ARMAZENAM PARA SERVIR-LHES DE ALIMENTO. UM ESQUILO-VERMELHO PODE CORTAR, EM 1 HORA, MAIS DE UMA CENTENA DE CONES DE PINHEIRO.

**O ESQUILO SENTE DOR?

OBSERVANDO A FIGURA PODEMOS VER QUE O ESQUILO SENTE DOR COMO QUALQUER OUTRO SER VIVO.









Nenhum comentário:

Postar um comentário