2º ano H - Profª Suzana

1ª aula(06/03)
 A professora conversou com a turma sobre o o que era pesquisa. Ela desenhou  a Ana Clara no papel e depois cada um falou onde a cabeça ,as maos e os pés  podiam  nos levar naquele momento. Muitos falaram que iam para escola, para o shopping, parquinho, para  a piscina de bolinhas, para  a China, hotel, cidade,  praia e outros lugares. Fizemos a leitura de tudo que foi escrito no desenho. Para a proxima aula trazer uma revista.

Autores: Leonardo, Andrey, Adrian e  Ana Beatriz

O resultado da atividade foi;         

Onde ir....                                                 

  • festa                          
  • casa
  • escola
  • piscina de bolinha
  • piscina
  • Pólo Norte
  • shopping
  • hotel
  • praia
  • céu
  • viagem
  • Paraná
  • Hopi Hari






2ª aula(13/03) 

A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.

O mais votado foi a Natureza. Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.

Perguntas elaboradas pelos alunos:
  1. Como as árvores crescem?
  2. Como as frutas crescem?
  3. Como surgem as flores?
  4. Por que as flores são coloridas?
  5. Como as plantas se desenvolvem?
  6. Como as abelhas tiram o néctar das flores?
  7. Como os animais se desenvolvem?
  8. Como a borboleta vive na Natureza?
  9. Como os animais aquáticos se alimentam?
  10. Como o peixe vive embaixo da água?
  11. Quem criou a Natureza?
  12. O que é Natureza?
** os  alunos foram falando as perguntas do modo deles e eu fui  ajustando, para serem a base da pesquisa da turma.**

3ª aula (20/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os videos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos  iniciar a  pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.
Voltei com os alunos ao laboratório de informática ontem, 6ª feira, para dar inicio ao processo de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la, achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.

 4ª aula (27/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento dificil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos  coneceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.

5ª aula (3/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.

6ª aula (10/04)

Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar videos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.

7ª aula ( 17/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.

8ªaula ( 24/04)//9ª aula (27/04-reposta)

Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais, estão inclusos nessa era.
10ª aula ( 08/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 

11ª aula (15/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.
12ª aula ( 22/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.

13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!


Pesquisando e respondendo...


***Como as árvores crescem?***

Como qualquer outro ser vivo, elas passam pelos quatro estágios cruciais de desenvolvimento: nascimento, crescimento, reprodução e morte. "Mas com algumas peculiaridades adaptativas que aumentam sua expectativa de vida". Primeiro, as árvores realizam o chamado crescimento modular: como cada parte da árvore funciona de maneira relativamente independente, um tecido danificado pode ser substituído por outro novo sem que a planta morra. Segundo: ao contrário da maioria dos outros vegetais, as árvores também crescem em espessura. A parte viva fica concentrada na região externa - no cerne do tronco, uma estrutura rígida sustenta a planta. Além disso, sua composição química a protege de alguns dos inimigos mais freqüentes, como fungos e insetos. Não é de espantar que essas grandes plantas estejam há tanto tempo no planeta. As primeiras árvores apareceram há 390 milhões de anos.

A árvore jovem espicha tanto para cima quanto para baixo. Na ponta do caule e da raiz fica o meristema, tecido que promove o crescimento. Diferentemente do que ocorre com os outros vegetais, o caule da árvore também engrossa: o tecido chamado de câmbio cria novas células e engorda a planta.


***Como as frutas crescem?***

O processo de formação das frutas inicia com a floração, fecundação e vingamento, e termina com a maturação. A duração varia de menos de um mês, como no caso do morangueiro, até 16 meses, como no caso de algumas cultivares de laranja.
       Durante este processo, a fruta passa pelas seguintes fases:
            a) Multiplicação celular - esta fase apresenta duração de 10 a 30 dias, ocorrendo intensa divisão celular, fazendo com que a fruta atinja praticamente o número total de células;
            b) Elongação celular - as células acumulam água e nutrientes, provocando aumento no volume e tamanho da fruta. Esta fase pode durar de 30 a 90 dias. No caso de frutas de caroço, como pêssego e ameixa, durante esta fase pode ocorrer uma paralisação do crescimento da fruta para dar lugar ao desenvolvimento do caroço, sendo que a duração é variável para as cultivares precoces ou tardias;
            c) Maturação - nesta fase, ocorrem uma série de transformações bioquímicas, tais como a diminuição da acidez, aumento dos teores de açúcares, alterações na cor e aroma, entre outras. O aumento do tamanho ocorre fundamentalmente devido ao acúmulo de água. A duração desta fase varia de 10 a 30 dias.

***Como surgem as flores?***

Na verdade, as primeiras flores (parecidas com as magnólias) surgiram bem antes do aparecimento do homem na Terra. Segundo uma das teorias evolutivas existentes, a flores surgiram no Cretáceo, há 135 - 65 milhões de anos, em um período em que insetos primitivos, como os besouros, comiam e/ou danificavam os óvulos (gametas femininos) que ficavam expostos. Dessa forma, ocorreram diversas pressões seletivas sobre essas plantas, que levaram ao aparecimento de uma estrutura com a função de encerrar os gametas no seu interior. Essa nova estrutura, chamada de ovário, protege os gametas femininos e não impede, no momento propício, que ocorra a fertilização (união dos gametas masculino e feminino). A partir da fertilização ocorre o desenvolvimento da semente contendo o embrião da futura planta e conseqüente perpertuação da espécie. A flor é, portanto, o órgão de reprodução vegetal. Mas e a polinização? A polinização, ou seja, a transferência do pólen para a parte feminina, era feita pelo vento, o grande disseminador das gimnospermas. Esse pólen não encontrava barreiras para atingir o óvulo, pois este ficava exposto ao ambiente. Acontece que a partir do seu encerramento no ovário houve a necessidade da intervenção de outros agentes, que não somente o vento, para efetuarem o transporte de forma efetiva: os agentes polinizadores.
***Por que as flores são coloridas?***

As flores geralmente são coloridas  para que possam atrair insetos ou pássaros que têm importante papel na polinização. Quando eles visitam diferentes flores, eles transportam o pólen de umas para as outras, garantindo o processo de reprodução sexuada desses vegetais.






















*** Como as plantas se desenvolvem?***

 As plantas se desenvolvem apartir da fotossíntese. A fotossíntese transforma o gás carbonico(ou dioxido de carbono) em oxigênio.

Quando os vegetais encontram condições ideais de desenvolvimento, ocorre o crescimento e o desenvolvimento dos mesmos. Geralmente, o crescimento das plantas e aumento de sua massa é irreversível e se dá através das várias multiplicações celulares por meio de mitoses, fazendo com que haja uma distensão, ou seja, um aumento do volume celular.

Os fatores que podem interferir no desenvolvimento de um vegetal podem ser internos, como alterações genéticas, taxas de hormônios e vitaminas; ou externos, como a intensidade da iluminação, a disponibilidade de água e a temperatura do ambiente em que a planta se encontra.

***Como as abelhas tiram o néctar das flores?***

As abelhas que buscam o néctar das flores para a produção de mel, são chamadas de “abelhas campeiras”. Mas elas não carregam baldinhos como nos desenhos animados. Na verdade, além de uma espécie de bomba de sucção, elas possuem uma região no estômago reservada para a estocagem do néctar. Em uma viagem, uma abelha campeira pode visitar milhares de flores até preencher este reservatório. É um trabalho duro!
Quando as abelhas campeiras pegam o néctar, também carregam o polén das flores presos nas pernas. Além de ajudar na polinização, elas ainda levam um lachinho para as colegas de trabalho!

***Como a borboleta vive na Natureza?***

As Borboletas são encontradas em quase todo o planeta terra, com exceção da Antártida e de alguns desertos áridos. As Borboletas são animais de sangue frio, por isso nos trópicos  são encontradas as maiorias das espécies de Borboletas, porque são regiões de clima quente. Outro fator que influência é a alimentação, as Borboletas vão preferir viver aonde que tenha a sua fonte de alimentos.
Vale lembrar também que as Borboletas são sensíveis a poluição, se um determinado lugar estiver muito poluído, dificilmente você irá encontrar alguma Borboleta.

***Como os animais aquáticos se alimentam?***

Os animais aquáticos se alimentam de fitoplancton (microalgas) e  zooplancton (micro animais)que servem de alimento para outros peixes, cobras, mamiferos aquáticos e até aves.
As plantas e os animais aquáticos quando morrem vão para o fundo e são decompostos pela ação de fungos e bactérias que reciclam a materia devolvendo os nutrientes para o ecosistema.




 
***Como o peixe vive embaixo da água?***
1. Os peixes respiram absorvendo o oxigênio presente na água. Por isso, eles precisam ficar continuamente engolindo a água dos rios ou do mar, que segue para um órgão respiratório, as brânquias
2. Quando chega às brânquias (também conhecidas como guelras), a água passa primeiro por pequenos cílios existentes no órgão, que servem para filtrar impurezas, como restos de alimento, areia ou detritos
3. Em seguida, a água filtrada atravessa as brânquias, que têm minúsculas estruturas formadas por filamentos e lamelas — lâminas muito finas e maleáveis
4. É nos filamentos e nas lamelas que ocorre a troca gasosa — que no corpo humano rola nos alvéolos pulmonares. Ambos têm vasos muito finos, chamados capilares, por onde o sangue circula no sentido inverso ao da água, o que aumenta a eficiência da troca
5. Como a água concentra mais oxigênio (O2) e o sangue mais gás carbônico (CO2), há uma tendência de essas concentrações se equilibrarem — processo chamado de difusão. Então, o oxigênio da água atravessa as paredes permeáveis das lamelas e filamentos e entra na corrente sanguínea, enquanto o gás carbônico segue no sentido contrário
6. Enquanto o sangue leva o oxigênio para todo o organismo do peixe, a água carregando gás carbônico atravessa as brânquias e deixa o corpo pelas fendas branquiais, aberturas laterais próximas à cabeça do animal.
***Quem criou a Natureza?***

Não há resposta cientifica para tal acontecimento. Os registros existentes fazem referência a religião, com indícios de que Deus é o seu criador, de acordo com livros sagrados,como a Bíblia ,entre outros; bem como estudos biblicos.

***O que é Natureza?***
    A Natureza, em seu sentido mais amplo, é equivalente ao mundo natural ou universo físico. O termo "natureza" faz referência aos fenômenos do mundo físico, e também à vida em geral. Geralmente não inclui os objetos artificiais construídos pelo homem.
    A palavra "natureza" provém da palavra latina natura, que significa "qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo".Natura é a tradução para o latim da palavra grega physis (φύσις), que em seu significado original fazia referência à forma inata que crescem espontaneamente plantas e animais. O conceito de natureza como um todo — o universo físico — é um conceito mais recente que adquiriu um uso cada vez mais amplo com o desenvolvimento do método científico moderno nos últimos séculos.
    Dentro dos diversos usos atuais desta palavra, "natureza" pode fazer referência ao domínio genal de diversos tipos de seres vivos, como plantas e animais, e em alguns casos aos processos associados com objetos inanimados - a forma em que existem os diversos tipos particulares de coisas e suas mudanças espontâneas, assim como o tempo atmosférico, a geologia da Terra e a matéria e energia estes entes possuem. Frequentemente se considera que significa "entorno natural": animais selvagens, rochas, bosques, praias, e em geral todas as coisas que não tenham sido alteradas substancialmente pelo ser humano, ou persistem apesar da intervenção humana. Este conceito mais tradicional das coisas naturais implica uma distinção entre o natural e o artificial, entendido este último como algo feito por uma mente ou uma consciência.


    ...E PARA TERMINAR...


                                      
    Indicamos o filme "TAINÁ 2",onde nesta nova fase da luta contra os piratas de biodiversidade, Tainá enfrenta uma perigosa quadrilha que, para capturar e comercializar espécimes raros da fauna amazônica, ataca as árvores milenares onde muitos deles se abrigam.
    Agora uma pré-adolescente, a indiazinha se divide entre o enfrentamento dos bandidos e a atenção para com a pequenina Catiti, de seis anos, que foge da aldeia querendo imitar Tainá como protetora do meio ambiente. A garotinha sonha encontrar seu xerimbabo, bichinho de estimação.
    Tainá também tem problemas com Carlito, menino que veio da cidade para passar as férias com o pai, um biólogo. Ele trouxe Boris, um pequeno cão que se perde na mata, resgatado por Catiti. Há um choque cultural envolvendo os conhecimentos urbanos, científicos, do estudante Carlito, e o saber natural, tradicional, de Tainá. Mas todos devem unir-se para vencer a agressividade dos malfeitores. Boris é devolvido ao seu dono e Catiti adota uma oncinha órfã.
    A liderança, a coragem e a astúcia de Tainá triunfam novamente. Ela vai prosseguir em sua saga de defensora da floresta.
     

 14ª aula ( 05/06)
ESSA SEMANA VOLTAMOS AOS JOGOS DO FRIV, POR ANTECEDER O FERIADO. E COMO PESQUISAMOS MUITO ESSAS ÚLTIMAS AULAS, DEI UM MOMENTO DE DIVERSÃO AOS FUTUROS PESQUISADORES.

15ª aula ( 12/06)
ESSA SEMANA OS ALUNOS VISITARAM O BLOG, COM TODAS AS PERGUNTAS RESPONDIDAS E TODOS OS VÍDEOS E IMAGENS PESQUISADAS POR ELES. CADA DUPLA OLHOU O BLOG E VIU O QUE PESQUISOU. FOI UM MOMENTO MÁGICO... FICARAM FASCINADOS COM SUA PRODUÇÃO EM RELAÇÃO Á PESQUISA.

16ª aula ( 19/06)
HOJE VISITAMOS O BLOG DO PERÍODO DA MANHÃ( DA EDUCADORA BETE) E DO INTERMEDIÁRIO(DA EDUCADORA SIMONE). OS ALUNOS VIRAM O QUE SEUS COLEGAS DE PERÍODOS PERGUNTARAM E PESQUISARAM.... FOI MUITO LEGAL E ALGUNS PEDIRAM PARA LER ALGUMAS PESQUISAS E COMENTARMOS... GOSTARAM DOS VÍDEOS, FOTOS E O QUE FOI COLOCADO NO BLOG. PERCEBI O INTERESSE DE CONSULTA PELOS ALUNOS.

17ª aula ( 25/06)

NESSA AULA ASSISTIMOS O FILME INDICADO NA PESQUISA, COMO FECHAMENTO DO TRABALHO... Táiná 2

18ª aula (02/07)

OS ALUNOS VOLTARAM A ACESSAR A INTERNET  E EXPLORARAM O SITE DA TURMA DA  MÔNICA. DESCOBRIRAM SOZINHOS ALGUNS RECURSOS  COMO JOGOS/PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. FOI MUITO LEGAL, PRINCIPALMENTE PORQUE NÃO ESPERARAM POR MIM PARA AUXILIÁ-LOS EM SUAS DESCOBERTAS, COM ISSO PERCEBO QUE ESTÃO PERDENDO O MEDO DE ACESSAREM A INTERNET  E DOS COMPUTADORES. UFA!!!!!! ISSO JÁ É UM GRANDE AVANÇO,POIS MESMO OS ALUNOS QUE AONDA POSSUEM DIFIECULDADES NA LEITURA JÁ CONSEGUEM(JUNTO COM UM ALFABÉTICO) FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS E FAZER DESCOBERTAS. 
ASSIM TERMINO O SEMESTRE MUITO FELIZ E ANCIOSA PELO SEGUNDO SEMESTRE.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


RECESSO ESCOLAR ( 09/07 à 22/07)

Um comentário:

  1. A turma está curiosa e bem animada, ao entrar no google, demonstraram-se alegres em conquistar autonomia, dois alunos já queriam avançar, pois tinham conhecimento de alguns sites, porém não conseguem realizar pesquisas, a aula ajudará á todos.
    Bjs
    Profª Suzana

    ResponderExcluir