3º ano D - Profª Luciana

1ª aula(06/03)
Os alunos tiveram sua primeira aula hoje em 5/03. Foi interessante, pois antes mesmo de me apresentar  muitos queriam saber quando iriamos para sala de informática mexer no computador e nos jogos. Mediante isso me apresentei e expliquei que esse ano ia ser diferente, que agora teríamos uma nova disciplina Educação e Tecnologia e que estaríamos aprendendo a pesquisar.
No clima da curiosidade fiz a dinâmica do boneco: pedi que cada aluno fosse desenhando as partes de um boneco na folha de  papel que dei para cada um.Depois que desenharam a cabeça, perguntei à eles onde seu pensamento os levariam naquele momento; depois que pensaram escreveram próximo a cabeça do boneco. O mesmo aconteceu com os olhos quando perguntei o que gostariam de ver ou conhecer; depois colocaram um sorriso no rosto do boneco. Continuamos a montar o boneco e desenhamos as mãos, então perguntei o que poderiam  e gostariam fazer, depois foram os pés e perguntei onde os levariam e por fim desenhariam o coração e escreveram o que queriam ser.
No começo senti um pouco de desinteresse da turma, mas depois entraram no clima de serem pesquisadores , então pedi que pensassem em assuntos que gostariam de pesquisar a fundo e trazer para a próxima aula.
 O que quero ser...
 Onde quero ir...
Bombeiro
Parque da Mônica
Desenhista
China
Veterinário
Parque da Xuxa
Bibliotecária
Espaço
Jogador
Praia
Leoa
Estádio
Professor
Rio de Janeiro
Fada
Estados Unidos
Adulto
Cinema
Tigre
Lua
Médico
Zoológico

Paris
Londres















2ª aula(13/03)

A professora relembrou  a primeira aula e depois perguntou o que a gente gostaria de aprender.Então fizemos uma lista e depois uma votação  para escolher o assunto.

O mais votado foi Plantas. Depois que escolhemos o assunto fizemos as perguntas sobre o que a gente podia pesquisar sobre ele. As perguntas foram escritas na lousa pela professora e a gente escreveu no caderno e na próxima aula vamos pesquisar, em duplas, na sala de informática. Só  depois  vamos começar a escrever o que encontramos sobre o assunto e vamos montar nossa pesquisa para colocar no blog.

Perguntas elaboradas pelos alunos:
  1. O que é uma planta carnívora?
  2. Existem plantas de várias cores?
  3. Qual o tipo de planta mais esquisita encontrada pelo homem?
  4. O que é um girassol?
  5. Qual planta é usada para a produção de tecido?
  6. Quais plantas são utilizadas para fazermos remédios?
  7. Por que as plantas mortas são usadas como adubo?
  8. Qual a planta preferida do beija flor?
  9. Como os pássaros contribuem no cultivo das plantas?
  10. Quais plantas servem de alimentos para o homem? E os animais?
  11. Por que estudar sobre plantas?
3ª aula(20/03)
Hoje fomos para o laboratório de informática e lá assistimos os vídeos "Kika de onde vem". Comentamos os assuntos vistos nos vídeos e depois iríamos  iniciar a  pesquisa, porém houve um problema na internet e não foi possível dar inicio às pesquisas junto com as crianças.
Voltei com os alunos ao laboratório de informática ontem, 6ª feira (23/03), para dar inicio ao processo de pesquisa, porém antes de efetivamente começá-la achei melhor ensiná-los o básico da informática e como entrar no site de busca, para que futuramente o façam sozinhos.
4ª aula (27/03)
Hoje os alunos se organizaram em duplas e cada uma recebeu a tarefa de pesquisar uma pergunta das que foram elaboradas por eles.Como já haviam sido orientados por mim e pela professora da sala de como proceder para acessar o site do google( escolhido para ser o site de busca da turma), os alunos conseguiram, depois de novas explicações fazer todo o processo, mas percebi que para esse tipo de acesso, os alunos possuem dificuldades, já que em casa, quem o faz são os irmãos ou os próprios pais, inclusive para jogos( que são os mais utilizados).
Quando acessaram a página do google, foi outro momento difícil, pois muitos ainda não dominam a escrita e a leitura, e os poucos que o fazem não possuem a habilidade de ajudar o colega,  por não terem paciência, o  que tornou o trabalho mais demorado.
Depois de vencida a etapa da digitação da pergunta, os alunos  conheceram o que são links, e depois de uma breve explicação começaram a abrir os que eram relacionados à sua pergunta.
Andando de dupla em dupla vi o encantamento dos alunos com o que estavam encontrando e os comentários que faziam, Foi muito boa a primeira experiência com eles.
Na próxima aula será dado continuidade à pesquisa.
5ª aula (03/04)
Nessa aula voltamos para a sala, pois muitos alunos não tinham copiado as perguntas que elaboramos.Motivos: não terminaram em tempo hábil,ou faltaram no dia e isso estava atrapalhando o desenvolvimento das aulas, já que muitas nem tinham idéia do que pesquisar quando seus parceiros faltavam. Com isso garanti que todos tivessem as questões e pudessem ser autonômos em suas pesquisas sem depender de seu colega para dar continuidade na atividade.

6ª aula (13/04)
Depois de uma semana de retomadas, voltamos ao laboratório de informática para dar continuidade as nossas pesquisas. Para nos organizarmos anotei a formação de cada dupla, para que as próximas aulas possam dar continuidade as pesquisas sem o problema: " Não sei quem estava comigo../ O que eu pesquisei...", e cada dupla tem seu micro certo, assim o que pesquisam é salvo e eles podem acessar facilmente.Cada dupla tem anotado o nome do parceiro,o número do computador e o seu assunto a ser pesquisado.
Depois de termos feito essa organização as  crianças continuaram pesquisando e me surpreendi com algumas delas,pois conseguiram acessar sozinhos outras páginas sobre seu assunto. Além disso a proposta hoje era procurar  vídeos e figuras referentes a pesquisa de cada dupla.Os alunos aprenderam como acessar o youtube,para procurar vídeos e também na página do google como procurar figura para serem inseridas no produto final da pesquisa: um texto de pesquisa coletivo.
  Feito isso, salvei  tudo o que pesquisaram em uma pasta com o nome da dupla e série. Hoje a aula foi  muito produtiva.
7ª aula (17/04)
Nessa aula fizemos o mapa conceitual com o tema da turma. Expliquei às crianças o que era o Mapa Conceitual e porque fazê-lo. Alguns acharam engraçado e até compararam à uma árvore,outros disseram que era difícil fazer, porque tinha muito quadrado", mas apesar dos comentários conseguiram fazer e localizarem o assunto de sua pesquisa com o colega. Foi interessante.
8ªaula ( 24/04)/9ª aula (04/05-reposta)
Nessas aulas como indicação da Simone (orientadora do intermediário) acessamos o site de jogos www.friv.com , para dar uma folga para as crianças, já que foi uma semana que antecedia o feriado e também cheia de conselhos de classe/série. Foi um a aula diferente, pois percebi que as crianças estavam esperando por esse momento. Ensine-os a acessar o site e para minha surpresa muitos já conheciam, porém só acessam jogos de corrida e que lembrasse avatares e jogos violentos. Então busquei  um jogo  pedagógico, que contemplasse algum aspecto motor que pudesse ajudar nas aulas de Tecnologia. O jogo de confeitar o bolo foi o indicado. Quando encontrei o jogo, fui cobaia e diga-se de  passagem  , me senti como as crianças, sem coordenação suficiente para desenvolver as fases do jogo. Em meia hora de jogo,não consegui passar da 4ª fase. Confeitar bolo ao  "VIVO E A CORES É MAIS FÁCIL " do que virtualmente,isso digo e afirmo.
Achei que as crianças teriam a mesma dificuldade, mas me enganei teve dupla que conseguiu em menos tempo mais medalhas do que eu em meia hora.
Por isso percebo e confesso nossos alunos estão realmente na era digital, e mais realmente inclusos nessa era.
Profª Luciana auxiliando um aluno durante o jogo
Que difícil...bolo enfeitado... só para comer....
 10ª aula ( 09/05)
Nessa aula retornamos às pesquisas para darmos inicio ao texto coletivo da turma, utilizando o que cada dupla pesquisou sobre sua pergunta. Algumas duplas em nova pesquisa descobriram novos sites com novas informações sobre seu assunto. Foi muito legal. 
11ª aula (16/05)
Gravei todas as pesquisas feitas pelos alunos e projetei usando  data show o que descobriram e fomos construindo o texto. Acessei a internet e projetei os sites sobre o assunto discutido   e junto com eles buscamos fotos e vídeos, e a cada foto ou vídeo que descobríamos, ficavam maravilhados e queriam colocar tudo  junto ao texto para ilustrar. O interessante é que os alunos pediam para verificar se havia um  vídeo  ou foto sobre o que pesquisaram. Foi muito interessante.

12ª aula ( 23/05)
Continuamos nossa pesquisa e composição do texto via data show, colocamos fotos e vimos muitos vídeos interessantes.

13ª aula ( 30/05)
Chegamos ao final de nossa pesquisa. Terminamos de produzir o texto coletivamente e escolhemos imagens e vídeos referentes ao assunto da turma. Foi muito proveitoso, revisamos as perguntas feitas e concluímos que algumas deveriam ser reformuladas mais uma vez para podermos chegar á uma conclusão.
A seguir o texto coletivo e o produto de toda nossa pesquisa. Espero que aproveitem, pois pesquisamos e descobrimos coisas muito interessantes!

Pesquisando e respondendo....


Plantas carnívoras...
...não são monstros de casas mal-assombradas, nem devoradoras de exploradores inocentes perdidos em florestas tropicais africanas. Pelo contrário, na maioria são plantas pequenas e delicadas que capturam pequenos insetos ou animais aquáticos microscópicos. Sua beleza exótica engana muitas pessoas, levando-as a crer que suas folhas, altamente especializadas, são flores - mais ainda, nem se apercebem de que elas são carnívoras. Portanto, a menos que você tenha o tamanho de um inseto, elas lhe são perfeitamente inofensivas.
  

Para que uma planta possa ser considerada carnívora, é preciso que ela tenha a capacidade de: atrair, prender, e digerir formas de vida animais.
A grande maioria das flores tem a capacidade de atrair insetos para fins de polinização, algumas chegam até a prendê-los para garantir a polinização; exemplos destas são o papo-de-peru e algumas orquídeas. Mas não os digerem, portanto não são carnívoras verdadeira.


video de plantas carnivoras.


**Existem plantas de várias cores?
Sim,as cores das flores, do vermelho, ao púrpura e ao azul, são na maioria devido à antocianina(são pigmentos solúveis em água, dissolvidas no meio aquoso dentro dos vacúolos celulares e sensíveis ao PH desse ambiente) , que é um tipo de flavonóide( são fenóis, ácidos e muito reativos).


**QUAL O TIPO DE PLANTA MAIS ESQUISITA JÁ ENCONTRADA PELO HOMEM?

WELWITSCHIA MIRABILIS: A PLANTA MAIS RESISTENTE DO MUNDO

ELA NÃO É BONITA DE SE OLHAR, MAS ESTA PLANTA COMUM NA NAMÍBIA É REALMENTE UM DOS TIPOS MAIS CURIOSOS ENCONTRADOS NA NATUREZA. NÃO HÁ REALMENTE NADA PARECIDO. A WELWITSCHIA TEM EM APENAS DUAS FOLHAS E UM CAULE ROBUSTO COM RAÍZES. DUAS FOLHAS QUE CONTINUAM A CRESCER ATÉ SE PARECEREM À JUBA DE UMA CRIATURA DA FICÇÃO CIENTÍFICA. AO INVÉS DE GANHAR ALTURA, SEU CAULE ENGROSSA E PODE CHEGAR A QUASE DOIS METROS DE ALTURA E OITO METROS DE LARGURA. SUA VIDA ÚTIL ESTIMADA É DE 400 A 1,5 MIL ANOS. ELA PODE SOBREVIVER POR ATÉ CINCO ANOS SEM CHUVA. A PLANTA CONHECIDA POR SER MUITO SABOROSA E É CONHECIDA POR 'ONYANGA', QUE SIGNIFICA CEBOLA DO DESERTO. 



DIONAEA MUSCIPULA: A VÊNUS CARNÍVORA



ELA É A MAIS FAMOSA DE TODAS AS CARNÍVORAS, DEVIDO À NATUREZA ÚNICA, ATIVA E EFICAZ DAS SUAS ARMADILHAS. MAS, ALÉM DE FAMOSA ELA TAMBÉM É AMEAÇADA DE EXTINÇÃO. A PLANTA TEM DUAS FOLHAS ARTICULADAS COBERTAS DE UMA PENUGEM E ULTRASSENSÍVEL QUE DETECTA A PRESENÇA DE TUDO, DESDE FORMIGAS A ARACNÍDEOS. A ARMADILHA SE FECHA EM MENOS DE UM SEGUNDO.


 
RAFFLESIA ARNOLDII: A FLOR MAIS LARGA DO MUNDO


ELA É UMA DAS PLANTAS MAIS EXÓTICAS E RARAS DO MUNDO, MAS VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO VAI QUERÊ-LA NO SEU JARDIM. APESAR DE BELA, ELA É A MAIOR FLOR DO MUNDO E, QUANDO ESTÁ FLORIDA, DELA DESPRENDE UM ODOR FÉTIDO SEMELHANTE À CARNE PODRE. POR ESSA CARACTERÍSTICA ELA É CONHECIDA COMO 'PLANTA CADÁVER' PELOS NATIVOS DA INDONÉSIA, SEU PAÍS DE ORIGEM.
RECENTEMENTE CATALOGADA NA FAMÍLIA EUPHORBIACEAE, A RAFFLESIA ARNOLDII PODE TER UM METRO DE DIÂMETRO E PESAR DE 6 A 11 KG. ELA É BELA, SALPICADA DE FLORES E TEM UMA COR VERMELHO FERRUGEM.
SUAS FLORES DURAM APENAS TRÊS DIAS POR SEMANA E ESSE CHEIRO DESAGRADÁVEL QUE PRODUZ ATRAI INSETOS POLINIZADORES QUE A AJUDAM A PERPETUAR A ESPÉCIE. MAS APENAS 10 OU 20% DAS MUDAS SOBREVIVEM. COM ALGUMA SORTE, EM NOVE MESES ELA FLORESCE.


EUPHORBIA OBESA: A PLANTA BASEBALL





EUPHORBIA OBESA, TAMBÉM CONHECIDA COMO A PLANTA BASEBALL, É NATURAL DA ÁFRICA DO SUL. INFELIZMENTE, A ESPÉCIE ESTÁ AMEAÇADA PELAS COLHEITAS SEM PLANEJAMENTO. POR SUA APARÊNCIA INTERESSANTE E CURIOSA, A EUPHORBI A É DEVASTADA PELAS POPULAÇÕES NATIVAS. PARA PROTEGER A ESPÉCIE, RECENTEMENTE, SUA EXPLORAÇÃO FOI PROIBIDA NO PAÍS. A SUA CULTURA, NO ENTANTO, TORNOU-SE COMUM EM JARDINS BOTÂNICOS PELO MUNDO.







**O QUE É O GIRASSOL?


O GIRASSOL É UMA FLOR SIMBÓLICA QUE SIGNIFICA FAMA, SUCESSO, SORTE E FELICIDADE. NA HUNGRIA, ACREDITA-SE QUE A SEMENTE DO GIRASSOL CURA INFERTILIDADE, E SEMENTES COLOCADAS NA BEIRA DA JANELA, EM UMA CASA ONDE EXISTA UMA MULHER GRÁVIDA, O FILHO SERÁ HOMEM.[5]NA ESPANHA, PARA SE TER SORTE SÃO NECESSÁRIOS ONZE GIRASSÓIS.A FLOR PODE SER CONSIDERADA A PLANTA-SÍMBOLO DO NOVO MILÊNIO.O GIRASSOL É UM SÍMBOLO DA PÁSCOA, APESAR DE POUCAS PESSOAS SABEREM. GIRASSOL É UM DOS SÍMBOLOS PASCAIS MENOS CONHECIDOS EM ALGUMAS REGIÕES. É, PORÉM, MUITO RICO EM CONTEÚDO: ASSIM COMO PARA SOBREVIVER A PLANTA PRECISA TER SUA COROLA VOLTADA PARA O SOL, DO NASCENTE AO POENTE, SEGUNDO OS CRISTÃOS, OS SERES HUMANOS DEVEM ESTAR VOLTADOS PARA O SOL-CRISTO GARANTINDO A LUZ E A FELICIDADE.

DESCRIÇÃO


SEMENTES



PÓLEN                                                              MUDAS






**QUAL PLANTA É USADA NA PRODUÇÃO DE TECIDOS?

















O LINHO

NOME COMUM: LINHO
NOME CIENTÍFICO: LINUM USITATISSIMUM
O LINHO É UMA PLANTA ORIGINÁRIA DO ORIENTE, SENDO  TAMBÉM CULTIVADA EM  DETERMINADAS REGIÕES DO REINO
UNIDO, NA BÉLGICA E NO NORTE DE FRANÇA.
  •  AS FLORES DESTA ESPÉCIE POSSUEM SÓ 5 PÉTALAS. ESTA PLANTA NÃO É SÓ USADA NA PRODUÇÃO DE FIBRAS, SERVINDO TAMBÉM  PARA A PRODUÇÃO DE ÓLEO NÃO-COMESTÍVEL.
  •  O  LINHO ANTES DE SER UTILIZADO NO FABRICO DAS NOSSAS ROUPAS  PASSA POR DIFERENTES PROCESSOS DE TRATAMENTO.

  O ALGODOEIRO

NOME COMUM: ALGODOEIRO
NOME CIENTÍFICO: GOSSYPIUM HERBACEUM  /  GOSSYPIUM/ ARBOREUM

  •  O ALGODOEIRO É UMA PLANTA PROVENIENTE DA ÍNDIA, DO  EGIPTO E DA ESPANHA, OU SEJA É UMA PLANTA DE CLIMAS

TROPICAIS, EMBORA TAMBÉM SE POSSA DESENVOLVER EM REGIÕES  DE TEMPERATURA AMENA.
  •  O ALGODÃO PRODUZ-SE EM CERCA DE 80 PAÍSES, SENDO UM DOS CULTIVOS DE MAIOR PRODUÇÃO MUNDIAL. OS MAIORES PRODUTORES SÃO: A CHINA, OS ESTADOS UNIDOS, A ÍNDIA, O PAQUISTÃO, O UZBEQUISTÃO E O BRASIL.





JUTA

NOME COMUM: JUTA
NOME CIENTÍFICOCORCHORUS CAPSULARIS /CORCHORUS OLITORIUS
  • A JUTA É UMA PLANTA QUE É CULTIVADA NO PAQUISTÃO E NA ÍNDIA. APÓS UMA SÉRIE DE TRATAMENTOS, OBTÊM-SE AS FIBRAS, USADAS NA PRODUÇÃO DE SARAPILHEIRAS, CORDAS E TAPETES.
  • É UMA DAS FIBRAS VEGETAIS MAIS IMPORTANTES, A 2ª DEPOIS DO ALGODÃO, DEVIDO AO GRANDE VOLUME DE PRODUÇÃO E VARIEDADE DE USOS.
  • A JUTA DESENVOLVE-SE BEM EM CLIMAS  ÚMIDOS COM TEMPERATURAS DE 24 A 38º C.
  • CARACTERÍSTICAS DA FIBRA: ORIGINÁRIA DA ÍNDIA, A JUTA É UMA FIBRA RESISTENTE E TOTALMENTE ECOLÓGICA. 







 CÂNHAMO

NOME COMUM: CÂNHAMO
NOME CIENTÍFICO: CANNABIS SATIVA

  • O CÂNHAMO É UMA PLANTA ORIGINÁRIA DA ÁREA DO MAR CÁSPIO, TENDO UM GRANDE APROVEITAMENTO NA INDÚSTRIA TÊXTIL QUE REMONTA JÁ ÀS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES DO SUL DA ÁSIA.
  • ELE PROPAGOU-SE NA ÍNDIA E NA PÉRSIA, TENDO SIDO INTRODUZIDO NA EUROPA NO SÉCULO VII. HOJE EM DIA É CULTIVADO EM TODAS AS ÁREAS DE CLIMA QUENTE.
  • DO CAULE DO CÂNHAMO EXTRAI-SE UMA FIBRA, DE COR CINZENTA, PARDA OU ESVERDEADA, QUE SERVE PARA A FABRICAÇÃO DE TECIDOS RESISTENTES, ASSIM COMO CORDAS GROSSAS E CORDÉIS, ARTESANATO, ETC.
***QUAIS PLANTAS SÃO UTILIZADAS PARA FAZERMOS REMÉDIOS?***


Alecrim


Nome vulgar: Alecrim; Alecrim-da-terra
Nome científico:Rosmarinus o cinalis 
Descrição
 Arbusto erecto, ramoso, com aromaforte. As folhas são persistentes,coriáceas e lanceoladas e as flores sãode cor azul-pálida (raramente rosadaou branca).

Distribuição Geográfca:É uma espécie espontânea na região mediterrânica podendo ser encon-trada até aos 1500 m de altitude.Nos Açores é cultivada em quintais e jardins.

 Utilização na Medicina Popular nos Açores

De acordo com Acúrcio Ramos (1871), o alecrim, apesar de pouco usado,é tónico e excitante. Por seu turno, Silvano Pereira (1953) afirma que,embora, antigamente, fosse muito usado para as mais diversas doenças,apenas é aconselhado como tónico e estimulante estomacal.Na Ribeira Seca da Ribeira Grande, o alecrim era usado contra os in-chaços e na Ribeirinha, para combater problemas intestinais (inquéritode 1988). Por seu lado, segundo o inquérito de 2002, nas Sete Cidades,esta planta servia para combater dores de barriga, de cabeça e de estômago.

 Alho

 Nome vulgar: Alho
 Nome científco:Allium sativum
 Descrição :Planta bolbosa vivaz, com flores esbranquiçadas ou avermelhadas. A sua raiz possui um bolbo formado por vários bolbilhos conhecidos como dentes.
Distribuição Geográfica: Possivelmente originário da Ásia Central e Ocidental, o alho é culti-vado em todo o mundo.

Utilização na Medicina Popular nos Açores
 A tintura obtida pela maceração dos bolbos em álcool é aconselhável como anti-reumática (Pereira, 1953).De acordo com o inquérito de 1988, o “chá” de alho era usado, no Picoda Pedra, para “fazer bem” à coluna. Por outro lado, de acordo com os inquéritos de 2002, o alho era usado para combater a tosse.

Arruda




Nome vulgarArruda
Nome científcoRuta chalepensis 
Descrição: Erva vivaz com folhas acinzentadas,segmentadas e fétidas. O caule é len-hoso e ramificado, podendo atingiros 60 cm de altura. As suas flores sãoamarelas e pequenas.
Distribuição Geográfica:Cresce em terrenos áridos da região mediterrânica. Nos Açores, a arruda é cultivada em quintais como planta medicinal.
Utilização na Medicina Popular nos Açores
 Nos Açores a arruda é usada na confecção de vários medicamentos caseiros,devido às suas propriedades estimulantes, febrífugas  e  emenagogas (Pereira,1953). Por seu lado, Francisco Costa (1952), refere o seu uso para os mais diversos fins, desde a cura das dores de cabeça, de ouvidos ou de dentes, até ao estancamento das hemorragias nasais.Em diversas freguesias do concelho da Ribeira Grande, a planta era usada para as dores de estômago e para doenças da bexiga e rins (inquérito de 1988). Nas Sete Cidades, segundo o inquérito de 2002, a arruda era usada com os mesmos fins.Alecr


Erva-Cidreira



Nome vulgarErva-Cidreira, Cidreira
Nome científico: Melissa o cinalis 
Descrição
É uma planta vivaz, muito ramificada e aromática,conhecida pelo seu forte e agradável aroma a limão. Assuas folhas são ovais, serradas e de nervuras salientes.
Distribuição Geográfica
Planta das regiões meridionais da Europa, Ásia e Norte de África. No Continente e na Madeira existe em locais sombrios e úmidos. Cultivada nos Açores para fins medicinais.
Utilização na Medicina Popular nos Açores
Silvano Pereira (1953) diz-nos que : “a infusão das suas folhas e sumidades floríferas é muito empregada [...] para aliviar as dores intestinais.Tem propriedades estomáquicas, anti-espasmódicas e carminativas”.Segundo o inquérito de 1988, a erva cidreira era utilizada para diversos fins, em quase todas as freguesias da Ribeira Grande. Assim, na Maia era usada para combater as dores de barriga e para o coração, no Porto Formoso e Ribeirinha, para “acalmar os nervos” e no Pico da Pedra, “contra as febres”.

***POR QUE AS PLANTAS MORTAS SÃO USADAS COMO ADUBO?***

Para evitar que sejam queimadas e destruam o solo,bem como a natureza em geral. E as árvores mortas deixadas em seu local de origem como habitat para outras espécies.

***QUAL A PLANTA PREFERIDA DO BEIJA-FLOR?***

As flores que contém néctar atraem estes pequenos seres com a promessa de comida. Obtendo com esta visita a polinização de suas flores, no objetivo maior da reprodução da espécie, cujo produto é o fruto.
Os beija-flores, com seu bico estreito e longo, são atraídos por flores campanuladas e de coloração amarela e vermelha e as borboletas apreciam flores de corola estreita tipo funil e são menos sensíveis à coloração.
A seguir alguns exemplos de plantas que os beija-flores gostam:
Hibisco ou Mimo de Vênus


Nome Botânico: Hibiscus rosa sinensis
Nomes Populares :Hibisco, mimo-de-Vênus
Família :Família Malvaceae
Origem:Originário da Ásia e disseminado pelo mundo inteiro

DESCRIÇÃO:

Arbusto de alto porte, pode atingir até 3,50m.Tem uma forma mais ovalada e se podado nos ramos inferiores, pode servir como árvore de pequeno porte.Suas flores são campanuladas e encontradas em cores branca, amarela, rosa e vermelha, simples e dobradas.Florescem praticamente o ano inteiro.                                                                                                                                                               COMO CULTIVAR E PLANTAR O HIBISCOSão cultivados em locais ensolarados e não são plantas exigentes em fertilidade do solo.No plantio de uma muda, colocar na cova composto orgânico e adubo granulado NPK fórmula 10-10-10.Fazer a adubação de reposição no inverno, na projeção da copa.                                                                                                                      Regras regulares:Aceita poda, mas é preciso saber que, se for muito podado, haverá pouca emissão de flores, pois estas nascem na ponta dos ramos.A propagação de mudas é feita por estaquia de ramos, na época da primavera.      

BRINCOS DE PRINCESA.
Nome Técnico: Fuchsia                                          Nomes Populares :Brinco de Princesa                Família: Família Onagraceae                                  Origem: Originária da América do Sul, principalmente Brasil                               Descrição: Planta herbácea até 20,cm de altura, ramos flexíveis e pendentes, folhas ovais, verdes e opostas com nervura central avermelhada.                                              Flores com cálice tubular dividido em cinco sépalas e corola delicada simples ou dobrada em diversas cores.                       Florescimento da primavera até o verão.

Ambiente e uso decorativo:O brinco-de-princesa forma um belo conjunto com outras plantas para vasos do tipo pendente ou mesmo jardineiras e grandes vasos altos.
Pode ser combinado com o camarão vermelho (Justicia brandejeana) salvia anã (Salvia splendens) em cores rosa e creme ou mesmo roxas e plantas prateadas, como a gazânia (Gazania rigens) e a cinerária prateada (Senecio douglasii) para acabamento.
 Modo de Cultivo :
Necessita de sol e seu cultivo em vasos como pendente é muito ornamental.
O substrato de cultivo deve ser rico em matéria orgânica, portanto adicionar composto orgânico e húmus de minhoca é fundamental para a saúde e quantidade de flores.
A propagação das mudas pode ser feita por estaquia de ramos ou sementes.

ALEGRIA DE JARDIM

Nome Técnico:Salvia splendens
Nomes Populares :cardeal, sangue-de-adão, salvia, alegria-de-jardim
Família :Família Lamiaceae (ex-Labiatae)
Origem: Nativa do Brasil..
Descrição:Arbusto semi-lenhoso, de folhas verdes ovais ponteagudas e caule quadrangular, forma arredondada.
As flores saem de dentro de cálice persistente, são campanuladas e podemos encontrar nas cores creme, vermelha, rosa e roxa, sendo o mais florífero o de flores vermelhas.
Também são encontradas variedades anã,de menor altura.
Porte:
Até 1,20 de altura.
Ambiente e uso decorativo:Uma das plantas mais fáceis de cultivar e por isto muito usada em ornamentação de parques e praças públicas.
Grandes canteiros de uma só cor ou manchas delineadas de cores diferentes, sempre será um sucesso.
Para jardins empresariais e condomínios é sempre uma excelente opção.
Jardins particulares podem usá-lo para formar conjuntos com outras plantas verdes ou prateadas. 
Cultivo:Local ensolarado, sem exigência quanto à fertilidade do solo.
As regas podem ser regulares, abundantes e espaçadas.
Propagação por sementes, em qualquer época do ano.
Produtores oferecem variedade de sálvia anãs, com até 0,30m, muito interessantes para compor vasos e bordas altas para canteiros.

***COMO OS PÁSSAROS CONTRIBUEM NO CULTIVO DAS PLANTAS?***

Através da polinização,ou seja, quando os pássaros buscam sementes nos frutos das árvores,eles acabam por carregarem o pólen existentes nas flores que estão junto com os frutos. 

***QUAIS PLANTAS SERVEM DE ALIMENTOS PARA O HOMEM? E OS ANIMAIS?***

“Verduras e legumes são plantas ou partes de plantas que servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes. Hortaliça é a denominação genérica para legumes e verduras.

Para os animais:








***POR QUE ESTUDAR SOBRE AS PLANTAS?***



Um comentário: