1ª aula(06/03)
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 5/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar muitos queriam saber quando iriamos para sala de informática mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teríamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 5/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar muitos queriam saber quando iriamos para sala de informática mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teríamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que cada aluno fosse desenhando as partes de um boneco na folha de papel que dei para cada um.Depois que desenharam a cabeça, perguntei à eles onde seu pensamento os levariam naquele momento; depois que pensaram escreveram próximo a cabeça do boneco. O mesmo aconteceu com os olhos quando perguntei o que gostariam de ver ou conhecer; depois colocaram um sorriso no rosto do boneco. Continuamos a montar o boneco e desenhamos as mãos, então perguntei o que poderiam e gostariam fazer, depois foram os pés e perguntei onde os levariam e por fim desenhariam o coração e escreveram o que queriam ser.
No começo senti um pouco de desinteresse da turma, mas depois entraram no clima de serem pesquisadores , então pedi que pensassem em assuntos que gostariam de pesquisar a fundo e trazer para a próxima aula.
2ª aula(13/03)
3ª aula(20/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega, por não terem paciência, o que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.
Plantas carnívoras...
No começo senti um pouco de desinteresse da turma, mas depois entraram no clima de serem pesquisadores , então pedi que pensassem em assuntos que gostariam de pesquisar a fundo e trazer para a próxima aula.
O que quero ser...
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Onde quero ir...
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Bombeiro
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Parque da Mônica
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Desenhista
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China
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Veterinário
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Parque da Xuxa
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Bibliotecária
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Espaço
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Jogador
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Praia
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Leoa
|
Estádio
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Professor
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Rio de Janeiro
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Fada
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Estados Unidos
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Adulto
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Cinema
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Tigre
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Lua
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Médico
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Zoológico
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Paris
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Londres |
A professora relembrou a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação para escolher o assunto.
O mais votado foi Plantas. Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só depois vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.
Perguntas elaboradas pelos alunos:
- O que é uma planta carnívora?
- Existem plantas de várias cores?
- Qual o tipo de planta mais esquisita encontrada pelo homem?
- O que é um girassol?
- Qual planta é usada para a produção de tecido?
- Quais plantas são utilizadas para fazermos remédios?
- Por que as plantas mortas são usadas como adubo?
- Qual a planta preferida do beija flor?
- Como os pássaros contribuem no cultivo das plantas?
- Quais plantas servem de alimentos para o homem? E os animais?
- Por que estudar sobre plantas?
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os vídeos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos iniciar a pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.
Voltei com os alunos ao laboratório de informática ontem, 6ª feira (23/03), para dar inicio ao processo de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.
4ª aula (27/03)
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega, por não terem paciência, o que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.
5ª aula (03/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.
6ª aula (13/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar vídeos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
Feito isso, salvei tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi muito produtiva.
7ª aula (17/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ªaula ( 24/04)/9ª aula (04/05-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei um jogo pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de passagem , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais realmente inclusos nessa era.
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.
6ª aula (13/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar vídeos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
Feito isso, salvei tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi muito produtiva.
7ª aula (17/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ªaula ( 24/04)/9ª aula (04/05-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei um jogo pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de passagem , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais realmente inclusos nessa era.
10ª aula ( 09/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal.
11ª aula (16/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um vídeo ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.
12ª aula ( 23/05)
12ª aula ( 23/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.
13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!
13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!
Pesquisando e respondendo....
Plantas carnívoras...
...não são monstros de casas mal-assombradas, nem devoradoras de exploradores inocentes perdidos em florestas tropicais africanas. Pelo contrário, na maioria são plantas pequenas e delicadas que capturam pequenos insetos ou animais aquáticos microscópicos. Sua beleza exótica engana muitas pessoas, levando-as a crer que suas folhas, altamente especializadas, são flores - mais ainda, nem se apercebem de que elas são carnívoras. Portanto, a menos que você tenha o tamanho de um inseto, elas lhe são perfeitamente inofensivas.
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Para que uma planta possa ser considerada carnívora, é preciso que ela tenha a capacidade de: atrair, prender, e digerir formas de vida animais.
A grande maioria das flores tem a capacidade de atrair insetos para fins de polinização, algumas chegam até a prendê-los para garantir a polinização; exemplos destas são o papo-de-peru e algumas orquídeas. Mas não os digerem, portanto não são carnívoras verdadeira.
video de plantas carnivoras.
**Existem plantas de várias cores?
Sim,as cores das flores, do vermelho, ao púrpura e ao azul, são na maioria devido à antocianina(são pigmentos solúveis em água, dissolvidas no meio aquoso dentro dos vacúolos celulares e sensíveis ao PH desse ambiente) , que é um tipo de flavonóide( são fenóis, ácidos e muito reativos).
**Existem plantas de várias cores?
Sim,as cores das flores, do vermelho, ao púrpura e ao azul, são na maioria devido à antocianina(são pigmentos solúveis em água, dissolvidas no meio aquoso dentro dos vacúolos celulares e sensíveis ao PH desse ambiente) , que é um tipo de flavonóide( são fenóis, ácidos e muito reativos).
**QUAL O TIPO DE PLANTA MAIS ESQUISITA JÁ ENCONTRADA PELO HOMEM?
WELWITSCHIA MIRABILIS: A PLANTA MAIS RESISTENTE DO MUNDO
ELA NÃO É BONITA DE SE OLHAR, MAS ESTA PLANTA COMUM NA NAMÍBIA É REALMENTE UM DOS TIPOS MAIS CURIOSOS ENCONTRADOS NA NATUREZA. NÃO HÁ REALMENTE NADA PARECIDO. A WELWITSCHIA TEM EM APENAS DUAS FOLHAS E UM CAULE ROBUSTO COM RAÍZES. DUAS FOLHAS QUE CONTINUAM A CRESCER ATÉ SE PARECEREM À JUBA DE UMA CRIATURA DA FICÇÃO CIENTÍFICA. AO INVÉS DE GANHAR ALTURA, SEU CAULE ENGROSSA E PODE CHEGAR A QUASE DOIS METROS DE ALTURA E OITO METROS DE LARGURA. SUA VIDA ÚTIL ESTIMADA É DE 400 A 1,5 MIL ANOS. ELA PODE SOBREVIVER POR ATÉ CINCO ANOS SEM CHUVA. A PLANTA CONHECIDA POR SER MUITO SABOROSA E É CONHECIDA POR 'ONYANGA', QUE SIGNIFICA CEBOLA DO DESERTO.
DIONAEA MUSCIPULA: A VÊNUS CARNÍVORA
ELA É A MAIS FAMOSA DE TODAS AS CARNÍVORAS, DEVIDO À NATUREZA ÚNICA, ATIVA E EFICAZ DAS SUAS ARMADILHAS. MAS, ALÉM DE FAMOSA ELA TAMBÉM É AMEAÇADA DE EXTINÇÃO. A PLANTA TEM DUAS FOLHAS ARTICULADAS COBERTAS DE UMA PENUGEM E ULTRASSENSÍVEL QUE DETECTA A PRESENÇA DE TUDO, DESDE FORMIGAS A ARACNÍDEOS. A ARMADILHA SE FECHA EM MENOS DE UM SEGUNDO.
RAFFLESIA ARNOLDII: A FLOR MAIS LARGA DO MUNDO
ELA É UMA DAS PLANTAS MAIS EXÓTICAS E RARAS DO MUNDO, MAS VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO VAI QUERÊ-LA NO SEU JARDIM. APESAR DE BELA, ELA É A MAIOR FLOR DO MUNDO E, QUANDO ESTÁ FLORIDA, DELA DESPRENDE UM ODOR FÉTIDO SEMELHANTE À CARNE PODRE. POR ESSA CARACTERÍSTICA ELA É CONHECIDA COMO 'PLANTA CADÁVER' PELOS NATIVOS DA INDONÉSIA, SEU PAÍS DE ORIGEM.
RECENTEMENTE CATALOGADA NA FAMÍLIA EUPHORBIACEAE, A RAFFLESIA ARNOLDII PODE TER UM METRO DE DIÂMETRO E PESAR DE 6 A 11 KG. ELA É BELA, SALPICADA DE FLORES E TEM UMA COR VERMELHO FERRUGEM.
SUAS FLORES DURAM APENAS TRÊS DIAS POR SEMANA E ESSE CHEIRO DESAGRADÁVEL QUE PRODUZ ATRAI INSETOS POLINIZADORES QUE A AJUDAM A PERPETUAR A ESPÉCIE. MAS APENAS 10 OU 20% DAS MUDAS SOBREVIVEM. COM ALGUMA SORTE, EM NOVE MESES ELA FLORESCE.
EUPHORBIA OBESA: A PLANTA BASEBALL
EUPHORBIA OBESA, TAMBÉM CONHECIDA COMO A PLANTA BASEBALL, É NATURAL DA ÁFRICA DO SUL. INFELIZMENTE, A ESPÉCIE ESTÁ AMEAÇADA PELAS COLHEITAS SEM PLANEJAMENTO. POR SUA APARÊNCIA INTERESSANTE E CURIOSA, A EUPHORBI A É DEVASTADA PELAS POPULAÇÕES NATIVAS. PARA PROTEGER A ESPÉCIE, RECENTEMENTE, SUA EXPLORAÇÃO FOI PROIBIDA NO PAÍS. A SUA CULTURA, NO ENTANTO, TORNOU-SE COMUM EM JARDINS BOTÂNICOS PELO MUNDO.
**O QUE É O GIRASSOL?
O GIRASSOL É UMA FLOR SIMBÓLICA QUE SIGNIFICA FAMA, SUCESSO, SORTE E FELICIDADE. NA HUNGRIA, ACREDITA-SE QUE A SEMENTE DO GIRASSOL CURA INFERTILIDADE, E SEMENTES COLOCADAS NA BEIRA DA JANELA, EM UMA CASA ONDE EXISTA UMA MULHER GRÁVIDA, O FILHO SERÁ HOMEM.[5]NA ESPANHA, PARA SE TER SORTE SÃO NECESSÁRIOS ONZE GIRASSÓIS.A FLOR PODE SER CONSIDERADA A PLANTA-SÍMBOLO DO NOVO MILÊNIO.O GIRASSOL É UM SÍMBOLO DA PÁSCOA, APESAR DE POUCAS PESSOAS SABEREM. GIRASSOL É UM DOS SÍMBOLOS PASCAIS MENOS CONHECIDOS EM ALGUMAS REGIÕES. É, PORÉM, MUITO RICO EM CONTEÚDO: ASSIM COMO PARA SOBREVIVER A PLANTA PRECISA TER SUA COROLA VOLTADA PARA O SOL, DO NASCENTE AO POENTE, SEGUNDO OS CRISTÃOS, OS SERES HUMANOS DEVEM ESTAR VOLTADOS PARA O SOL-CRISTO GARANTINDO A LUZ E A FELICIDADE.
DESCRIÇÃO
PÓLEN MUDAS
**QUAL PLANTA É USADA NA PRODUÇÃO DE TECIDOS?
O LINHO
NOME COMUM: LINHO
NOME CIENTÍFICO: LINUM USITATISSIMUM
O LINHO É UMA PLANTA ORIGINÁRIA DO ORIENTE, SENDO TAMBÉM CULTIVADA EM DETERMINADAS REGIÕES DO REINO
UNIDO, NA BÉLGICA E NO NORTE DE FRANÇA.
- AS FLORES DESTA ESPÉCIE POSSUEM SÓ 5 PÉTALAS. ESTA PLANTA NÃO É SÓ USADA NA PRODUÇÃO DE FIBRAS, SERVINDO TAMBÉM PARA A PRODUÇÃO DE ÓLEO NÃO-COMESTÍVEL.
- O LINHO ANTES DE SER UTILIZADO NO FABRICO DAS NOSSAS ROUPAS PASSA POR DIFERENTES PROCESSOS DE TRATAMENTO.
O ALGODOEIRO
NOME COMUM: ALGODOEIRO
NOME CIENTÍFICO: GOSSYPIUM HERBACEUM /
GOSSYPIUM/ ARBOREUM
- O ALGODOEIRO É UMA PLANTA PROVENIENTE DA ÍNDIA, DO EGIPTO E DA ESPANHA, OU SEJA É UMA PLANTA DE CLIMAS
TROPICAIS, EMBORA TAMBÉM SE POSSA DESENVOLVER EM REGIÕES DE TEMPERATURA AMENA.
- O ALGODÃO PRODUZ-SE EM CERCA DE 80 PAÍSES, SENDO UM DOS CULTIVOS DE MAIOR PRODUÇÃO MUNDIAL. OS MAIORES PRODUTORES SÃO: A CHINA, OS ESTADOS UNIDOS, A ÍNDIA, O PAQUISTÃO, O UZBEQUISTÃO E O BRASIL.
JUTA
NOME
COMUM: JUTA
NOME
CIENTÍFICO: CORCHORUS
CAPSULARIS /CORCHORUS OLITORIUS
- A JUTA É UMA PLANTA QUE É CULTIVADA NO PAQUISTÃO E NA ÍNDIA. APÓS UMA SÉRIE DE TRATAMENTOS, OBTÊM-SE AS FIBRAS, USADAS NA PRODUÇÃO DE SARAPILHEIRAS, CORDAS E TAPETES.
- É UMA DAS FIBRAS VEGETAIS MAIS IMPORTANTES, A 2ª DEPOIS DO ALGODÃO, DEVIDO AO GRANDE VOLUME DE PRODUÇÃO E VARIEDADE DE USOS.
- A JUTA DESENVOLVE-SE BEM EM CLIMAS ÚMIDOS COM TEMPERATURAS DE 24 A 38º C.
- CARACTERÍSTICAS DA FIBRA: ORIGINÁRIA DA ÍNDIA, A JUTA É UMA FIBRA RESISTENTE E TOTALMENTE ECOLÓGICA.
CÂNHAMO
NOME
COMUM: CÂNHAMO
NOME
CIENTÍFICO: CANNABIS
SATIVA
- O CÂNHAMO É UMA PLANTA ORIGINÁRIA DA ÁREA DO MAR CÁSPIO, TENDO UM GRANDE APROVEITAMENTO NA INDÚSTRIA TÊXTIL QUE REMONTA JÁ ÀS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES DO SUL DA ÁSIA.
- ELE PROPAGOU-SE NA ÍNDIA E NA PÉRSIA, TENDO SIDO INTRODUZIDO NA EUROPA NO SÉCULO VII. HOJE EM DIA É CULTIVADO EM TODAS AS ÁREAS DE CLIMA QUENTE.
- DO CAULE DO CÂNHAMO EXTRAI-SE UMA FIBRA, DE COR CINZENTA, PARDA OU ESVERDEADA, QUE SERVE PARA A FABRICAÇÃO DE TECIDOS RESISTENTES, ASSIM COMO CORDAS GROSSAS E CORDÉIS, ARTESANATO, ETC.
Alecrim
Nome vulgar: Alecrim; Alecrim-da-terra
Nome científico:Rosmarinus offi cinalis
Descrição
Arbusto erecto, ramoso, com aromaforte. As
folhas são persistentes,coriáceas e lanceoladas e as flores sãode cor
azul-pálida (raramente rosadaou branca).
Distribuição Geográfca:É uma espécie espontânea na região mediterrânica
podendo ser encon-trada até aos 1500 m de altitude.Nos Açores é cultivada em
quintais e jardins.
Utilização na Medicina Popular nos Açores
De acordo com Acúrcio Ramos (1871), o alecrim, apesar de pouco usado,é tónico e excitante. Por seu turno, Silvano Pereira (1953) afirma que,embora, antigamente, fosse muito usado para as mais diversas doenças,apenas é aconselhado como tónico e estimulante estomacal.Na Ribeira Seca da Ribeira Grande, o alecrim era usado contra os in-chaços e na Ribeirinha, para combater problemas intestinais (inquéritode 1988). Por seu lado, segundo o inquérito de 2002, nas Sete Cidades,esta planta servia para combater dores de barriga, de cabeça e de estômago.
Nome científco:Allium sativum
Descrição :Planta bolbosa vivaz, com flores esbranquiçadas ou
avermelhadas. A sua raiz possui um bolbo formado por vários bolbilhos
conhecidos como dentes.
Distribuição Geográfica: Possivelmente originário da Ásia Central e
Ocidental, o alho é culti-vado em todo o mundo.
Utilização na Medicina Popular nos Açores
A tintura obtida pela maceração dos bolbos em
álcool é aconselhável como anti-reumática (Pereira, 1953).De acordo com o inquérito
de 1988, o “chá” de alho era usado, no Picoda Pedra, para “fazer bem” à coluna. Por outro lado, de acordo com os inquéritos
de 2002, o alho era usado para combater a tosse.
Arruda
Nome vulgar: Arruda
Nome científco: Ruta chalepensis
Descrição: Erva vivaz com folhas acinzentadas,segmentadas e
fétidas. O caule é len-hoso e ramificado, podendo atingiros 60 cm de altura. As
suas flores sãoamarelas e pequenas.
Distribuição Geográfica:Cresce em terrenos áridos da região mediterrânica.
Nos Açores, a arruda é cultivada em quintais como planta medicinal.
Utilização na Medicina Popular nos Açores
Nos Açores a
arruda é usada na confecção de vários medicamentos caseiros,devido às suas
propriedades estimulantes, febrífugas e emenagogas (Pereira,1953). Por seu
lado, Francisco Costa (1952), refere o seu uso para os mais diversos fins, desde
a cura das dores de cabeça, de ouvidos ou de dentes, até ao estancamento das
hemorragias nasais.Em diversas freguesias do concelho da
Ribeira Grande, a planta era usada para as dores de estômago e para doenças da
bexiga e rins (inquérito de 1988). Nas Sete Cidades, segundo o inquérito de
2002, a arruda era usada com os mesmos fins.Alecr
Erva-Cidreira
Nome vulgarErva-Cidreira, Cidreira
Nome científico: Melissa offi cinalis
Descrição
É uma planta vivaz, muito ramificada e aromática,conhecida
pelo seu forte e agradável aroma a limão. Assuas folhas são ovais, serradas e
de nervuras salientes.
Distribuição Geográfica
Planta das regiões meridionais da Europa, Ásia e Norte de África. No Continente
e na Madeira existe em locais sombrios e úmidos. Cultivada nos Açores para fins
medicinais.
Utilização na Medicina Popular nos Açores
Silvano Pereira (1953) diz-nos que : “a infusão das
suas folhas e sumidades floríferas é muito empregada [...] para aliviar as dores
intestinais.Tem propriedades estomáquicas,
anti-espasmódicas e carminativas”.Segundo o inquérito de 1988, a erva
cidreira era utilizada para diversos fins, em quase todas as freguesias da
Ribeira Grande. Assim, na Maia era usada para combater as dores de barriga e para
o coração, no Porto Formoso e Ribeirinha,
para “acalmar os nervos” e no Pico da Pedra, “contra as febres”.
Para evitar que sejam queimadas e destruam o solo,bem como a natureza em geral. E as árvores mortas deixadas em seu local de origem como habitat para outras espécies.
***QUAL A PLANTA PREFERIDA DO BEIJA-FLOR?***
As flores que contém néctar atraem estes pequenos seres com a promessa de comida. Obtendo com esta visita a polinização de suas flores, no objetivo maior da reprodução da espécie, cujo produto é o fruto.
Os beija-flores, com seu bico estreito e longo, são atraídos por flores campanuladas e de coloração amarela e vermelha e as borboletas apreciam flores de corola estreita tipo funil e são menos sensíveis à coloração.
A seguir alguns exemplos de plantas que os beija-flores gostam:
Hibisco ou Mimo de Vênus
Nome Botânico: Hibiscus rosa sinensis
Nomes Populares :Hibisco, mimo-de-Vênus
Família :Família Malvaceae
Origem:Originário da Ásia e disseminado pelo mundo inteiro
DESCRIÇÃO:
Arbusto de alto porte, pode atingir até 3,50m.Tem uma forma mais ovalada e se podado nos ramos inferiores, pode servir
como árvore de pequeno porte.Suas flores são campanuladas e encontradas
em cores branca, amarela, rosa e vermelha, simples e dobradas.Florescem praticamente o ano inteiro. COMO CULTIVAR E PLANTAR O HIBISCO: São cultivados em locais ensolarados e não são plantas exigentes em
fertilidade do solo.No plantio de uma muda, colocar na
cova composto orgânico e adubo granulado NPK fórmula 10-10-10.Fazer a adubação de reposição no inverno, na projeção da copa. Regras regulares:Aceita poda, mas é preciso saber que, se for muito podado, haverá pouca
emissão de flores, pois estas nascem na ponta dos ramos.A propagação de mudas é feita por estaquia de ramos, na época da
primavera.
BRINCOS DE PRINCESA.
BRINCOS DE PRINCESA.
Nome Técnico: Fuchsia Nomes Populares :Brinco de Princesa Família: Família Onagraceae Origem: Originária da América do Sul, principalmente Brasil Descrição: Planta herbácea até 20,cm de altura, ramos flexíveis e pendentes, folhas ovais, verdes e opostas com nervura central avermelhada. Flores com cálice tubular dividido em cinco sépalas e corola delicada simples ou dobrada em diversas cores. Florescimento da primavera até o verão.
Ambiente e uso decorativo:O brinco-de-princesa forma um belo conjunto com outras plantas para vasos do tipo pendente ou mesmo jardineiras e grandes vasos altos.
Pode ser combinado com o camarão vermelho (Justicia brandejeana) , salvia anã (Salvia splendens) em cores rosa e creme ou mesmo roxas e plantas prateadas, como a gazânia (Gazania rigens) e a cinerária prateada (Senecio douglasii) para acabamento.
Modo de Cultivo :
Necessita de sol e seu cultivo em vasos como pendente é muito ornamental.
O substrato de cultivo deve ser rico em matéria orgânica, portanto adicionar composto orgânico e húmus de minhoca é fundamental para a saúde e quantidade de flores.
A propagação das mudas pode ser feita por estaquia de ramos ou sementes.
ALEGRIA DE JARDIM
Nome Técnico:Salvia splendens
Nomes Populares :cardeal, sangue-de-adão, salvia, alegria-de-jardim
Família :Família Lamiaceae (ex-Labiatae)
Origem: Nativa do Brasil..
Descrição:Arbusto semi-lenhoso, de folhas verdes ovais ponteagudas e caule quadrangular, forma arredondada.
As flores saem de dentro de cálice persistente, são campanuladas e podemos encontrar nas cores creme, vermelha, rosa e roxa, sendo o mais florífero o de flores vermelhas.
Também são encontradas variedades anã,de menor altura.
Porte:
Até 1,20 de altura.
Até 1,20 de altura.
Ambiente e uso decorativo:Uma das plantas mais fáceis de cultivar e por isto muito usada em ornamentação de parques e praças públicas.
Grandes canteiros de uma só cor ou manchas delineadas de cores diferentes, sempre será um sucesso.
Para jardins empresariais e condomínios é sempre uma excelente opção.
Jardins particulares podem usá-lo para formar conjuntos com outras plantas verdes ou prateadas.
Jardins particulares podem usá-lo para formar conjuntos com outras plantas verdes ou prateadas.
Cultivo:Local ensolarado, sem exigência quanto à fertilidade do solo.
As regas podem ser regulares, abundantes e espaçadas.
Propagação por sementes, em qualquer época do ano.
Produtores oferecem variedade de sálvia anãs, com até 0,30m, muito interessantes para compor vasos e bordas altas para canteiros.
***COMO OS PÁSSAROS CONTRIBUEM NO CULTIVO DAS PLANTAS?***
Através da polinização,ou seja, quando os pássaros buscam sementes nos frutos das árvores,eles acabam por carregarem o pólen existentes nas flores que estão junto com os frutos.
***QUAIS PLANTAS SERVEM DE ALIMENTOS PARA O HOMEM? E OS ANIMAIS?***
“Verduras e legumes são plantas ou partes de plantas que servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes. Hortaliça é a denominação genérica para legumes e verduras.
Para os animais:
***POR QUE ESTUDAR SOBRE AS PLANTAS?***
Parabens pelo blog. gostei tem bastante curiosidades...
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