3º ano B - Profª Rosi

1ª aula(8/03)

Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 7/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar  muitos queriam saber quando iriamos para sala de informatica mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teriamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que cada aluno fosse desenhando as partes de um boneco na folha de  papel que dei para cada um.Depois que desenharam a cabeça, perguntei à eles onde seu pensamento os levariam naquele momento; depois que pensaram escreveram próximo a cabeça do boneco. O mesmo aconteceu com os olhos quando perguntei o que gostariam de ver ou conhecer; depois colocaram um sorriso no rosto do boneco. Continuamos a montar o boneco e desenhamos as mãos, então perguntei o que poderiam  e gostariam fazer, depois foram os pés e perguntei onde os levariam e por fim desenharam o coração e escreveram o que queriam ser.  Foi muito legal.

 O que quero ser...
 Onde quero ir...
Médica
 Praia
Policial
 Zoológico
Veterinária
 Piscina
Avião
 Fazenda
Jogador
Playlandy
Bombeiro
Estádio do Santos
Pessoa famosa
Casa do Papai Noel
Professor
Cinema
Modelo
Espanha
Artista
Playcenter
Pastor
Entrar no vídeo-game
Cantor
Tailândia
Aquário de São Paulo
















2ª aula(14/03)

A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.

O mais votado foi Libras. Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.

Perguntas elaboradas pelos alunos:
  1.  O que é  Libras?
  2. Quem criou a Libras?
  3. Por que a linguagem brasileira de sinais foi criada?
  4. Houve dificuldades para criação da Linguagem de Libras?
  5. Quais países utilizam a Linguagem de Libras?
  6. Qual o 1º país a a utilizar Libras?
  7. Quantos professores ensinam a Linguagem de Libras?
  8. Quantas escolas utilizam a linguagem de Libras?
  9. Por que utilizamos a linguagem de Libras?
  10. É possível ensinar a linguagem de Libras para crianças pequenas?
  11. Como foi criada a linguagem de Libras?
  12. Somente deficientes auditivos utilizam a linguagem de Libras?
3ª aula ( 21/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os vídeos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos  iniciar a  pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.
Voltei com os alunos ao laboratório de informática ontem, 6ª feira, para dar início ao processo de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.

4ª aula (28/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos  conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.
Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.

5ª aula (04/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.


6ª aula (12/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar videos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.


7ª aula ( 18/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.

8ªaula ( 25/04)/9ª aula (27/04-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais, realmente inclusos nessa era.

10ª aula ( 09/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 

11ª aula (16/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.
12ª aula ( 23/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.

13ª aula ( 30/05)

Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!


**O QUE É LIBRAS?

LIBRAS É A SIGLA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.AS LÍNGUAS DE SINAIS (LS) SÃO AS LÍNGUAS NATURAIS DAS COMUNIDADES SURDAS.AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS IMAGINAM, AS LÍNGUAS DE SINAIS NÃO SÃO SIMPLESMENTE MÍMICAS E GESTOS SOLTOS, UTILIZADOS PELOS SURDOS PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO. SÃO LÍNGUAS COM SINAIS PRÓPRIOS.ATRIBUI-SE ÀS LÍNGUAS DE SINAIS O STATUS DE LÍNGUA PORQUE ELAS TAMBÉM SÃO COMPOSTAS PELO ALFABETO DOS SURDOS, GESTOS E FRASES.O QUE DIFERENCIA AS LÍNGUAS DE SINAIS DAS DEMAIS LÍNGUAS É A SUA MODALIDADE VISUAL-ESPACIAL.
AS  LÍNGUAS DE SINAIS NÃO SÃO UNIVERSAIS. CADA PAÍS POSSUI A SUA PRÓPRIA LÍNGUA DE SINAIS, QUE SOFRE AS INFLUÊNCIAS DA CULTURA NACIONAL. OS SINAIS SÃO FORMADOS A PARTIR DA COMBINAÇÃO DA FORMA E DO MOVIMENTO DAS MÃOS E DO PONTO NO CORPO OU NO ESPAÇO ONDE ESSES SINAIS SÃO FEITOS. OS SINAIS EM LIBRAS, PARA SIMPLIFICAÇÃO, SERÃO REPRESENTADOS NA LÍNGUA PORTUGUESA EM LETRA MAIÚSCULA. EX.: CASA, INSTRUTOR.
 “PARA CONVERSAR EM LIBRAS NÃO BASTA APENAS CONHECER OS SINAIS DE FORMA SOLTA, É NECESSÁRIO CONHECER O ALFABETO E A FORMAÇÃO DAS PALAVRAS  COMBINANDO-OS EM FRASES.


**QUEM CRIOU A LIBRAS?



FOI O ABADE FRANCÊS CHARLES-MICHEL. NA METADE DO SÉCULO XVIII, ELE DESENVOLVEU UM SISTEMA DE SINAIS PARA ALFABETIZAR CRIANÇAS SURDAS QUE SERVIU DE BASE PARA O MÉTODO USADO ATÉ HOJE. NA ÉPOCA, AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS AUDITIVAS E NA FALA NÃO ERAM ALFABETIZADAS. O ABADE FUNDOU, EM 1755, A PRIMEIRA ESCOLA PARA SURDOS, ENSINANDO O ALFABETO A SEUS ALUNOS COM GESTOS MANUAIS DESCREVENDO LETRA POR LETRA. ESSE MÉTODO FOI, ENTÃO, APERFEIÇOADO AO LONGO DOS SÉCULOS NOS VÁRIOS PAÍSES ONDE FOI ADOTADO. "EM 1856, O CONDE FRANCÊS ERNEST HUET, QUE ERA SURDO, TROUXE AO BRASIL A LÍNGUA DE SINAIS FRANCESA", AFIRMA MOISÉS GAZALE, DIRETOR DA FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SURDOS (FENEIS), NO RIO DE JANEIRO. ESSA GLOBALIZAÇÃO DO SISTEMA FOI FACILITADA PELO FATO DE OS SINAIS TAMBÉM REPRESENTAREM - ALÉM DAS LETRAS - CONCEITOS COMO FOME OU SONO, PERMITINDO A COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS DE DIFERENTES NACIONALIDADES.
EM 1966, O MÉDICO AMERICANO ORIN CORNETT DEU UMA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO A ESSA LINGUAGEM, UNINDO A UTILIZAÇÃO DOS SINAIS COM A LEITURA LABIAL. HOJE, CADA PAÍS TEM SUA PRÓPRIA LINGUAGEM DE SINAIS PARA SURDOS. TODAS ELAS DERIVAM DO ALFABETO MANUAL FRANCÊS, MAS PODEM APRESENTAR PEQUENAS VARIAÇÕES EM FUNÇÃO DA GRAMÁTICA LOCAL. NO BRASIL O SISTEMA É CONHECIDO COMO LIBRAS: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.

**POR QUE A LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS FOI CRIADA?
 FOI CRIADA E DESENVOLVIDA POR SURDOS DO BRASIL PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE ELES E EXISTE HÁ TANTO TEMPO QUANTO A EXISTÊNCIA DAS COMUNIDADES DE SURDOS. A MAIOR DIVULGAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS NO BRASIL COMEÇOU QUANDO FOI FUNDADO O INSTITUTO NACIONAL DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS (INES) EM 1857, CHAMADA, ENTÃO, DE MÍMICA. SENDO O INES A PRIMEIRA ESCOLA PARA SURDOS POR MUITOS ANOS; FUNCIONANDO EM REGIME DE INTERNATO, RECEBIA ALUNOS DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL, OS QUAIS, AO VOLTAREM PARA SUAS CIDADES, NAS FÉRIAS, DIFUNDIAM ESSA LÍNGUA POR TODO PAÍS. ASSIM, A LIBRAS DIFERE DA LÍNGUA DE SINAIS DE PORTUGAL. COMO HAVIA PROFESSOR QUE DOMINAVA A LÍNGUA DE SINAIS FRANCESA NO INES, NA SUA FUNDAÇÃO, A LIBRAS HOJE TRAZ UM POUCO DAS CARACTERÍSTICAS DESTA LÍNGUA DE SINAIS FRANCESA E DIFERE DA LÍNGUA DE SINAIS DE PORTUGAL, EMBORA OS DOIS PAÍSES, BRASIL E PORTUGAL TENHAM HISTORICAMENTE DIVIDIDO A MESMA LÍNGUA ORAL.

***HOUVE DIFICULDADES PARA CRIAÇÃO DA LINGUAGEM DE LIBRAS?***

HISTORICAMENTE O SURDO FOI PERCEBIDO COMO UM INCAPAZ DE APRENDER E VIVEU À MARGEM DA SOCIEDADE POR MUITO TEMPO. NO SÉCULO DEZESSEIS O PROPÓSITO D EDUCAÇÃO ERA FAZER COM QUE O SURDO SE DESENVOLVESSE E PUDESSE SE COMUNICAR COM O MUNDO OUVINTE. ATRAVÉS DA ABORDAGEM ORALISTA ERA OBRIGADO A FALAR E AGIR COMO SE NÃO FOSSE SURDO. COM ISSO NO BRASIL O PRIMEIRO ÓRGÃO A TRABALHAR COM SURDOS SURGIU EM 1857 E A LEI QUE RECONHECE LIBRAS COMO FORMA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO DOS SURDOS É OFICIALIZADA EM 2002 E NECESSITA DE UM DECRETO (2005).

***QUAIS PAÍSES UTILIZAM A LINGUA DE SINAIS BRASILEIRA (LIBRAS)?***
***QUAL O 1º PAÍS A A UTILIZAR LIBRAS?***
***QUANTOS PROFESSORES ENSINAM A LINGUAGEM DE LIBRAS?***
***QUANTAS ESCOLAS UTILIZAM A LINGUAGEM DE LIBRAS?***
***POR QUE UTILIZAMOS A LINGUAGEM DE LIBRAS?***
***É POSSÍVEL ENSINAR A LINGUAGEM DE LIBRAS PARA CRIANÇAS PEQUENAS?**
***COMO FOI CRIADA A LINGUAGEM DE LIBRAS?***
***SOMENTE DEFICIENTES AUDITIVOS UTILIZAM A LINGUAGEM DE LIBRAS?***



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