quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Novas atividades...... Uso dos tablets.

Semana de 8 à 12/10

Nessa semana inciei o uso do tablet com as crianças. Como de praxe apresentei o equipamento à eles, mostrando cada parte e suas funções.
Falamos de combinados, onde serão utilizados nessa nova etapa do projeto.
Expliquei que seu uso seria voltado à atividades sem internet, pois ainda não é possível utilizá-la porque não há rede na escola e por isso não temos acesso, mas se tivermos que pesquisar algo ou utilizar o FRIV, usaremos os PCs do laboratório, como antes.
Como tudo é novo a curiosidade aflorou e as falas foram:

  • professora posso usar a caneta?
  • professora o meu dedo não funciona na tela..
  • professora posso tirar foto?
  • professora cadê o mouse?
  • professora o computador desligou....não dá para ligar....
E mediante essas questões fui mostrando como saná-las. Nessa aula as crianças utilizaram o PAINT e criaram alguns desenhos.




















Como são criativos meus alunos.......

*** NO DIA 11/10 FOI UM DIA ESPECIAL PARA NOSSAS CRIANÇAS, POIS TROUXEMOS BRINQUEDOS   DE PARQUE E FOI DADO LANCHE ESPECIAL PARA COMEMORARMOS O DIA DAS CRIANÇAS...***

...FELIZ DIA DAS CRIANÇAS....


Semana de  16 a 20/10
Nessa semana voltamos ao site do FRIV jogos on line. Cada dupla explorou o site com escolha de jogos diversos. Percebi com essa atividade que muitos alunos não conseguem terminar um jogo que requer paciência e estratégias. A desistência de alguns não passou dos 5 minutos de jogo, por mais que eu incentivasse.A troca por um jogo mais fácil e menos desafiador era visível. Algumas duplas optaram por jogos com dois controles para que o desafio fosse entre eles.Outros decidiram pela vez de cada uma, onde a dupla que fosse mista iria respeitar a escolha do parceiro. Alguns meninos até experimentaram  jogos de meninas e vice versa. Foi muito divertido e pude perceber que a discriminação não está entre os nossos alunos.Eles são bem resolvidos!


Semana de  22 à 26/10
Essa semana usamos os tablets, onde as crianças puderam desenhar no paint e term um pouco mais de contato com o equipamento. Muitos desenharam personagens, outros usaram figuras geométricas, dedicatórias as professoras (da sala e de educação e tecnologia). 
Depois que fizeram os desenhos, os ensinei a salvar o documento na área de trabalho, para ficar visível e fácil deles localizarem na próxima aula. Adoraram, mas no começo quando expliquei acharam difícil, porém com a prática mudaram de idéia... 

Vejam o que fizeram.... 

























Que artistas!!!!!!!!!!!!!!!!!Precisamos incentivar esses alunos, pois quem sabe não aparece um Picasso, Van Gogh ou Tarsila do Amaral....


Semana de  29 à 02/11

Voltamos aos tablets e as crianças estão começando a reescrever os contos trabalhados em sala, que fazem parte do projeto da série.
Os 2º anos estão trabalhando Contos de Fada e o conto trabalhado foi "Os três porquinhos".
Os 3º anos estão trabalhando Contos Brasileiros e o conto escolhido foi "Os quatro ladrões".
Estamos usando o tablet como um caderno virtual e como a curiosidade sempre fala mias alto, muitos alunos estão descobrindo os recurso do tablet sozinhos. Como estratégia dou a dica e eles descobrem a função e a utilizam. Nesse momento, além da escrita, percebo também que essa tal de curiosidade está ajudando aqueles que por algum motivo ainda tem medo do computador. Percebi a preocupação pela escrita correta, bem como o contar da história, preocupam-se com a fidelidade da mesma.

Texto do 2º ano.

OS TRÊS PORQUINHOS
NUMA BONITA CASA DE CAMPO VIVIAM 3 PORQUINHOS: PRÁTICO, HEITOR E CÍCERO. QUANDO NÃO IAM À ESCOLA, FICAVAM A BRINCAR FELIZES E DESPREOCUPADOS NO CAMPO.
_ AO ESCURECER, VOLTAVAM CANSADOS E SATISFEITOS. EM CASA ESPERAVA-OS A SUA AVOZINHA, QUE LHES PREPARAVA GRANDES BOLOS COM NATAS E MORANGOS. UM DIA, CÍCERO, O MAIS PEQUENO, PROPÔS:
AGORA QUE JÁ SOMOS GRANDES! PODEMOS CONSTRUI RUMA CASA SÓ PARA NÓS E VIVER SOZINHOS! CADA UM CONSTRUIRÁ A SUA, A SEU GOSTO.
 CÍCERO NÃO SE QUERIA CANSAR MUITO, PELO QUE CONSIDEROU QUE BASTARIAM UNS TANTOS RAMOS E UM POUCO DE PALHA ENTRANÇADA PARA CONSTRUIR UMA CABANINHA FRESCA E CONFORTÁVEL. O HEITOR, PELO CONTRÁRIO, PENSOU QUE UMA CABANA DE MADEIRA SERIA SUFICIENTEMENTE CONFORTÁVEL E RESISTENTE, E QUE NÃO TERIA DE TRABALHAR DEMASIADO PARA A CONSTRUIR. PRÁTICO QUERIA UMA CASINHA COMO A DA AVOZINHA. POR ISSO, CARREGOU O CARRINHO DE MÃO VÁRIAS VEZES COM TIJOLOS E CIMENTO E PÔS-SE A TRABALHAR COM MUITO AFINCO:
_ ASSIM ESTAREI RESGUARDADO DO LOBO, QUE DE VEZ EM QUANDO SAI DO BOSQUE.
DE FATO, VEIO O LOBO E BATEU NA CASINHA DE PALHA:
TOC! TOC! - QUEM É? – PERGUNTOU A VOZINHA DO CÍCERO.
– UM AMIGO... ABRE! - RESPONDEU O LOBO LAMBENDO-SE.
 – NÃO! ÉS O LOBO MAU E NÃO TE VOU ABRIR A PORTA!
- É ASSIM É? – ROSNOU O LOBO RANGENDO OS DENTES.
- VÊ ENTÃO COMO ABRO A TUA PORTA! – E DE UM SOPRO VARREU A CABANINHA FAZENDO ROLAR PARA BEM LONGE O PORQUINHO. ENQUANTO CÍCERO ESCAPAVA, O LOBO FOI BATER À PORTA DO HEITOR:
- ABRE, NÃO TE FAREI MAL! HEITOR TAMBÉM NÃO QUIS ABRIR, MAS UM PAR DE SOPROS FORAM SUFICIENTES PARA DESTRUIR A SUA CASINHA. MUITO ESFOMEADO, O LOBO BATEU À PORTA DA CASA DO PRÁTICO:
- VAI-TE EMBORA, LOBÃO! – RESPONDEU-LHE O PORQUINHO. DESTA VEZ, O LOBO SOPROU E SOPROU MUITAS VEZES, MAS A CASINHA, CONSTRUÍDA COM CIMENTO E TIJOLOS ERA DEMASIADO SÓLIDA ATÉ PARA ELE. POR FIM O LOBO MAU FICOU SEM FORÇAS. ABORRECIDO, LEVANTOU O PUNHO, AMEAÇANDO:
- POR AGORA, DEIXO-TE... MAS DEPRESSA VOLTAREI!  E VOU-TE COMER DE UMA SÓ VEZ.
QUANDO SE FEZ NOITE O LOBO VOLTOU. PRÁTICO OUVI-O A TREPAR PELO ALGEROZ PARA SUBIR ATÉ AO TELHADO DA CASA. ENQUANTO SE METIA PELA CHAMINÉ, O LOBO LAMBIA-SE JÁ PENSANDO NO JANTAR À BASE DE PORQUINHO ASSADO. MAS PRÁTICO, QUE TINHA UMA PANELA DE SOPA AO LUME, ATIÇOU A CHAMA COM TODA A LENHA QUE TINHA. O LOBO JÁ ESTAVA A MEIO CAMINHO QUANDO COMEÇOU A CHEIRAR A QUEIMADO: ERA A SUA CAUDA QUE COMEÇA A CHAMUSCAR! SAIU PELA CHAMINÉ E DESAPARECEU UIVANDO. NO DIA SEGUINTE, ENQUANTO O POBRE LOBO, COM A CAUDA ENTRE AS PATAS, CONTINUAVA A FUGIR PARA O MAIS LONGE POSSÍVEL, A POVOAÇÃO CELEBRAVA A VALENTIA DO PORQUINHO SÁBIO E O RETORNO À TRANQUILIDADE.



Texto do 3º ano

OS QUATRO LADRÕES

DIZ-SE, QUE ERA UMA VEZ QUATRO LADRÕES MUITO SABIDOS E FINOS.  NUM DOMINGO DE MANHÃ ESTAVAM DEITADOS, GOZANDO A SOMBRA DE UMA ÁRVORE, QUANDO VIRAM PASSAR NA ESTRADA UM HOMEM LEVANDO UM CARNEIRO GRANDE E GORDO. PALPITARAM FURTAR O CARNEIRO E COMÊ-LO ASSADO. ACERTARAM UM PLANO E SE ESPALHARAM POR DENTRO DO MATO.
O PRIMEIRO LADRÃO FOI PARA O CAMINHO, ENCONTRANDO O HOMEM DO CARNEIRO E SALVOU-O:
-LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO?
-PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!
-O SENHOR, QUE MAL PERGUNTO, PARA ONDE LEVA ESTE CACHORRINHO?
-QUE CACHORRINHO?
-ESSE AÍ QUE ESTÁ AMARRADO NUMA CORDA! BEM BONITINHO!
-ISSO NÃO É CACHORRO.  É UM CARNEIRO. REPARE DIREITO.
-ESTOU REPARANDO MAS É CACHORRO INTEIRO. VIGIE O FOCINHO, AS PATAS, O PÊLO. É CACHORRO E DOS BONS.
SEPARARAM-SE E O DONO DO CARNEIRO FICOU OLHANDO O ANIMAL MEIO DESCONFIADO. ADIANTE SAIU O SEGUNDO LADRÃO, DEU AS HORAS, E FOI LOGO ENTRANDO NA CONVERSA:
- CACHORRO BONITO! ESSE DÁ PARA TATU E COTIA. FOCINHO FINO, BOM PARA FAREJAR. PERNA FINA CORREDEIRA. É CAPAZ DE CORRER VEADO. ONDE COMPROU O BICHO?
- O SENHOR REPARE QUE NÃO É CACHORRO. É UM CARNEIRO. JÁ OUTRO CIDADÃO ALI ATRÁS VEIO COM ESSA PALÚXIA PARA MEU LADO. BOTE OS OLHOS DIREITO NO BICHO.
- HOMEM, DESDE QUE NASCI QUE CONHEÇO CACHORRO E CARNEIRO. SE ESSE AÍ NÃO É CACHORRO EU ANDO ESPRITADO. DEIXAR DE CONHECER CACHORRO?
O HOMEM SEGUIU SOZINHO, MAS NÃO TIRAVA OS OLHOS DO CARNEIRO QUASE CONVENCIDO QUE COMPRARA O BICHO ERRADO. O OUTRO LADRÃO APARECEU E FEZ A MESMA CONVERSA, MISTURANDO OS DOIS ANIMAIS, E FICANDO ESPANTADO QUANDO O DONO DIZIA QUE ERA UM CARNEIRO. DISCUTIRAM UM BOM PEDAÇO E O TERCEIRO LADRÃO ESPIRROU PARA DENTRO DO MARMELEIRO.
O QUARTO CAMARADA VEIO E PUXOU CONVERSA, OFERECENDO PREÇO PARA O CACHORRO QUE DIZIA SER BOM CAÇADOR DE PREÁS. DEU OS SINAIS DE CACHORRO DE FARO QUE TODOS ENCONTRAVAM NO BICHO QUE O HOMEM IA LEVANDO.
ASSIM QUE DESPEDIU, O DONO DO CARNEIRO, QUE IA COMENDO O ANIMAL COM OS OLHOS, PAROU, DESTOU O LAÇO DA CORDA E SOLTOU O CARNEIRO, CERTO E MAIS QUE CERTO QUE O CARNEIRO ERA CACHORRO.
OS QUATRO LADRÕES QUE VINHAM ACOMPANHANDO POR DENTRO DA CAPOEIRA, AGARRARAM O CARNEIRO E FIZERAM DELE UM ALMOÇO ESPECIAL.

JOÃO MONTEIRO – NATAL, RIO GRANDE DO NORTE.


Semana de  05 à 09/11

Continuamos com a reescrita de contos... os alunos permanecem com as duplas e já percebem o que falta nos textos.

Vejam essas reescritas...(sem intervenção da professora e da OET)

2º ano


                                        Os Tres Porquinhos

Morava Numa Bela Casa Os Tres Porquinhos E Uma Linda Moça.
Um Dia Os Tres Porquinhos Quiseram Morar Numa Bela Casa.
Heitor Construiu Uma Bela Casa De Palha Só Que Ai O Lobo Soprou,Soprou Ate Cair.
Cicero  Quis Montar Uma Bela Casa De Madeira Ai O Lobo Soprou,Soprou Ate Cair.
Pratico Quis Montar Uma Bela Casa De Tijolos e  Madeira Ai O Lobo Soprou Soprou Ate Que Ficou Cansado
Ai O Lobo Saiu Da Cidade Por Causa Do Caçador!
                            Viveram Felizes Para Sempre!
                                           Fim
Escritor:Leonardo Marinho
Criadora:Karen Silva


2º  

Os treis porquinhos
Era uma fez os treis porquinhos e um dia os irmaos de se dirao com truir uma casa o premeiro porquinho com truiu a sua casinha de palha e surgiu um lobo eo lobo dise assim abre essa borta eo borquinho disse  eu não vou abrir não vai abrir aborta o lobo dise eai o lobo assobrou a casa do porquinho eo porquinho correu para casa do outro irmao eo outro irmao que coms truiu uma casa de madeira eo lobo falou assim vou de rubar sua casinha eo lobo derrubou a casinha do porquinho  e eles forau  corendo para a casa do outro porquinho eo outro porquinho que com truiu asua casa de tigolos os outros porquinhos forau corendo para casa do outro porquinho eo lobo chegou na casinha do outro porquinho  eo lobo asobrou asobrou que ele não consegiu de rubar a casinha do porquinho eo lobo teve uma ideia subiu na chaminé como o porquinho discubriu a isperdesa do lobo o porquinho pois um paude de água quente eo lobo caiu no paude eo lobo nunca mais foi na quela casa eos porquinhos viverão felizes para sempre

Nome:pablo e gleicielly

Mailson e Larissa 3º C




Semana de  12 à 16/11

Nessa semana com a turma de 2ª feira (2º ano G/3º anos C e F) iniciei a reescrita coletiva dos contos que as crianças digitaram nos tablets, pois essa turma já havia terminado na semana anterior. Também entreguei impresso o trabalho de cada dupla, para que eles possam perceber a sua escrita e compará-la ao da escrita coletiva.
As turmas de 3ª e 4ª feira terminaram a reescrita dos contos nos tablets, para que na próxima semana possamos iniciar a reescrita coletiva em sala.
Já a turma de 5ª feira estamos um pouquinho atrasados, pois devido aos feriados, os alunos ainda estão começando a reescrita, mas na próxima semana serão recompensados com a reposição das aulas que perderam, para que possam terminar as atividades propostas.

*******dias 15,16,19 e 20/11 estarmos sem aula, por se tratar de feriados e pontos facultativos.********


Semana de  19 à 23/11
Como programado, está semana as crianças estarão terminando a digitação dos contos, para que na próxima semana possamos fazer a reescrita coletiva(com as turmas de 3ª/4ª e 5ª feira).De acordo com minha observação na semana anterior nas segunda e terça feira não tivemos aula, por isso as aulas dessas turmas também serão repostas essa semana e na semana do dia 26/11.

Semana de  26 à 30/11

Término da reescrita dos contos e impressão dos mesmo para as crianças, bem como as escritas em duplas, para que os pais possam apreciar a produção de seus filhos.